19/04/2019

[Resenha] Caraval - Stephanie Garber

Olá leitores, tudo bem?

Hoje venho resenhar o primeiro livro da parceria com a Novo Conceito e o que posso dizer é que me apaixonei completamente pela história. Se não conhece, continue lendo a resenha e se encante.

Caraval
Autora: Stephanie Garber
Páginas: 352
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: Amazon / Novo Conceito
Nota: 
*Livro cedido pela Editora
SINOPSE: Tudo o que você já ouviu sobre Caraval, não se aproxima da realidade. É mais do que um jogo ou uma performance. É o mais perto que você chegará da magia neste mundo... Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.
Scarlett Dragna tem o sonho de ver uma apresentação do Caraval, um espetáculo comandado por Lenda e conhecido por todos.
Ela passou anos escrevendo cartas para Lenda, mas só a última delas foi respondida, a que ela revelava que se casaria em breve. Na resposta, Lenda convidou Scalertt, sua irmã Donatella e seu noivo para participar do Caraval daquele ano.

A jovem estava extasiante pelo convite, ao mesmo tempo que sabia ser quase impossível ir no Caraval. Ao sair para avisar a Tella, sua irmã, a encontra com um jovem marinheiro na adega. 
O pai de Scarlett e Tella é o Governador Marcello Dragna e ele não trata muito bem suas filhas. Normalmente as castiga, então ambas querem sair dali o quanto antes. E o casamento para Scarlett seria a sua fuga e a da sua irmã.

Só que Tella tinha outros planos. Ao saber do convite para o Caraval, ela arma para as duas irem até lá, junto com Julian, o marinheiro.
Scarlett foi apagada e quando acorda está em um barco com Julian. Tella já se encontra na ilha do Caraval. 
"O que quer que tenha ouvido sobre o Caraval não se compara à realidade. É mais do que só um jogo ou apresentação. É a coisa mais parecida com magia que você verá neste mundo."
Ao chegar na ilha junto com Julian, Scarlett só pensa em pegar Tella e voltar a tempo para seu casamento. Só que nada sai como planejado...
Ela e Julian fingem serem noivos, e apesar dele afirmar que eles trabalharão separados, isto se torna cada vez mais difícil.

Tudo piora quando Scalertt descobre que Tella foi usada para o jogo desse ano. Todos terão que encontrá-la para ganhar o Caraval e assim ter um desejo concedido.
Scarlett tem 5 dias para vencer o Caraval, encontrar sua irmã e voltar para se casar. Mas o Caraval é um jogo que mexe com os participantes e confiar em alguém pode ser perigoso. Ela conseguirá lidar com os vários dilemas que surgirão?


Cada vez que ia lendo as páginas desse livro, me via presa ao enredo e aos acontecimentos. O desfecho me deixou em êxtase e ansiosa pela continuação, pois muitos segredos ainda precisam ser revelados. Sério, que final fantástico!

Scarlett é uma jovem que sempre colocou a irmã acima de tudo. Ela vive para proteger Tella, principalmente depois que sua mãe foi embora e deixou-las com seu pai.
O Governador é um homem que abusa de pressões para comandar as filhas, inclusive com castigos físicos, aos quais Scarlett se submete na maioria das vezes.
Já Tella é uma jovem cheia de vida e que não mede suas atitudes, ela é impulsiva e seu maior desejo é abandonar a ilha onde mora.
"Ninguém é verdadeiramente honesto. Mesmo se não mentirmos para os outros, mentimos para nós mesmos."
O Caraval vai se mostrar um desafio pertinente para Scarlett. Ele é um jogo capaz de mexer com as emoções e ações dos seus jogadores. Tudo pode ser apenas um jogo ou tudo pode ser verdade, e viver nesse limiar se torna perturbador. 
A forma como foi explicado e construído o Caraval foi bem interessante, a autora conseguiu fazer isso com maestria e desta forma conquistar o leitor, deixando-o envolto no espetáculo.

A relação que nasce entre Scarlett e Julian causa sentimentos controversos. Junto com Scar não sabemos se ele é confiável e suas ações são dúbias durante o jogo. 
Julian parece ter várias personalidades, mas ele acaba cativando nosso coração aos poucos, então foi impossível não soltar alguns suspiros.

Com um enredo bem estruturado, a Stephanie criou uma obra criativa e que agrada os leitores de diversos gêneros. Temos fantasia, romance e até doses de suspense, o que corrobora para a sensação de uma história completa. 
Os elementos estão conectados e ao final tudo fará sentido, ou melhor dizendo, uma parte fará sentido, já que outra será uma grande incógnita.
"Scarlett desejou saber como consertá-lo, mas ele parecia quase tão danificado quanto ela própria."
A edição da Novo Conceito é um espetáculo. O meu exemplar é em capa dura e está com uma diagramação perfeita. A capa tem alto relevo, além de ser um espetáculo a parte. Não encontrei erros de revisão. Então só tenho elogios.

Caraval é um livro dinâmico, envolvente e único. Com personagens marcantes, a autora conseguiu trazer dilemas, segredos, revelações e romance para sua obra.
Scarlett tem um plano traçado em sua cabeça, mas o Caraval não é conhecido por facilitar para seus jogadores. Ela precisará jogar, tomar decisões corretas e principalmente se lembrar que tudo é um jogo... Ou não!

Beijos da Lice

19 comentários:

  1. Confesso que li o post duas vezes porque eu estava lendo "Carnaval" e não Caraval, aí tive que reler!😂 Enfim, não tinha ouvido falar ainda desse livro, mas por sua resenha ele parece ser muito legal! ❤ Adorei! 😊

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Eu adorei o livro :D sou uma grande fã de aventuras e fantasia, este livro me lembrou Jumanji...

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa com o que seria ou como seria o jogo Caraval. Confesso que tentei imaginar mas não consegui, acho que autora conseguiu criar algo super mágico e misterioso, em minha opinião daria um ótimo enredo de filme ou série. Interesse também é a junção de vários gêneros dentro de um livro, cria uma obra cheia de nuances que devem agradar os mais diversos gostos!

    ResponderExcluir
  4. Gente, eu fiquei completamente instigado!!
    Vou procurar esse livro REAL porque a história parece muito envolvente e fiquei muito curioso! Conto depois o que achei.
    Sua resenha está excelente, parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Quando um livro mistura diversos gêneros sem focar e dissecar apenas um, a leitura fica bem mais agradável e fluida. Fiquei curioso por esse livro, podemos fazer uma analogia com a vida que, se consegui entender o propósito de Caraval, é tão difícil é complicada quanto o jogo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Gostei. Nunca li livros nesse tema, depois da sua resenha já sei qual será meu próximo kkk.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Não conheço o livro nem nenhum do género mas como sempre muito bem escrito e explicito a sua review 😊
    Beijinhos 😘

    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Interessante a história, o enredo parece ser bastante bem envolvente.

    ResponderExcluir
  9. Vi a capa desse livro no seu Instagram, fiquei curioso e vim ler a resenha. Além de ter a capa linda, parece bem interessante :O

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  10. olá, você sabe a classificação indicativa dele?

    ResponderExcluir
  11. Super interessante está na minha lista de leitura, obrigada pela excelente resenha :)

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras