08/08/2022

Como melhorar a escrita e leitura de português?

 


A leitura faz parte da minha vida desde sempre, mas, infelizmente, essa não é a realidade da maioria dos brasileiros. Um estudo realizado em 2020, mostra que o brasileiro tem uma média de leitura de cinco livros por ano, o que é número bem baixo, se formos comparar a outros países.


Desta maneira, uma questão se faz presente: o que podemos fazer para melhorar a escrita e a leitura de português? Esse post vai trazer dicas para você melhorar esses dois pontos em sua vida ou até mesmo na de crianças, que estou começando seu processo de alfabetização agora.

Por que a escrita e a leitura são importantes?

Através da escrita, conseguimos nos comunicar com outras pessoas, deixando registrados pontos marcantes da nossa história, por exemplo. 


A leitura, por sua vez, permite que possamos entender as coisas que estão à nossa volta, sendo uma ferramenta essencial na comunicação e locomoção.

3 dicas para melhorar a escrita

A escrita do português é considerada por muitos um bicho-papão, e isso ocorre por conta das várias regras que temos em nossa língua. Tem regras que envolvem os porquês, o uso da crase, a concordância verbal, entre muitas outras coisas. Através do site Minhas Atividades, muitas dúvidas, em relação às regras do português, podem ser retiradas.


Mas chegou o momento de você conhecer 3 dicas que podem ajudar a melhorar a sua escrita.

Leitura

Sim, a leitura é um ponto-chave para quem deseja melhorar na escrita, pois através da leitura você conhece novas palavras e aprende a escrevê-las também.


Escreva sobre seu dia

Fazer uma espécie de diário e contar sobre seu dia também pode ser algo bem positivo. Comece escrevendo sobre as coisas que aconteceram, descrevendo suas emoções e atitudes. A prática da escrita, vai te levar a perfeição!


Tenha sempre um caderno ao seu lado

A inspiração para algo pode surgir em qualquer momento, então ter um caderno na bolsa é importante. Você pode, inclusive, usar o caderno para anotar as paisagens à sua volta, a movimentação das pessoas… Esse é um excelente exercício.


3 dicas para melhorar a leitura

A leitura não é um hábito comum na população brasileira, por isso temos uma porcentagem tão baixa de pessoas que leem. Mas isso pode ser revertido, independente da idade. 


Se você quer melhorar a leitura, ou incentivar uma criança, siga as dicas abaixo.

Crie uma rotina de leitura

Como tudo na vida, a leitura vai ser melhorada a partir do momento que você praticá-la. Desta forma, separe um horário durante o seu dia para dedicar-se à leitura. Pode ser de 10 a 30 minutos, o importante é ler. Essa rotina também pode ser inserida na vida de uma criança.


Leia assuntos que te interessam

Nada de querer começar a ler investindo em artigos científicos, por exemplo. Pegue livros que abordem temas que sejam interessantes para você. Livros com gêneros de filmes que você já curte podem ser uma ótima ideia.


Procure um local confortável

Pode não parecer, mas o local da leitura pode interferir bastante na experiência de leitura. Sendo assim, procure ler em locais que tenham uma boa luz e sejam calmos. 


Além disso, você também pode investir em atividades que focam na leitura, pois serão ótimas para trabalhar a interpretação do texto.


Gostou dessas dicas? Quais dessas você já pratica no seu dia a dia?




7 comentários:

  1. Verdade a escrita e a leitura são realmente importante, a escrita e a leitura devem fazer parte da vida de todos os brasileiros, você trouxe dicas muito valiosas, eu sempre tenho um caderno perto de mim, de repente vem a inspiração, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que post necessário. Eu gosto muito de escrever e acho muito importante ler pra que isso aconteça. Gostei das correlações.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu adorei suas dicas são maravilhosas 🙂 amo escrever

    ResponderExcluir
  4. Gosto de ler mais com as correrias do meu dia dia quase não leio muito mais é super importante a leitura

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice, tudo bem? Achei bem legal as dicas que você trouxe. Acredito que tudo o que fazemos necessita de prática. Quanto mais treinamos, melhores ficamos numa determinada atividade. Desde que minha sobrinha nasceu dou livros de presente, ela gosta bastante e desenvolveu um ritmo de leitura muito bom. Além da facilidade de conversar com as pessoas. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso me ater a essas dicas, faz tempo que não me comprometo com leitura e escrita, amei as dicas!

    ResponderExcluir
  7. Eu achava que os brasileiros eram mais voltados para a leitura, mas os tempos são outros, quando eu era criança até os 12 anos eu adorava ler livros, e aprendi muito a ler através dos livros de histórias infantis, os pais precisam incentivar as crianças a ler mais livros.

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras