04/02/2017

Um mais um - Jojo Moyes



Oi, gente, tudo bem? 
Esta semana vou falar de uma história que envolve cachorros babões, crianças prodígio (mas não de concursos de modelo infantil, então fiquem tranquilos), problemas de matemática e longas jornadas de carro.

O que você faria se fosse uma mãe solteira de dois filhos, que se divide em uma dupla jornada de trabalho, entre camareira durante o dia, e bar tender durante a noite, o seu marido tivesse voltado para a casa da mãe com a desculpa de estar deprimido, o filho mais velho do seu marido, um adolescente introvertido que você adotou aos 8 anos, estivesse sofrendo bullying por ser gótico, chegando a ir parar no hospital, e a sua filha, de 10,  estivesse prestes a ir pelo mesmo caminho, pois apesar de ser um doce, é um gênio da matemática com dificuldade de socialização?

 Jogue nessa mistura um cachorro aparentemente inútil, babão, com problemas de gases. E se o diretor da escola da sua filha oferecesse uma bolsa de 90% para a sua filha, para uma importante escola particular, e os 10% que faltam dependessem de a sua filha competir e vencer uma olimpíada de matemática a uma boa distância da sua casa?


Jesse Thomas está enfrentando esse problema em “Um mais um”. Se ela nunca foi rica, depois de se separar de Marty, sua situação financeira fica ainda mais complicada. Apesar de trabalhar muito e economizar cada centavo, ela consegue a duras custas manter a família bem alimentada, e os filhos na escola pública. Jesse usa sandálias de dedo na primavera, mesmo no frio, porque é otimista e acha que o tempo vai melhorar.

Nicky é o filho do primeiro casamento de Marty, ex-marido de Jesse. Adotado aos 8 anos pela Jesse, aos 16 anos, Nicky se tornou um adolescente típico: introspectivo, sarcástico, pessimista, embora inteligente, gentil e educado, além de protetor com a irmã caçula. Apanha na escola por ser gótico, e sofre bullying virtual também.  



Constanza Thomas, ou Tanzie, é a filha prodígio de Jesse, de 10 anos de idade. Tanzie é um gênio da matemática, lidando com problemas complexos muito além da sua idade. Adora usar roupas com lantejoulas e não tem malícia nem traquejo social, o que a torna alvo fácil de bullying, o que preocupa a sua mãe. Herdou o otimismo de Jesse, e tem uma ligação muito forte com Norman, o cachorro da família.




Ed Nicholls é um programador bem sucedido, recém-divorciado, que só faz suas refeições em restaurantes, e é um tanto negligente quanto à sua família. E também bastante egoísta em suas ações. Ele está enfrentando um problema judicial sério o suficiente para arriscar todo o seu patrimônio, na melhor das hipóteses. Na pior, ele pode ir parar na cadeia.

Os caminhos de Ed Nichols e Jesse Thomas se cruzam três vezes em apenas dois dias. Na terceira vez, em uma estrada a noite, quando o Rolls Royce estrupiado de Jesse é apreendido pela polícia rodoviária, enquanto ela tentava atravessar o país. Movido em parte por consciência pesada, em parte por gratidão a Jesse por um favor que ela havia feito, ele se vê oferecendo o carro conversível caríssimo e fazendo papel de motorista da família estranha (no melhor estilo eu, você e o cachorro, nessa viagem que acaba sendo longa e saindo bem cara para Ed. 

O livro escrito por Jojo Moyes é simplesmente uma leitura deliciosa. Cada um dos capítulos é narrado do ponto de vista de um dos quatro personagens, que têm vozes bem distintas. Para quem já leu “Como eu era antes de você”, já sabe que a escritora inglesa Jojo Moyes tem o dom de fazer o leitor mergulhar na história. Sua narrativa é fluida, gráfica, as descrições são ricas a ponto de você visualizar tudo o que está acontecendo na cena. É o tipo de livro ideal para se ler para cegos, no melhor sentido da expressão.

Todos os personagens têm camadas, são ricos, e fazem com que nos apaixonemos por eles. Adorei a maneira como a Jesse dava umas alfinetadas bem dadas no Ed, que era um rico muitas vezes sem noção do valor e do custo das coisas. Amei a forma como o Ed vai se mostrando um homem sensível, principalmente no trato com Nicky e Tanzie. E como a convivência dos dois vai libertando a ambos de vários preconceitos.

Nesse aspecto, a Jesse é diferente da Lou, outra protagonista de Jojo Moyes. Jess sabia muito bem o que queria. Mas precisava ser prática, e colocar a família em primeiro lugar.

O meu grau de envolvimento com o livro foi o máximo possível. Eu me vi chorando, rindo e fazendo caretas de aflição (é por isso que nunca leio livros em público. Eu sempre faço caras e bocas, que nem uma doida). O enredo tem elementos de empatia, personagens imperfeitos na medida certa (ninguém é sempre certo, nenhum personagem é completamente vilão), conversas entre mulheres que não são sobre homens (passou no teste de Bechdel, êeee) Impossível apontar um personagem preferido. Chorei muito com o Nicky e com a Tanzie.

No geral, um dos melhores livros que eu já li, nesse gênero. Não consigo achar um ponto sequer que tenha me incomodado. É realista, cria identificação com o leitor, é engraçado e dramático na medida certinha. Em outras palavras: Protagonistas envolventes + enredo convincente + momentos engraçados + cachorros babões = Um livro nota mil.
Sugestão para quem fala inglês: Baixe o áudio book e leia junto. As vozes são muito perfeitas.

Título: Um mais um
Autora: Jojo Moyes
Gênero: Romance
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320

Classificação, de um a cinco cachorros gigantes babões.


Beijos da Lari

69 comentários:

  1. Oi Larissa! Eu não li ainda, mas sendo Jojo eu já posso imaginar o leitor rindo e chorando mesmo durante a leitura! Parece ser um ótimo livro e adorei as fotos selecionadas para o post <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lari

    Que bom que a leitura foi tão prazerosa pra você. Como Eu Era Antes de Você é meu livro favorito da vida, mas depois dele eu não consigo me apegar a mais nenhum livro da autora, nunca é suficiente pra mim, eu sempre fico querendo que ela faça eu me sentir como eu me senti lendo a história de Lou e Will, mas não rolou mais...
    Eu acho que o enredo desse filme daria um belo filme, no estilo Pequena Miss Sunshine.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lari!
    Mulher, acabei de perceber que conheço o Pedro hahahha Ele participa do mesmo clube do livro que eu.
    Voltando ao livro, desde que vi o lançamento, eu fiquei com vontade de ler. Parece ser uma história fofa.
    Ah! Sobre a playlist, desculpa se te fez sentir mal por conta do término..
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lari!
    Esse livro está na minha lista de desejados, como todos os outros da Jojo que ainda não li. Gostei bastante da história abarcar mais personagens e diferentes tipos de relação. Os livros dela que tenho aqui são mais voltados para o romance, e ainda que outros temas sejam abordados, o casal acaba sendo o foco. Que bom que "Um mais um" traz uma família e todos os seus dilemas, quero conhecer esse outro lado da escrita da Jojo.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    sou louca para ler algo da Jojo, quero começar por Como eu era antes de você embora queira todos logo!

    Beijinhos ♥
    http://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OIii Lari

    Nunca li nada da Jojo, acho que sempre tive a impressão de que os livros dela fossem muito carregados de drama, mas ao ler sua resenha vi que estou um pouquinho errada e julgando mal os livros da autora, que merecem uma oportunidade. Esse fica anotado na minha listinha, quando surgir a oportunidade quero ler algo dela e acho que começarei exatamente por esse livro.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  7. Oiie
    Ainda não li,mais gostaria de ler,parece ser um ótimo livro,como você descreve na resenha,um beijo.
    https://alzineterodrigues.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gente, parece ser muito legal, fiquei curiosa mesmo pra ler. Eu li o Como Eu Era Antes de Você há uns anos atrás e morri de ódio do final hahah não superei até hoje, mas quem sabe eu dê mais uma chance pra autora!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  9. Olá Lari
    Não era Jojolovers até ler Como eu era antes de você, acho que só eu não tinha lido ainda rsrs então referências e indicações de obras da autora já me conquistam.
    Esse já começa fofo com a capa e se tem cachorro "tô dentro", personagens bem construídos e um plot interessante então me encantam.
    Amei a resenha, as imagens escolhidas e já está na lista dos desejados.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Penso em vcs ao escrever cada resenha!!! Bjosss

      Excluir
  10. Oi Lari,
    Da Jojo só li Como eu Era Antes de Você e gostei muito da escrita dela.
    Esse livro parece ser ótimo também. Vai para a lista de leitura.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lari. Esse foi o primeiro livro que li da Jojo Moyes e eu fiquei apaixonada! Ela traz em seus livros problemas reais que qualquer pessoa poderiam estar passando no momento, o que chama muito a minha atenção. Eu amei esse livro! É perfeito para quem gosta de uma leitura mais realista e menos romântica.
    Beijo! Leitora Encantada
    Promoção 4 anos de blog Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei romantico. Só que não.cai no clichê. O Ed tem defeitos, a Jess tbm, e ambos tem bagagem emocional. A frase que ele diz pra Jo, sobre a soma, achei linda demais.0

      Excluir
  12. Oie
    Só li um livro da jojo e este parece ser muito bom, fiquei interessada.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Essa história mora no meu coração. Me prendeu do início ao fim E amei sua resenha Me fez reviver a história

    Marcela @ler_sim_ler_sempre

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a história, mas é muito emocionante, obrigada pela partila <3
    Style Days Blog

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Amei a resenha e eu já tinha lido este livro e amei! Na verdade sou suspeita em falar da Jojo, pois ela é uma das minhas autoras favoritas.

    ResponderExcluir
  16. Desde que li "Como Eu Era Antes de Você" comecei a me interessar pela obra de Jojo. E esse parece ser muito interessante, parabéns pela resenha a leitura foi bem prazeirosa!

    www.franklinsousa.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Não li nada da Jojo ainda acredita??? Mas claro que ela está na minha lista, em minha casa tenho Como eu era antes de você mas ainda não li, assisti ao filme e super curti agora quero ver se o livro é bom.
    Tenho vontade de ler todos os outros dela também porque todo mundo elogia.
    Adorei a resenha
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li esse e Como eu era, gostei mto dos dois, mas esse me conquistou ainda mais. Bjosss

      Excluir
  18. Olá, tudo bem? Parece ser um livro muito bom, fiquei com bastante vontade de ler ele depois da sua resenha. Adorei!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  19. Olá, Larissa.
    Eu já li dois livros da autora e amei os dois. E esse já deu para ver que vou gostar também. Nossa que confusão que é a vida dela, coitada. Eu no lugar dela surtava haha. É mais um que entra para minha lista.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mara! Mas se vc pensar bem, mta gente no Brasil vive assim né?

      Excluir
  20. Nunca li nenhum livro da Jojo, só ouço as pessoas comentando. Parece ser bem bacana, mas ainda não estou convencida que faça meu estilo, tenho medo de não gostar..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinceramente daria uma chance. Ele me agradou e agradou a minha mąe, duas pessoas com gostos totalmente diferentes pra livros. Eu gosto de dramas e me incomodo com certos cliches. Ela se recusa a ler livro em que algum dos protagonistas morra. ahahaha bjosss

      Excluir
  21. Muito boa a sua resenha, me identifiquei bastante com a personagem protagonista. Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Oie Lari =)

    Da Jojo eu só li Como eu Era Antes de Você e gostei bastante. Mesmo achando ela uma versão do Nicholas Sparks de saias rs...

    Pretendo ler mais livros da autora, em especial o A Garota que Você Deixou para Traz.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, por mais q eu veja merito no Nicholas Sparks, discordo de vc. Os dois são escritores de bestsellers romanticos. Essa é a semelhança. A Narrativa do Nic ( olha a intimidade) tende a ser mais voltada para o personagem encontrando a fé em algo. Em todo livro dele q eu li, o protagonista tinha uma conexao com Deus e fé. Já a Jojo, apesar de ter feito aquele livro do casal com o cara paraplegico, aborda certas questoes e questiona certas coisas criticadas pela sociedade, como eutanasia. Eu só li dois livros dela, contra 4 do Nicholas (o milagre, um amor pra recordar, a ultima musica, Diário de uma paixão ). É só uma impressão.

      Excluir
  23. Aaaai ai vou ter q discordar de vc ahahaha Nicholas e Jojo sao.escritores de romances. Mas o tom de cada um eh bem.diferente. Ao ver um amor pra recordar,Diario de.uma paixao e a ultima musica, me senti um pouco manipulada pra chorar. Tem o elemento da fé, que as vezes o Nic pesa a mão e fica um pouco chatinho. Tbm li poucos livros da Jojo, porém, mais do.que "como eu era antes de vc" "Um mais um" me tornou uma fã. Quero mto ler os outros. Menos "depois de vc".

    ResponderExcluir
  24. Adoro como a Jojo escreve seus livros,a narrativa é muito boa,eu adorei os outros livros delas e com certeza quero ler esse <3 Parabéns pela resenha!!
    Muitos beijos ★
    https://entrelado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Larissa, você mandou bem na resenha. Já pensou em trabalhar em uma livraria, rs? Venderia muito se conseguisse expressar todo este entusiasmo que demonstrou na escrita, rs.

    Falando sério agora, não conheci esse livro da autora. É lançamento? Enfim, parabéns pela resenha e pelo amor que demonstrou por uma boa história. Te entendo, rs.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Na verdade eu escrevo tbm.

      O livro n é lançamento n. Eu tenho acho q desde o inicio do ano passado. Bjosss

      Excluir
    2. Eu também escrevo na verdade. Tenho um livro no wattpad.

      Esse livro n é lançamento n. Já está no mercado há um tempinho...

      Excluir
  26. Outro livro da Jojo, que bacana...Mas ainda não li esse....Adoro as narrativas dela, vou procurar para ler esse também..

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/
    https://www.youtube.com/c/DonaEngenhosabyDaniRamos

    ResponderExcluir
  27. Ooi Lari, tudo bom??
    Já li livros maravilhosos da autora mas o último que eu li dela foi uma leitura péssima, sua resenha me deixou com vontade de dar mais uma chance e ler Um mais Um,
    Gostei de saber que envolve bastante a família e ainda fala sobre bullying,
    Amo livros com pontos de vista intercalados <33
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual foi o livro que você.detestou tanto? Aposto q foi "Depois de vc". Nem tive vontade de ler esse...

      Excluir
    2. Fiquei ate curiosa. Qual foi o livro??? bjosss

      Excluir
    3. Fiquei ate curiosa. Qual foi o livro??? bjosss

      Excluir
  28. Olá amore,
    Acredita que ainda não li nada da Jojo – infelizmente, mais quero romper essa barreira ainda esse ano.
    Quem sabe não começo com esse que parece ser muito bom pelo que você mencionou em sua resenha!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  29. Conheço a autora mas nunca li nada dela :) Estou bastante curiosa!

    Beijo,
    Mii
    #Comic Life

    ResponderExcluir
  30. Meu Deus, fiquei encantada com essa resenha e com esse livro!
    Tenho visto tanta coisa acerca dessa autora e nunca me despertou o interesse, talvez porque nunca tinha lido nada referente a ela. Mas agora fiquei curiosa :o
    Obrigada pela dica! Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá!!! Gosto muito dos livros da autora. Tenho muita vontade de ler esse também.
    Está na lista das minhas próximas leituras. Ótima sua resenha !!!
    super bjoooooo

    ResponderExcluir
  32. Olá Larissa,
    Gosto muito da Jojo Moyes, mas ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, que quero muito, diga-se de passagem.
    Gostei de conhecer suas impressões, de saber que o livro é delicioso e que é narrado por várias vozes. Eu não imaginava isso nessa obra.
    Claro que anotei essa dica.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  33. Olá.
    Eu nunca li um livro da Jojo, mas tenho bastante curiosidade de ler. Eu acho que vou começar por esse, pois parece ser o livro mais divertido dela. Eu espero realmente gostar do livro como você, ele tem tudo para me agradar e me fazer apaixonar.
    Eu adorei a sua resenha e ele me deixou louco para ler o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras