A leitura faz parte da minha vida desde sempre, mas, infelizmente, essa não é a realidade da maioria dos brasileiros. Um estudo realizado em 2020, mostra que o brasileiro tem uma média de leitura de cinco livros por ano, o que é número bem baixo, se formos comparar a outros países.
Através da escrita, conseguimos nos comunicar com outras pessoas, deixando registrados pontos marcantes da nossa história, por exemplo.
A escrita do português é considerada por muitos um bicho-papão, e isso ocorre por conta das várias regras que temos em nossa língua. Tem regras que envolvem os porquês, o uso da crase, a concordância verbal, entre muitas outras coisas. Através do site Minhas Atividades, muitas dúvidas, em relação às regras do português, podem ser retiradas.
Sim, a leitura é um ponto-chave para quem deseja melhorar na escrita, pois através da leitura você conhece novas palavras e aprende a escrevê-las também.
Fazer uma espécie de diário e contar sobre seu dia também pode ser algo bem positivo. Comece escrevendo sobre as coisas que aconteceram, descrevendo suas emoções e atitudes. A prática da escrita, vai te levar a perfeição!
A inspiração para algo pode surgir em qualquer momento, então ter um caderno na bolsa é importante. Você pode, inclusive, usar o caderno para anotar as paisagens à sua volta, a movimentação das pessoas… Esse é um excelente exercício.
A leitura não é um hábito comum na população brasileira, por isso temos uma porcentagem tão baixa de pessoas que leem. Mas isso pode ser revertido, independente da idade.
Como tudo na vida, a leitura vai ser melhorada a partir do momento que você praticá-la. Desta forma, separe um horário durante o seu dia para dedicar-se à leitura. Pode ser de 10 a 30 minutos, o importante é ler. Essa rotina também pode ser inserida na vida de uma criança.
Nada de querer começar a ler investindo em artigos científicos, por exemplo. Pegue livros que abordem temas que sejam interessantes para você. Livros com gêneros de filmes que você já curte podem ser uma ótima ideia.
Pode não parecer, mas o local da leitura pode interferir bastante na experiência de leitura. Sendo assim, procure ler em locais que tenham uma boa luz e sejam calmos.
Verdade a escrita e a leitura são realmente importante, a escrita e a leitura devem fazer parte da vida de todos os brasileiros, você trouxe dicas muito valiosas, eu sempre tenho um caderno perto de mim, de repente vem a inspiração, bjs.
ResponderExcluirQue post necessário. Eu gosto muito de escrever e acho muito importante ler pra que isso aconteça. Gostei das correlações.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirEu adorei suas dicas são maravilhosas 🙂 amo escrever
Gosto de ler mais com as correrias do meu dia dia quase não leio muito mais é super importante a leitura
ResponderExcluirOi Alice, tudo bem? Achei bem legal as dicas que você trouxe. Acredito que tudo o que fazemos necessita de prática. Quanto mais treinamos, melhores ficamos numa determinada atividade. Desde que minha sobrinha nasceu dou livros de presente, ela gosta bastante e desenvolveu um ritmo de leitura muito bom. Além da facilidade de conversar com as pessoas. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirEu preciso me ater a essas dicas, faz tempo que não me comprometo com leitura e escrita, amei as dicas!
ResponderExcluirEu achava que os brasileiros eram mais voltados para a leitura, mas os tempos são outros, quando eu era criança até os 12 anos eu adorava ler livros, e aprendi muito a ler através dos livros de histórias infantis, os pais precisam incentivar as crianças a ler mais livros.
ResponderExcluir