09/10/2019

[Resenha] O Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland

Olá leitores, tudo bem?

Essa leitura foi esclarecedora. Para quem se interessa por bruxaria e quer saber mais sobre essa religião, esse é o livro ideal!

O Livro Completo de Bruxaria 
Autor: Raymon Buckland
Páginas: 568
Editora: Pensamento
Nota: 
*Livro cedido pela editora
SINOPSE: O livro completo de bruxaria de Raymond Buckland influenciou e orientou incontáveis bruxos do mundo todo. Mais que um livro de referência sobre o assunto, é um verdadeiro curso completo sobre wicca, com ilustrações, fotografias, rituais, crenças, histórias e tradições, assim como informações sobre feitiços, divinação, herbalismo, cura, canalização, interpretação e sonhos, sabás e esbás, covens e prática solitária. Nesta edição especial em capa dura, você encontrará perguntas para avaliar o que absorveu de cada capítulo, de modo que possa aproveitar melhor o seu treinamento espiritual e mágico. Trata-se de uma obra clássica de valor inestimável – um guia prático e fundamental para todos os que se interessam pela bruxaria moderna.
Baseado em um curso clássico de Wicca, O Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland tem um conteúdo extenso, se apresentando realmente como um livro completo acerca do tema.
No início desta leitura vamos conhecer a história da bruxaria, a caçada às bruxas por parte do Cristianismo e os principais defensores da Arte, como o próprio Raymond Buckland. 

Aqui percebemos o quanto a Bruxaria, ou Wicca, é uma das religiões mais antigas, que está relacionada à natureza.
Com o propósito de apresentar a religião de forma clara, o autor deixa explícito que a bruxaria não está relacionada a demônios, como muitos pregam.

A Bruxaria não tem o intuito de fazer mal as outras pessoas, inclusive a doutrina máxima da Wicca é a seguinte: "Faça o que quiser, mas não prejudique ninguém".
Passando pelas crenças, divindades, instrumentos de trabalho, covens, rituais, sabás, meditação, adivinhação, herbalismo, magia e cura, temos um aprofundamento intenso no universo da Bruxaria, com informações preciosas sobre a religião.


Eu sou apaixonada por esse universo da bruxaria, gosto muito de ler a respeito e esse livro não poderia ser mais perfeito. Aqui tive um aprofundamento gigantesco sobre a Wicca e seus princípios.
O Raymond Buckland nos traz, além de informações, rituais práticos da Bruxaria. Ele ensina de forma objetiva como esses rituais podem ser feitos, e os mesmos são bem variados.

O autor deixa claro que um bruxo não precisa necessariamente de um coven, a bruxaria pode ser realizada de forma solitária. O que um bruxo necessita é de um templo e um altar, além de seus instrumentos, que precisam seguir algumas especificações.
"Os bruxos são pessoas comuns que descobriram a religião que mais faz sentido para si mesmos."
Uma coisa que achei bem interessante descobrir, é que os bruxos também acreditam em reencarnação e foi algo que de fato me surpreendeu.
Não sou praticante da wicca, mas mesmo assim a leitura desse livro me proporcionou ótimos momentos, por me trazer novos conhecimentos.

Dividido entre lições, isso permite que o tema seja bem destrinchado. Além do texto, o livro tem ilustrações para auxiliar a leitura, o que permite ao praticante/leitor visualizar sobre o que está escrito.
Um dos capítulos que mais gostei foi o das adivinhações, pois é um tema que sempre tive muita curiosidade a respeito. Os capítulos sobre herbalismo e a cura também foram bem interessantes.
"A magia construtiva é aquela que usamos para promover o crescimento ou aumento de algo. A magia destrutiva é geralmente realizada para pôr fim a alguma coisa: um caso de amor, um hábito ruim, um modo de vida."
O trabalho da Pensamento está simplesmente espetacular. Essa nova edição do livro foi revista e está muito bem feita. O livro tem capa dura e o tamanho da letra é confortável. 
No fim de cada capítulo temos questões práticas e avaliatórias sobre a lição, e ao final temos apêndices com as respostas e outros com conteúdo complementar, como a indicação de outras leituras sobre o tema.

O Livro Completo de Bruxaria é um deleite para os interessados na Wicca. Com uma escrita prática e voltada para o aprendizado, o Raymond fez um excelente trabalho e nos apresentou uma obra de extrema qualidade. Este livro não é apenas para os praticantes da religião, mas para todos aqueles que desejam quebrar estigmas e abrir os olhos para a Bruxaria de outra forma, sem o preconceito existente.

Beijos da Lice

20 comentários:

  1. Desejo ler esse livro para ontem. Como estou curioso e querendo saber com detalhes de seu conteúdo. Já anotei a dica para adquirir meu exemplar, pois gosto muito desse estilo de leitura.

    ResponderExcluir
  2. Ola Alice tudo bem??
    É uma resenha muito explicativa porém não é literatura que me desperta a atenção..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena, mas entendo que não desperta sua atenção, de fato não é um livro que irá agradar a todos!

      Excluir
  3. Oi A! Tudo bem?

    Sua resenha foi bem explicativa, mas no momento não é o meu tipo de leitura.


    Xoxo S 🌻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena! Mas, se tiver a oportunidade, não deixa de conferir! Beijos!

      Excluir
  4. Olá,
    Achei a resenha e o livro muito interessantes, a muits anos a bruxaria faz parte do nosso imaginário, fiquei bem curiosa para entender um pouco mais dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem curiosidade sobre o tema vai ser um livro e tanto para você. Se jogue sem medo!

      Excluir
  5. Olá!

    Acho muito importante um livro abrangendo esse tema e mostrando a realidade da bruxaria, muitas pessoas julgam sem realmente saber o que se passa por trás de tudo, é igual a maçonaria, que escutamos coisas absurdas a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! A bruxaria é muito julgada, pois as pessoas não conhecem do que realmente se trata, então esse livro serve para mostrar outra realidade.

      Excluir
  6. Nunca tinha ficado com tanta vontade de ler um livro quanto agora. Vou correr atrás de comprar esse livro, preciso muito ler ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh, espero que goste! Vem em contar depois o que achou!

      Excluir
  7. Eu tenho esse livro mas ainda não li. Eu acho muito interessante o tema e adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  8. Opa, quero esse livro. Adoro esse tipo de leitura, gênero que curto. Vou pesquisar e comprar por aqui.

    ResponderExcluir
  9. oi!
    Eu adorei a dica :D o livro é bem interessante, gosto muito de livros que tem essa temática de bruxaria...

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, mas adorei a resenha, me deu muita vontade de conhecer a obra. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  11. Achei muito interessante, é o tipo de livro que me desperta curiosidade.

    ResponderExcluir
  12. Oie, os rituais que o livro passa, realmente funcionam, e que tipo de rituais são esses?

    ResponderExcluir
  13. Ola , amei sua resenha. Só fiquei com uma dúvida, esse livro vai abranger somente a religião Wicca ou a Bruxaria moderna em si? Esse é meu unico ponto pois me interesso muito na bruxaria mas a Wicca não. Desde já agradeço e muito.

    ResponderExcluir
  14. Estou gostando muito do livro
    Queria muito o livro pequeno preto

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras