[Resenha] O Desafio - Stefani P. Paludo

Olá amores, tudo bem?

Hoje é dia de conversar com vocês sobre o segundo livro de A Missão. O Desafio já chegou me arrebatando e trazendo mais problemáticas importantes para serem discutidas. 

O Desafio
A Missão, Livro II
Autora: Stefani P. Paludo
Páginas: 320
Onde comprar: Amazon
Nota:  
*E-book cedido pela autora
SINOPSE: Após conquistar o poder e tomar o governo, o grupo d’A Missão precisa gerenciar Tazur e encaminhar o país para a tão sonhada democracia, onde cada um poderá escolher seus representantes. Até que isso aconteça, cabe à Junta Provisória prosseguir comandando e solucionando os problemas deixados pelos antigos governantes e evitar a todo custo uma ditadura.
À medida que o povo entende o que está acontecendo e escolhe seu lado, Liss, Andrew e o restante da Junta precisam garantir que as informações não fujam do controle, que inimigos antigos que continuam assombrando sejam capturados e que brigas internas não afetem a situação do país.
Aliados voltam-se um contra o outro, inimigos tornam-se amigos e quando a situação parece não ter como piorar, novas surpresas surgem. Em meio a todo o caos, como manter o país progredindo e atender às necessidades de Tazur? E como decidir quem é o verdadeiro inimigo?
Depois dos acontecimentos finais de A Missão, onde o grupo intitulado de A Missão conseguiu tomar o poder de Tazur do antigo governo para implantar a democracia, as coisas não saíram como esperado.
Júlio, um dos líderes do grupo, acabou sofrendo uma lavagem cerebral e tortura, onde suas memórias foram distorcidas e imagens falsas foram implantadas em sua cabeça. Agora, Júlio não sabe o que de fato é realidade ou mentiras implantadas.

Enquanto Júlio lida com a sua confusão mental, Liss precisa tomar decisões importantes na Junta Provisória que está comandando Tazur.
Comandar um país não é uma tarefa fácil e os desafios vão surgir um atrás do outro. Liss precisa encontrar formas de manter o país sob controle, além de lidar com um grupo terrorista que se tornará um grande inimigo.
"O povo não se importa se é alienado ou não. O que eles querem é que sejam cumpridas as suas necessidades básicas."
Devido a sua confusão mental, Júlio vai acreditar que está apaixonado por Margareth, a ex-comandante de Tazur, que se encontra presa. E assim, o soldado vai começar a planejar uma fulga com ela, que levará tudo ao extremo.

Uma guerra por poder foi iniciada, aliados vão se tornar inimigos, inimigos vão se tornar aliados e as surpresas serão uma constante. No final, em quem se deve acreditar diante de tanto caos?


No primeiro livro, a autora já tinha abordado temas importantes, e neste volume não foi diferente. A questão da implementação da democracia continua sendo o tema central, já que o grupo da Junta Provisória de Tazur vai lidar com muitas complicações. Alguns membros do grupo, inclusive, ainda continuam acreditando em um regime facista.

O fato da obra mostrar claramente como alguns governos usam a mídia como massa de manobra para "cegar" a população é algo tão crível, que nos faz questionar o quanto não sofremos dessa manipulação e alienação. As críticas são feitas de forma sutil, mas claras.
É possível fazer vários paralelos entre o governo antigo de Tazur e o nosso governo atual, onde percebemos semelhanças assustadoras.
"Não existe espaço para honra e benevolência nesse meio. É matar ou morrer."
O Júlio foi um personagem que me causou sentimentos dúbios durante toda a leitura. É compreensível a atual situação dele, pois a lavagem cerebral modificou suas memórias e implementou um sentimento que não existia. Se ver apaixonado por Margareth vai deixar Júlio completamente cego, não acreditando naqueles que eram seus amigos.

Todos os personagens da obra foram bem construídos, a autora conseguiu dosar bem a personalidade de cada um deles e sua importância dentro da trama.
Confesso que alguns me surpreenderam, seja positivamente ou negativamente, já que suas ações me deixaram de boca aberta.
"Precisamos de cidadãos conscientes e ativos, que não sejam influenciáveis e que sejam capazes de formar suas próprias opiniões e agir por conta própria."
Mais uma vez a autora optou por não colocar um romance na narrativa, apesar de ter alguns interesses românticos. Gosto muito do fato dela focar na situação de Tazur e não tentar colocar um romance onde não cabe, até o momento.

Os acontecimentos finais deste livro me deixaram completamente surtada, pois o que não falta é ação, encontros e desencontros. O desfecho tem tantos plots twists que fica até difícil conseguir assimilar todos eles. Fiquei de queixo caído com as cenas finais e só sei que preciso do próximo volume para ontem na minha mesa.
"A união da população contra um inimigo comum é o primeiro sintoma de um regime fascista."
O Desafio consegue ser uma sequência ainda mais incrível. Com temáticas necessárias, a autora fala sobre governos opressores, alienação da população e a dificuldade de implementação de uma democracia. Ação, suspense e plots twists permeiam essa narrativa, que chega para se concretizar como uma distopia bem escrita e coesa. A Stefani sabe escolher os temas certos para sua obra, fazendo o leitor sentir os mais diversos sentimentos. Novos desafios surgiram e lidar com eles será essencial, mas será que no final tudo será flores? As dificuldades estão apenas começando...

Beijos da Lice

17 comentários

  1. Começando a ler a sinopse, já imaginei que seria um livro chatinho e massante, porém ao ler sua resenha fiquei muito interessada, por não ser o estilo de leitura que estou acostumada a ler, não me entusiasmei no começo, porém já quero ler o quanto antes.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da história,parece capaz de prender o leitor.Coloquei na minha lista dos livros que ainda quero ler este ano.Valeu a dica.bjus.

    ResponderExcluir
  3. Querida gostei da sua resenha, parabéns, pelo que li a Sinopse, e um livro que me deixou muito curiosa, quero ler todo, obrigada pela dica, gosto muito de dicas de bons livros, beijinhossssss

    ResponderExcluir
  4. É um livro surpreendente, tem uma história que deixa o leitor atraído, quando se fala em democracia esse assunto mexe muito, é um livro maravilhoso uma ótima indicação bjs.

    ResponderExcluir
  5. Ola tudo bem Alice?
    Pela resenha me parece que o livro nos conta uma história do nosso país.
    Gostei da sua dica e vou ler ele na íntegra.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    O livro parece bem interessante pela sua resenha e gostei da integra de falar sobre democracia e assuntos atuais do nosso cotidiano ... Quero ler... bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Olá!O título e a capa são extraordinários e já nos mostra grandes desafios e sentimentos diversificados,ação e suspense nos prende a leitura,de acordo com sua resenha é um livro bem convidativo para embarcarmos em uma excelente leitura.Grata por indicar!Bjs

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Eu adorei a sugestão de livro :) não conhecia o trabalho da Stefani, a historia é bem interessante...

    ResponderExcluir
  9. Os suspenses são os meu xodós , os encontros e desencontros são oque me prende a leitura , ótima dica , já quero ler o segundo livro da missão .

    ResponderExcluir
  10. Olá! Sua resenha é maravilhosa, adoro resenhas literárias cheias de detalhes e informações. Um super beijo! Amei a dica :)

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não conhecia essa série, mas parece bastante interessante com os detalhes que a resenha mostra. É muito bom quando o segundo volume não decepciona e ainda nos deixa loucos pelo próximo livro. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  12. Chamou minha atenção, já está na minha lista de compras!

    ResponderExcluir
  13. Amo plots twists, a resenha me deixou super interessante na série, adoro quando a sequência não decepciona.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei curiosa só pela capa! Sua resenha ficou bem completa e me deixou mais curiosa ainda.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Alice! Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas de cara a capa me despertou interesse e atenção. Gostei da sua resenha, pois tem muitos detalhes e informações. Parabéns pela publicação, ficou muito caprichada e vou anotar a sua dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Oii pelo que li a Sinopse, e um livro que me deixou muito curiosa,vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  17. Oii
    Amei a sua resenha, pela sinopse parece que da uma ótima leitura com certeza vou colocar na minha lista para ler

    ResponderExcluir