28/09/2022

[Resenha] Fabulosas: Histórias de um Brasil LGBTQIAP+ - Patrick Cassimiro



Olá amores, tudo bem?

Li essa obra recentemente e só posso dizer algo: TODAS AS PESSOAS PRECISAM CONHECER! Sério, apenas leiam!

Fabulosas: Histórias de um Brasil LGBTQIAP+
Autor: Patrick Cassimiro
Páginas: 336
Editora: Paralela
Onde comprar: Amazon
Nota:  
*Livro cedido em parceria com a editora
SINOPSE:
Fabulosas conta as histórias de mais de trinta pessoas LGBTQIAP+ que deixaram e deixam uma marca no Brasil, por meio de sua arte, sua vida e sua luta. Os leitores vão conhecer personagens fascinantes e descobrir peculiaridades como o percurso enfrentado até o primeiro beijo gay na TV brasileira e o significado dos principais termos do pajubá.
Você certamente já ouviu falar de Laerte. E de Caio Fernando Abreu, de Marielle Franco, de Linn da Quebrada. Mas e Felipa de Souza? E Luiz Delgado? Muito antes de os movimentos LGBTQIAP+ se articularem e conseguirem suas primeiras vitórias, já havia brasileires lutando pelo direito de viver sua sexualidade e seu gênero de maneira livre. Desde então, esses personagens só aumentam ― e suas conquistas também.
Fabulosas é uma homenagem à comunidade LGBTQIAP+ brasileira e uma celebração da vida de todes que ajudam a construir essa história ― e não nos deixam esquecer toda a luta que enfrentaram para chegar e permanecer aqui.
Fabulosas é um livro que reúne histórias de várias pessoas LGBTQIAP+ que foram e são importantes para o Brasil. Além de trazer a história dessas pessoas, o livro ainda apresenta momentos que foram impactantes para a comunidade LGBTQIAP+.

"Definir-se como viado, como bicha, é uma forma de resistir."

Essa foi uma leitura que me impactou de forma absurda. São tantas informações necessárias, que mostram a descoberta e as dificuldades de quem lutou e ainda luta para as pessoas terem o direito de amar e viver em liberdade no Brasil.


Confesso que não conhecia a maioria das pessoas que o Patrick trouxe, então cada nova biografia ia me surpreendendo e me mostrando como essas pessoas foram necessárias na luta LGBTQIAP+. Alguns relatos me fizeram derramar lágrimas, inclusive.

O mais bacana é que além da biografia de pessoas LGBTQIAP+, o Patrick traz alguns estudos sobre a cultura LGBTQIAP+. A parte que explica sobre as bandeiras foi uma das mais interessantes para mim, pois aprendi onde surgiram e o que cada uma significa certinho.

"Sempre existiram pessoas LGBTQIAP+, nós sempre estivemos aqui, e que, embora determinados períodos históricos tenham tentado nos apagar, nós resistimos. Nós permanecemos."

O glossário, ao final do livro, é um espetáculo à parte, pois nos deixa aprender o significado de algumas palavras do dicionário LGBTQIAP+.
A escrita do Patrick é uma delícia. A todo momento eu sentia como se estivesse batendo um papo descontraído com ele, onde o Patrick ia narrando para mim todas as histórias.

Além de trazer um pouco sobre a vida da pessoa, o livro também traz uma ilustração da mesma, o que apenas deixa o conteúdo mais perfeito. 
Na verdade, a edição toda do livro precisa ser parabenizada, pois foi um trabalho simplesmente perfeito. O brilho na capa traz um toque único!

"O Brasil foi ranqueado como o país que mais traficou pessoas escravizadas entre 1501 e 1867."

Se tiverem a oportunidade, leiam esse livro, pois vale a pena cada linha e página. Um livro para se ter na estante e reler sempre que possível!



6 comentários:

  1. É um livro bastante interessante que com certeza vai encantar quem for ler, o livro me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu gostei da sugestão de livro, ainda não li nada do autor 🙂 é bem interessante

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante, já anotei aqui, assim que der vou lê-lo!

    ResponderExcluir
  4. Oiee minha linda! Eu amei a dica de livro, com certeza iria querer conhecer essas histórias fabulosas. Gostei de saber das ilustrações e do Glossário, dão um toque a mais no livro que imagino ter ficado bem legal.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Já coloquei na minha lista, adorei a dica e já quero ler.

    ResponderExcluir
  6. Oi Alice, tudo bem? Gostei tanto dessa edição, acho bem legal quando as editoras fazem artes assim bem coloridas. Quanto as pessoas mencionadas não conheço nenhuma delas, então é uma grande oportunidade, além de uma leitura inspiradora, conhecer pessoas que contribuíram tanto para a nossa cultura. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras