07/03/2024

Dia da Mulher: 5 livros de autoras que fizeram história





Seleção da Disal traz grandes nomes da literatura como Jane Austen, Clarice Lispector e Agatha Christie

A literatura tem papel fundamental para o desenvolvimento criativo e do pensamento crítico do ser humano.  Além disso, é uma expressão artística responsável por nos fazer compreender a complexidade da existência humana sem banalizá-la. Esse mês é celebrado o Dia da Mulher e para celebrá-lo a Disal criou uma seleção com obras de escritora que marcaram a história da literatura.

Mesmo que a última edição do estudo “Retratos da Leitura no Brasil”, que mede o comportamento dos leitores em âmbito nacional, revele que 59% das mulheres do país são leitoras, enquanto no gênero masculino a taxa de leitores é de 52%, outro estudo realizado na Universidade de Brasília (UnB), em 2022, mostra que entre as 2.381 personagens analisadas em 558 livros, 60,2% eram homens contra apenas 39,6% do sexo feminino.

Outros dados mostram que houve um crescimento do número de autoras publicadas em 2022 comparado a 2019. Esses números comprovam que, apesar do crescimento da participação feminina no mercado editorial, elas ainda lutam por igualdade no setor.

Escolha qual autora irá te acompanhar no Dia da Mulher:

 

  • Morte no Nilo - Agatha Christie

A tranquilidade de um cruzeiro de luxo pelo Nilo chega ao fim quando o corpo de Linnet Doyle, uma bela e jovem milionária, é descoberto em sua cabine. Porém, para azar do autor do crime, o brilhante detetive Hercule Poirot está a bordo. Ele logo descobre que cada passageiro é suspeito, pois todos tinham motivos para tirar a vida de Linnet. Em um rio de mentiras, Poirot precisa descobrir a verdade sobre esse estranho assassinato.

Saiba mais

 

  • As belas imagens – Simone de Beauvoir

Laurence é uma publicitária com uma vida aparentemente perfeita: é casada, tem dois filhos, uma carreira bem-sucedida — e, para completar, um amante. Mas, por uma série de contingências, a jovem começa a questionar os próprios valores e o futuro que escolheu para si. Um dos últimos romances de Simone de Beauvoir, "As belas imagens" expõe a condição da mulher e a moral burguesa na França após a Segunda Guerra Mundial, marcada pelo consumismo e pela superficialidade das relações.

Saiba mais

 

  • Correio para mulheres - Clarice Lispector

Dois livros em um. Correio para mulheres traz os conselhos e as dicas de Clarice Lispector publicados em diferentes colunas e veículos da imprensa ao longo dos anos 1950 e 1960 e organizados pela professora Aparecida Maria Nunes, doutora em Literatura Brasileira pela USP, nos volumes Correio feminino (2006) e Só para mulheres (2008).

Saiba mais

 

  • Contos completos – Virginia Woolf

Numa carta de 1908, Virginia Woolf dizia querer “reformular o romance e capturar as multidões de coisas hoje fugidias” e “dar forma a uma infinidade de formas estranhas”. De fato, nas décadas seguintes ela ajudaria a promover, ao lado de escritores como James Joyce, Marcel Proust e William Faulkner, uma verdadeira revolução no romance moderno, em obras célebres como Mrs. Dalloway, Ao farol e As ondas. Foi, porém, nos contos que ela aperfeiçoou as técnicas narrativas que empregaria em seus romances.

Saiba mais

 

  • Razão e sensibilidade - Orgulho e preconceito - Persuasão – Jane Austen

Esta edição especial reúne Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão três dos mais lidos romances desta que é uma das mais lindas e amadas autoras inglesas em todo o mundo. O fascínio que os escritos de Jane Austen exercem, mais do que se manter, torna-se maior no curso do tempo.

Saiba mais


*Texto cedido para divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras