27/08/2021

5 Motivos para Ler - Cristais Invisíveis


Olá amores, tudo bem?

Realizei essa leitura semana passada e, inclusive, já saiu resenha no blog. Hoje vou trazer alguns motivos para convencer vocês a lerem essa obra da Mariana Mello.

1- Representatividade
Nesse livro temos representatividade LGBTQIA+. Além da nossa protagonista, Luísa, que é bissexual, também temos outros personagens que são LGBTQIA+, como a prima dela, Carol, que é lésbica.
Eu amei que a autora não trouxe apenas o casal principal, mas incluiu outros personagens nessa representatividade. Como a própria Luísa fala no livro, é importante termos personagens assim em livros, filmes ou séries, pois permite que as pessoas se identifiquem.

2- Saúde Mental
Um tema que foi muito bem explorado pela autora foi a questão da saúde mental. A Luísa tem ansiedade e desde as primeiras páginas da história vamos presenciar a personagem tendo crises. As crises da Luísa variam entre leves e pesadas. 
Como tenho ansiedade, me identifiquei muito com tudo que foi narrado pela autora. Ela soube descrever exatamente como uma pessoa ansiosa se sente e age na maioria das vezes. A Mariana ainda ressaltou a importância da terapia, já que a Luísa perceberá como isso fará bem para ela.

3- Enemies to lovers
Temos um casal cão e gato nessa obra, visto que o primeiro contato da Luísa com a Júlia não é tão bom, já que a Luísa causa um pequeno acidente e Júlia acha que foi proposital. 
Júlia é bem arredia em suas atitudes no início, então a Luísa acha que ela não gosta dela, evitando contato com a mesma. Porém, depois as duas acabam se entendendo, quando começam a buscar algumas respostas juntas.

4- História paralela
Vamos acompanhar uma história paralela nesse enredo, e isso foi algo que amei demais, porque tem todo um mistério por trás.
A Luísa é uma roteirista que está escrevendo sobre os Montenegro, então ela tem a missão de descobrir coisas sobre o passado deles. Junto com a Júlia, ela vai acabar desvendando que tem um amor impossível envolvendo um dos Montenegro.
Foi sensacional a forma como a autora desenvolveu e criou todo um suspense em relação ao passado. Meu coração se apertou em vários momentos e fiquei querendo mudar o que aconteceu.

5- Revelações e reflexões
Se tem uma coisa que essa obra tem, é plot twist. Quando pensamos que tudo está indo para um lado, a autora nos dá um belo tapa na cara e muda completamente o enredo, trazendo revelações impactantes. E isso acontece tanto no presente como no passado.
As reflexões foram algo que me fizeram ficar pensando nesse livro por muito tempo, pois penso em quantas pessoas tiveram suas histórias apagadas por conta de uma sociedade machista, homofóbica e arcaica.

Ficou interessado? Já corre na Amazon e garante o seu!

Beijos da Lice

7 comentários:

  1. Gostei bastante dos motivos pra ler o livro, o livro é bem fluído, muito bom que a autora fala sobre a ansiedade, que é uma coisa que muitas pessoas tem, e também é um livro pra refletir, já coloquei o livro na minha listinha bjs.

    ResponderExcluir
  2. Os cinco motivos realmente despertam a curiosidade em ler, pois a história parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu adorei a sugestão 🙂 fiquei bem curiosa. Já quero ler

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice, tudo bem? Sempre que vejo motivos para ler um livro fico bem curiosa. Me lembra quando alguém me pede indicação... faço uma lista imensa haha Se for os livros do Harlan Coben, Nicholas Sparks, Tana French, ou autores nórdicos fico horas elogiando e indicando livros diferentes. Um ponto que gosto na narrativa do Harlan é justamente as histórias paralelas e tudo no final acaba se conectando. Incrível não? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Bons motivos para ler o livro, só o fato de abordar o tema ansiedade já me interessei pela leitura.

    ResponderExcluir
  6. Um livro que aborda questões necessárias que precisam ser discutidas em nossa sociedade “cristais invisíveis” assunto sobre discriminação por orientação sexual é certamente uma ótima leitura, que certamente mudará o pensamento de muitas gente!

    ResponderExcluir
  7. Já falei que adoro esses posts de 5 motivos para se ler o livro. Achei o livro fantástico. Ja quero ler.

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras