[Resenha] Uma segunda chance para você - Stephanne Says

Olá amores, tudo bem?

Hoje é dia de conversar com vocês sobre uma novela da Stephanne Says que li recentemente e simplesmente amei. Uma delícia do início ao fim!

Uma segunda chance para você
Autora: Stephanne Says
Páginas: 71
Onde comprar: Amazon
Nota: 
*E-book do acervo da blogueira
SINOPSE:  
Na abertura do São João de 2021, Carol reencontra Marina, uma garota que 5 anos atrás partiu seu coração e a fez questionar tudo em que ela acreditava até então. Agora as duas precisam colocar as desavenças do passado de lado para discutir assuntos mal resolvidos enquanto aproveitam uma das festas juninas mais famosas do Brasil.



Após um 2020 atípico, sem as famosas comemorações do São João e a pandemia da covid-19, finalmente a tão sonhada vacina chegou. Sendo assim, o São João de Campina Grande de 2021 vai acontecer e Carol vai poder curtir a festa.

"As pessoas veem corrupção e, em vez de tentar acabar com ela, apenas seguem o baile."

A jovem vai com os amigos, Pedro e Antônio, para o Parque do Povo, lugar onde a comemoração é realizada durante um mês inteiro. Ao chegarem lá, toda a tradição da festa é realizada por eles, mas Carol não esperava reencontrar Marina, a garota que cinco anos atrás destruiu seu coração.

"Agora estou me sentindo ainda mais estranha, como se eu não... existisse. O que eu sou? Lésbica enrustida? Hétero entediada? Fã obsessiva da Miley Cyrus?"

Carol precisa abrir o jogo sobre o que aconteceu, mas, para isso, mágoas, ressentimentos e descobertas do passado virão à tona. O que acontecerá no São João delas?


Que novela deliciosa! Comecei a ler sem pretensão e simplesmente não consegui largar até finalizar a leitura.
A Stephanne conseguiu inserir críticas pertinentes, trazer referências à cultura POP, abordar a questão da orientação sexual com delicadeza e respeito, e dar voz às siglas que muitas vezes são invisibilizadas ou criticadas, até mesmo pela própria comunidade LGTQIA+.

"A sociedade sempre tenta nos colocar em caixas. Eu apenas não sabia que existiam caixas para pessoas como eu. E por isso me sentia estranha, sentia que não me encaixava em nada."

Ao reencontrar Marina, Carol vai relembrar tudo que aconteceu cinco anos atrás. As duas jovens se conheceram ao cursarem uma matéria da faculdade de Arquitetura e serem obrigadas a fazerem um trabalho em dupla.
Marina sempre foi direta e bem resolvida com sua orientação sexual. Já Carol era a típica menina "certinha", que vai se ver confusa em relação a quem é, além de estar insatisfeita com a faculdade que está cursando.

A jornada da Carol é magnífica, pois mostra toda a incerteza, medo e receio de quem está descobrindo sua orientação sexual. Sem dúvidas, muitos jovens irão se identificar com a personagem e serem ajudados de alguma forma com esta obra.
Os personagens da Stephanne são muito verossímeis, são cheio de erros, de julgamentos e de arrependimentos, como qualquer ser humano. Isso foi um dos pontos que mais gostei.

"Todo mundo tem aquela pessoa que, não importa quanto tempo passe, sempre vai fazer o seu coração bater mais forte ao falar com ela. Isso não significa que você não a superou, ou que ainda gosta dela como antes. Significa apenas que ela é o seu 'e se'."

Narrado pela Carol no presente e no passado, temos uma imersão na cultura do São João de Campina Grande e lições importantes a respeito de cursar o que se ama e de se aceitar, independente do julgamento alheio.
Uma cena me levou às lágrimas, pois fiquei com o coração apertado por causa dessas personagens tão maravilhosas. O desfecho dessa novela não poderia ser outro, a Stephanne encerrou da forma perfeita.

Uma segunda chance para você é uma leitura deliciosa e cheia de representatividade. Com uma jovem se descobrindo, vamos acompanhar as dificuldades e o preconceito que muitas pessoas sofrem, até dos próprios amigos. Esta novela nos traz uma lição importante, a de que não devemos deixar a sociedade moldar nossas ações e sentimentos por conta do preconceito enraizado e arcaico. Um grito de guerra contra todos os preconceituosos! Apenas leiam!

Beijos da Lice

Nenhum comentário