30/01/2023

[Resenha] Garota Nova-iorquina - Marcos Murihel



Olá amores, tudo bem?

Terminei esta leitura e precisava compartilhar com vocês a minha opinião. Espero que gostem de conhecer tanto quanto eu gostei de ler!

Garota nova-iorquina
Autor: Marcos Murihel
Páginas: 334
Editora: Pandorga
Onde comprar: Amazon 
Nota: 
*E-book do acervo da blogueira
SINOPSE: 
Numa jornada de escolhas difíceis, Kardner, um grande advogado de sucesso se verá frustrado. Ele não tem um plano e parece que talvez terá de escolher entre sua campanha e seu amor. Com o segredo descoberto, Sils, estará no olho do furacão nacional. Amada por uns e odiada por outros, ela precisará descobrir a que lugar pertence. Mas, para isso, ela precisará ir ao paraíso. Só assim, entenderá quem é e o que realmente quer. Nos anos sessenta, Nova York é a cidade onde os grandes filmes e novelas são rodados. É a janela da jovem Sils para o mundo, uma garota menonita, imigrante, que resolve fugir de casa para conhecer a grande maçã. A aventura se torna séria, quando num desses acasos do destino,
um olheiro maluco disse que transformaria a jovem numa estrela de cinema. Mas vale a pena confiar num louco, numa cidade estranha? Nova York também é o palco de uma encarniçada disputa política por seu governo. O estado a mais de vinte anos é dominado por democratas e a poucos meses da eleição, o obcecado advogado Kardner Deschamps está decidido a se tornar candidato ao governo do estado pelo partido Republicano. Esta tarefa é considerada impossível por onze entre dez analistas. Não para menos, ele terá de enfrentar seu tio, o ateu zangado com Deus, Dom Deschamps e abraçar a ala mais radical da sua base: Nacionalistas extremistas, que pedem pela expulsão dos imigrantes.
Gabrielle Sils chegou aos Estados Unidos no final dos anos 40, com sua mãe, quando ainda era uma criança, como uma refugiada vinda da Rússia. Depois de 20 anos vivendo no país, Sils tornou-se uma mulher menonita que seguia as regras impostas por sua família. Ela vivia com sua mãe e padrasto em uma colônia menonita.

Porém, a chegada de uma desconhecida ao local fez a perspectiva de vida de Gabrielle mudar. E quando a oportunidade de viajar sozinha surgiu, para quitar uma dívida de seu padrasto, a jovem não pensou duas vezes antes de aceitar. E foi assim que ela decidiu que iria até Nova York, conhecer a beleza da cidade e, quem sabe, encontrar seu crush da televisão. 

"Não é a quantidade de opções que lhe fará livre, mas a perseverança e a paixão de seguir em frente."

Do outro lado temos Kardner Deschamps, um advogado que vem de uma família conhecida de Nova York e que deseja virar candidato a governador. No entanto, para isso acontecer, ele precisa vencer a própria eleição dentro do partido Republicano. E ao passo que alcança seu primeiro objetivo, Kardner necessita persuadir o povo nova-iorquino de que será o governador mais preparado.

Quando Sils acaba virando uma atriz famosa, o destino dela e de Kardner vai cruzar. Mas será que duas pessoas aparentemente tão opostas seriam capazes de viver um romance?


Este é um livro que aborda tópicos interessantes. Do ponto de vista do Kardner, veremos esse processo de candidatura ao governo de Nova York, o que escancara o quanto as pessoas estão dispostas a jogarem junto com a mídia para detonar o adversário ou ganhar visibilidade. Já do lado da Sils nos deparamos com uma jovem que foi para o mundo pela primeira vez e que vai precisar lidar com os bônus e ônus que vêm atrelados ao sucesso.

"Não estou disposto a sacrificar quem eu sou e o que acredito, porque eu não confio nas pessoas que estão ao meu redor."

A partir do momento que Sils e Kardner se encontram, o romance acontece de forma rápida, mas isso não foi algo que me incomodou, pois a atração entre eles é, de fato, inevitável. O envolvimento dos dois é apenas a ponta do iceberg da história, visto que a partir deste momento veremos como outras pessoas vão jogar com a vida de ambos em prol de si mesmas.

Alguns acontecimentos dentro da história me deixaram bem brava com o Kardner, já que ele queria ajudar a Sils a todo custo, mas acabava passando na frente dela. Esse processo dele entender que precisava dar o espaço dela foi bem necessário. 

"O bem-estar de outras pessoas dependia do sucesso deles, pessoas que precisavam da sua força e máxima capacidade. Eles não podiam cair, pois temiam que fossem machucar outras pessoas."

Um dos pontos que mais gostei foi a rede de apoio que ambos os personagens possuem. Kardner é bem ligado ao seu pai e tio; enquanto Sils vai ter a turma do Teatro Spettacolare ao seu lado. Inclusive, foram eles que a acomodaram em Nova York, e o dono do Teatro, Siciliano, foi o olheiro responsável por torná-la uma celebridade.
Outra coisa interessante abordada é a questão da imigração nos Estados Unidos, principalmente dos anos 40 a 60, que é quando a obra se passa e as coisas estavam muito mais voláteis por conta do final da Segunda Guerra Mundial e do período da Guerra Fria. Essa parte histórica foi muito bem trabalhada.

É claro que o envolvimento de um candidato a governador e uma estrela do cinema iria causar um furdunço na mídia de Nova York, e Sils, que ficou conhecida como a "garota nova-iorquina", vai começar a receber ataques quando alguns fatos sobre seu passado forem expostos. Isso nos faz refletir como fatos jogados na imprensa podem causar desordem na vida de muitas pessoas. Assim, o próprio Kardner vai precisar escolher entre o que foi seu desejo desde sempre e seu sentimento pela jovem atriz.

"Aprendi que nem sempre conseguimos um final feliz... Nem sempre as coisas acontecem como queríamos que acontecessem. Precisamos aprender a aceitar."

Garota Nova-iorquina é uma obra que traz reflexões interessantes que envolvem a fama, a mídia, as limitações familiares e a obrigação entre escolher o amor ou o sucesso profissional. É uma leitura rápida, envolvente e necessária!

4 comentários:

  1. Gosto muito de livros que trazem reflexões, escolher entre o amor e a sucesso profissional as vezes é uma escolha difícil, é um livro bastante interessante, anotado aqui a dica bjs.

    ResponderExcluir
  2. Pela tua resenha Garota Nova-Iorquina tem uma escrita bastante envolvente, o tipo de romance que aproxima bastante os leitores dos personagens. Como gosto de passar raiva e sofrer com eles, já anotei a dica.

    ResponderExcluir
  3. Adoro uma leiturinha rápida que te envolve e te marca de tão boa. Vou colocar esse a lista

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu adorei a sugestão de leitura é maravilhosa, já quero ler

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras