08/07/2022

[Resenha] Acasos - Camila Dornas



Olá amores, tudo bem?

O lançamento da Camila Dornas, Acasos, saiu semana passada, e como fã da autora, é claro que já fui correndo ler. Espero que gostem de conhecer!

Acasos
Autora: Camila Dornas
Páginas: 353
Onde comprar: Amazon
Nota:   
*E-book cedido em parceria pela autora
SINOPSE: 
Aurora não esperava se apaixonar pelo seu melhor amigo, e certamente não esperava todo o caos que se seguiu.
Arthur sempre foi seu porto seguro, e ela o dele. Viver a loucura do Rio de Janeiro nos anos 70 não parecia tão ruim, desde que eles enfrentassem tudo juntos. Mas às vezes, a vida tem outros planos.
Os segredos de sua mãe doente acabam levando Aurora em uma viagem para a Itália. Em sua jornada para encontrar alguém do passado, ela pode acabar encontrando a si mesma.
Acasos é uma história dolorosa e emocionante sobre crescer, sobre as dificuldades e alegrias do primeiro amor e, acima de tudo, sobre família.

Aurora está prestes a morrer, mas antes precisa contar algo à Talia, sua filha. Talia perdeu recentemente seu marido, então acabou fechando-se completamente em seu casulo. O objetivo de Aurora é que Talia entenda que não existe apenas um amor durante a vida, que é possível recomeçar e vivenciar várias histórias de amor.

Assim, iremos voltar para os anos 70, onde Aurora era uma jovem apaixonada pelo melhor amigo, Arthur. Ela morava com seu avô, Julian, e sua mãe, Francesca. 
Francesca foi uma grande violoncelista, mas teve que abandonar sua carreira por conta do mal de Parkinson, que progredia violentamente. Aurora e Julian eram os responsáveis por cuidar dela.

"Um amor não cancela o outro, e não necessariamente deixamos de amar alguém apenas porque nos apaixonamos de novo."

Vivendo no badalado Rio de Janeiro, Aurora não sabia como se declarar para Arthur e tinha uma grande incógnita, a respeito da identidade do seu pai, lhe assolando.
É a partir disso, que Aurora vai seguir seu caminho e embarcar em uma viagem para a Itália, para buscar as respostas do seu passado.

O que Aurora não esperava era criar grandes laços durante esse período fora do país e acabar apaixonando-se.




Mais uma vez me vi sendo completamente fisgada por um enredo da Camila, que sabe dosar suas histórias perfeitamente, com uma mistura deliciosa de romance, drama e um toque de mistério.

"Não gosto de pensar que minha vida tem um rom certo, programado pelo universo ou algo assim. Prefiro acreditar em acasos, em escolhas, em pessoas comuns que conquistam coisas extraordinárias, não porque estavam predestinadas àquilo, mas porque nunca desistiram."

A Aurora sempre foi cheia de vida, então é impossível não se encantar por ela e por toda força que ela emana. No início fiquei ansiosa pelo momento que ela fosse se declarar para Arthur, inclusive sofri um pouco com ela por causa de alguns acontecimentos.
No entanto, a Aurora que vai viajar se transforma completamente, ela se descobre, renasce. Foi lindo de acompanhar esse desabrochar dela!

Quanto ao romance, bom, não temos apenas um na história, e sim dois. Além do Arthur, na viagem da Aurora, ela vai se apaixonar por Alex. Ela vai viver um romance com ambos, mas em momentos diferentes, e mostrar que sim, nos apaixonamos por mais de uma pessoa ao longo da vida. 
Por conta de alguns acontecimentos específicos, até o final do livro você não sabe se no presente ela encontra-se casada com Arthur ou Alex, pois o nome do marido dela não é citado.
Tive meu favorito, é claro, e confesso que surtei quando a Aurora tomou uma decisão que partiu meu coração.

"Nunca é cedo demais para ser feliz. Quando algo é certo, o tempo é irrelevante."

Tendo como pano de fundo a ditadura militar, a Camila soube trazer esse tema para a história, mostrando a realidade dolorosa da época. 
As descrições dos locais que a Aurora visitou na Europa são tão bem feitas, que me fizeram imaginar cada lugarzinho perfeitamente.

A escrita da Camila é um espetáculo à parte, visto que ela consegue fazer o leitor de bobo, além do mesmo sofrer como um condenado (nesse caso fui eu que sofri mesmo).

"Acho que felicidade acontece quando nos rendemos a pequenos prazeres."

Acasos é uma história para quem ama o processo de amadurecimento e descobertas de uma personagem. Aurora vai viver amores distintos, mas que possuem a mesma força e importância. Entre acertos e erros, a vida seria uma sequência de acasos?



6 comentários:

  1. Que diferente esse fundo do Rio de Janeiro dos anos 70, fiquei curiosa
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Eu adorei a sugestão de livro :D é bem interessante, ainda não conhecia o trabalho da autora...

    ResponderExcluir
  3. Adoro que se passa no rio de janeiro! Gosto de histórias sobre crescimento, amadurecimento então já vou colocando na minha lista de leituras porque só vi coisas boas hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Não é o meu tipo de livro, mas até que eu gostaria de tentar ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice, tudo bem? Que capa mais bonita. Gostei também do título que a autora escolheu. Me chamou atenção a ambientação escolhida. Se tem uma cidade que gosto muito desde criança é o Rio de Janeiro. As vezes sinto vontade de morar lá novamente. A atmosfera carioca é tudo de bom. Relacionamento entre amigos sempre rende boas histórias. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Que capa mais fofaa! Eu adorei a sua resenha e ja quero ler.

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras