24/07/2020

[Resenha] A Filha do Reich - Paulo Stucchi

Olá amores, tudo bem?

Algum tempo atrás li A Filha do Reich, que foi uma leitura que simplesmente amei. Espero que vocês gostem de conhecer!

A Filha do Reich
Autor: Paulo Stucchi
Páginas: 416
Editora: Jangada
Onde comprar: Amazon
Nota: 
*Livro cedido pela editora
SINOPSE: Ao receber a notícia da morte de seu pai Olaf – um ex-soldado alemão refugiado no Brasil –, Hugo Seemann viaja à Serra Gaúcha para cuidar do funeral. Contudo, o que parecia ser uma mera formalidade de despedida a um pai que nunca conhecera de verdade, torna-se uma jornada ao passado – aos horrores da Alemanha nazista. Durante o funeral, Hugo recebe a visita da jovem Valesca Proença, que lhe mostra uma carta enviada por Olaf à sua mãe, contendo estranhas revelações que contradizem tudo o que achavam que sabiam a respeito de seus respectivos pais. Buscando desvendar esses antigos segredos há muito enterrados, eles partem para Colônia, onde descobrirão suas origens e o passado sombrio de Olaf. Uma trama envolvendo amizades, traição, morte, amor e milagres que uma obscura organização surgida na época do Terceiro Reich fará de tudo para manter em segredo, na intenção de encobrir a verdadeira identidade sobre uma criança conhecida somente como... A Filha do Reich.
Hugo Seemann é o diretor de arte da Agência Royale e está tendo dificuldades para ter um projeto aprovado por uma grande empresa. Um dia antes da véspera de Natal ele recebe uma notícia: seu pai, Olaf Seemann, um ex-soldado alemão refugiado no Brasil, faleceu. É assim que na véspera de Natal, Hugo tem que deixar o projeto da agência nas mãos de outra pessoa e partir para Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, para cuidar do funeral do pai.

A relação de Hugo e Olaf nunca foi boa. Os dois não possuíam uma relação amorosa e próxima. Porém, a visão que Hugo possuía do pai vai mudar.
Olaf deixa uma carta e alguns escritos para Hugo, junto com algumas instruções: como jogar suas cinzas no rio Reno em Colônia, na Alemanha; e procurar uma mulher chamada Mariele Goldberg e lhe entregar uma carta que deixou para ela.

"Era como se, de repente, alguém puxasse as cortinas, e eu pudesse enxergar, claramente, o palco tenebroso que estava à minha frente."

A partir do momento que Hugo começa a desvendar quem de fato foi seu pai, as coisas saem do prumo. Ele sofre tentativas de assalto em Nova Petrópolis, e uma jovem, Valesca Proença, bate em sua porta informando que Olaf havia enviado uma carta para sua mãe, Martha, que faleceu algum tempo atrás.

É assim que Hugo vai descobrir o que aconteceu com seu pai no campo de concentração de Plaszow, na Cracóvia, e se meter em uma grande confusão que pode colocar sua vida em risco, já que uma organização secreta deseja que os segredos da Segunda Guerra Mundial continuem escondidos.

O que aconteceu no passado do velho Olaf? O que Hugo vai descobrir?


Essa foi uma leitura que me surpreendeu. Com uma escrita viciante, Paulo Stucchi nos mantém presos na narrativa, trazendo vários sentimentos à tona. 
Hugo não teve a oportunidade de ter uma relação de amor com o pai e finalmente vai descobrir os motivos para a frieza de Olaf.

"Nem sempre a morte nos tira o corpo. Às vezes, ela nos tira a alma. É contra isso que você deve lutar."

Olaf vivenciou momentos difíceis e surpreendentes em Plaszow. Ele teve que aprender a neglicenciar seus sentimentos e a tirar a vida alheia. Mas foi em Plaszow que Olaf conheceu o amor e presenciou um milagre.

Os personagens conseguiram me fisgar. Hugo vai crescer durante o enredo, aprendendo muito sobre o pai e sobre si mesmo. Já Olaf me conquistou mesmo com todos os seus erros, torci muito para a história dele ter outro final. Valesca é toda desinibida e amei esse jeito dela desde o começo, já que contrasta com o de Hugo.

"Porque, às vezes, para destruirmos o demônio, temos que estar ao seu lado."

A narração é feita no presente pelo Hugo e no passado pelos relatos de Olaf, o que acaba nos dando um panorama completo da vida de ambos. Confesso que fiquei vidrada com os escritos de Olaf e sempre queria mais, já que obras narradas durante a guerra sempre me fisgam.

Quando Hugo viaja para a Alemanha, as coisas acontecem rapidamente e uma sequência de eventos nos fazem perder o fôlego. Tem fogo no parquinho e pequenas reviravoltas. 
O autor soube dosar o romance, drama, suspense, mistério e ação, o que desperta as emoções certas nos leitores, que em alguns momentos estarão sofrendo e no seguinte roendo as unhas pelo que virá a seguir.
Alguns segredos vão sendo revelados durante o enredo e chegamos as páginas finais ansiosos por tudo ser finalmente esclarecido e alguns personagens se permitirem viver o que sentem.

"Aceitar a morte com honradez é infinitamente melhor do que se apegar à vida com vergonha."

A Filha do Reich é uma leitura espetacular. Trazendo temas relevantes como guerra, abusos, amizades, escolhas, amor, milagres, traição e perdão, essa é uma obra que nos prende do início ao fim. Hugo vai descobrir os segredos que Olaf guardou durante a vida e os perigos são iminentes. Quem seria a A Filha do Reich? Só lendo para descobrir...

Beijos da Lice

10 comentários:

  1. Uma história com um tema que mexe com nosso emocional.Eu gosto de livros que tenham esse lado histórico,mesmo que tenha a parte fictícia sempre tem alguma reflexão sobre os acontecimentos daquela época.Gostei da indicação.bjus.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo este estilo de escrita, já vi vários post seus e anotei diversos títulos que preciso ver. Arrasou! Já está na lista este 🤗

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente amo suas resenhas, você tem o dom de nos deixar interessados seja qual for o livro. Eu já preciso saber quem é a filha do Reich

    ResponderExcluir
  4. Li o nome e felei EITA... Li a sinopse e falei EEEEIITAAA ♥ Estou empolgadíssima por aqui, quero MUITO ler esse livro mds do céu.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Este livro é bem interessante 🙂 gosto muito do trabalho do Paulo Stucchi

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Terminei de ler a sua resenha já querendo comprar o livro e devorar a história. Amo histórias assim. Sua forma de elaborar a resenha é muito bem feita. Parabéns.
    xoxo

    ResponderExcluir
  7. Tenho seguido suas dicas de leitura , a quarentena tem me proporcionado esses momentos . Ainda não conhecia o autor mais a história já me conquistou.

    ResponderExcluir
  8. Oi Alice, tudo bem? Enredos assim sempre despertam minha curiosidade. Primeiro pela ambientação. É bom sair da zona de conforto. Segundo pelo período histórico. Gosto muito quando os livros nos fazem viajar, amplia nossa visão e nos estimula pesquisar, conhecer mais e descobrir mais informações sobre determinado assunto. Apesar de ouvirmos tanto sobre a Segunda Guerra há muito o que ser estudado e aprendido. Toda essa dinâmica criada pelo autor me deixou bem curiosa principalmente pelos segredos. Incrível sua resenha. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Que resenha incrível!! Esse livro sempre me faz paralisar quando vejo a capa, mas a história parece ser muito boa, e agora que você disse que é uma leitura viciante quero ler, e claro, como não ficar curiosa pra saber quem é a filha do Reich haha
    Gosto muito de ler livros desse tema, e caramba que frases mais profundas. Eu amei essas frases!
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto uma outra resenha também bastante positiva sobre esse livro! Estou com 2 na lista de espera, vou colocar esse na lista também!!!

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras