21/03/2022

[Resenha] Amnésia - Ricardo Lima

Olá amores, tudo bem?

Terminei esta leitura semana passada e até agora estou digerindo, já que foi uma experiência extremamente forte e impactante. O e-book está em promoção, custando apenas R$0,81 na Amazon.

Amnésia
Autor: Ricardo Lima
Páginas: 160
Editora: Viseu
Onde comprar: Amazon
Nota:    
*Gatilho para abuso sexual infantil, violência e drogas

SINOPSE: 
Crimes e criminosos agraciados pela impunidade da justiça (dos deuses, dos homens...) podem fazer surgir pessoas que cometem crimes contra os impunes, mas também anseiam a impunidade como recompensa de ter feito justiça. Traumas de infância associados a este senso de justiça distorcido (ou não) e uma boa dose de loucura rondam essa ficção, que pode ser mais real e atual do que você imagina.


Este livro é narrado no formato de carta. Logo no início, nosso narrador nos informa que é um suicida e que não devemos sentir pena dele, pois ele é um monstro. A partir deste ponto iremos entrar de cabeça na vida desse homem e desvendar tudo que ele vivenciou.

"Um suicida é alguém corajoso, pois sentir a dor da partida dá mais medo que a própria partida."

Na infância, nosso narrador, que não possui um nome, foi abusado sexualmente. O estupro, infelizmente, não ocorreu apenas uma vez, e ele não teve apenas um abusador. Ele, como criança, não entendia o que estava acontecendo, mas essa situação triste foi o pontapé para uma mudança interior começar nele. A partir disso, ele jurou que se vingaria de todos, fazendo justiça com suas próprias mãos.


Amnésia é um livro impactante, que com toda certeza vai te transformar de alguma forma. É o tipo de livro que você lê em um dia, mas é preciso ter estômago forte para aguentar as cenas, que são intensas e cruéis. O estupro é narrado de forma crua, com cenas bem descritivas, então pode ativar gatilhos, o que ocorreu comigo.

O narrador interage diretamente com o leitor, o que é bacana. O mesmo soa confuso em várias partes, mas isso é proposital, visto que na maioria das vezes em que está escrevendo, o mesmo está sob efeito da mistura de medicamentos com bebida.

"Nosso senso de justiça pode ser diferente, mas nossos valores são iguais. O que é bom para você, também o é para mim, a diferença é que eu tomo atitudes diferentes em relação ao que acho justo, e você não."

Trazendo temas fortes, como pedofilia, uso de drogas, relacionamento abusivo e um justiceiro, a obra nos faz refletir, principalmente em relação a como um trauma de infância pode perpetuar durante a vida adulta e nos moldar.
 
O narrador dessa história, de fato, não é um mocinho, ele está bem longe disso, já que suas atitudes podem ser consideradas detestáveis. No entanto, ele me causou um sentimento dúbio, já que eu entendia esse desejo de vingança que o motivava.

"Nessa história, as pessoas não são nem um pouco indefesas, e farei questão de ser o assassino que você quer que eu seja."

Angustiante, Amnésia é uma obra baseada em fatos, com um final bem fechado e algumas reviravoltas interessantes. Mesmo possuindo poucos diálogos, é um enredo fluido e envolvente. Prepara-se para sentir asco e se sentir perturbado, pois algo diferente disso é quase impossível. 

Beijos da Lice

5 comentários:

  1. É um livro com temas bastante fortes, o estrupo é uma coisa muito forte, esse é um livro que vai prender a atenção do leitor até o fim bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu adorei a sugestão 🙂 a temática é bem interessante, ainda não li nada do autor

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas adorei a sua farinha

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice, tudo bem? Não conhecia o livro mas achei interessante a premissa. Realmente quando nos acontece algo ficamos divididos entre o que é certo e fazer justiça com as próprias mãos. Mas se esse fosse o caminho, todos deveriam ser perdoados, e talvez o conceito de punição não fosse mais o mesmo. Nem sempre é fácil deixar a vida seguir seu próprio rumo, ainda mais quando fomos prejudicados. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras