Olá amores, tudo bem?
Li essa obra recentemente e só posso dizer algo: TODAS AS PESSOAS PRECISAM CONHECER! Sério, apenas leiam!
Fabulosas: Histórias de um Brasil LGBTQIAP+
Autor: Patrick Cassimiro
Páginas: 336
Editora: Paralela
Onde comprar: Amazon
Nota:
*Livro cedido em parceria com a editora
SINOPSE:Fabulosas conta as histórias de mais de trinta pessoas LGBTQIAP+ que deixaram e deixam uma marca no Brasil, por meio de sua arte, sua vida e sua luta. Os leitores vão conhecer personagens fascinantes e descobrir peculiaridades como o percurso enfrentado até o primeiro beijo gay na TV brasileira e o significado dos principais termos do pajubá.Você certamente já ouviu falar de Laerte. E de Caio Fernando Abreu, de Marielle Franco, de Linn da Quebrada. Mas e Felipa de Souza? E Luiz Delgado? Muito antes de os movimentos LGBTQIAP+ se articularem e conseguirem suas primeiras vitórias, já havia brasileires lutando pelo direito de viver sua sexualidade e seu gênero de maneira livre. Desde então, esses personagens só aumentam ― e suas conquistas também.Fabulosas é uma homenagem à comunidade LGBTQIAP+ brasileira e uma celebração da vida de todes que ajudam a construir essa história ― e não nos deixam esquecer toda a luta que enfrentaram para chegar e permanecer aqui.
Fabulosas é um livro que reúne histórias de várias pessoas LGBTQIAP+ que foram e são importantes para o Brasil. Além de trazer a história dessas pessoas, o livro ainda apresenta momentos que foram impactantes para a comunidade LGBTQIAP+.
"Definir-se como viado, como bicha, é uma forma de resistir."
Essa foi uma leitura que me impactou de forma absurda. São tantas informações necessárias, que mostram a descoberta e as dificuldades de quem lutou e ainda luta para as pessoas terem o direito de amar e viver em liberdade no Brasil.
Confesso que não conhecia a maioria das pessoas que o Patrick trouxe, então cada nova biografia ia me surpreendendo e me mostrando como essas pessoas foram necessárias na luta LGBTQIAP+. Alguns relatos me fizeram derramar lágrimas, inclusive.
O mais bacana é que além da biografia de pessoas LGBTQIAP+, o Patrick traz alguns estudos sobre a cultura LGBTQIAP+. A parte que explica sobre as bandeiras foi uma das mais interessantes para mim, pois aprendi onde surgiram e o que cada uma significa certinho.
"Sempre existiram pessoas LGBTQIAP+, nós sempre estivemos aqui, e que, embora determinados períodos históricos tenham tentado nos apagar, nós resistimos. Nós permanecemos."
O glossário, ao final do livro, é um espetáculo à parte, pois nos deixa aprender o significado de algumas palavras do dicionário LGBTQIAP+.
A escrita do Patrick é uma delícia. A todo momento eu sentia como se estivesse batendo um papo descontraído com ele, onde o Patrick ia narrando para mim todas as histórias.
Além de trazer um pouco sobre a vida da pessoa, o livro também traz uma ilustração da mesma, o que apenas deixa o conteúdo mais perfeito.
Na verdade, a edição toda do livro precisa ser parabenizada, pois foi um trabalho simplesmente perfeito. O brilho na capa traz um toque único!
"O Brasil foi ranqueado como o país que mais traficou pessoas escravizadas entre 1501 e 1867."
Se tiverem a oportunidade, leiam esse livro, pois vale a pena cada linha e página. Um livro para se ter na estante e reler sempre que possível!
É um livro bastante interessante que com certeza vai encantar quem for ler, o livro me deixou curiosa.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirEu gostei da sugestão de livro, ainda não li nada do autor 🙂 é bem interessante
Achei interessante, já anotei aqui, assim que der vou lê-lo!
ResponderExcluirOiee minha linda! Eu amei a dica de livro, com certeza iria querer conhecer essas histórias fabulosas. Gostei de saber das ilustrações e do Glossário, dão um toque a mais no livro que imagino ter ficado bem legal.
ResponderExcluirBeijos!!!
Já coloquei na minha lista, adorei a dica e já quero ler.
ResponderExcluirOi Alice, tudo bem? Gostei tanto dessa edição, acho bem legal quando as editoras fazem artes assim bem coloridas. Quanto as pessoas mencionadas não conheço nenhuma delas, então é uma grande oportunidade, além de uma leitura inspiradora, conhecer pessoas que contribuíram tanto para a nossa cultura. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluir