[Resenha] A História de Barack Obama - Tonya Leslie

Olá amores, tudo bem?

Esse é o segundo volume da Coleção Inspirando Novos Leitores, e só posso dizer que já amei demais, que é um livro maravilhoso!

A História de Barack Obama
Coleção Inspirando Novos Leitores
Autora: Tonya Leslie
Páginas: 64
Editora: Astral Cultural
Onde comprar: Amazon
Nota: 
Livro cedido pela editora
SINOPSE: 
Mesmo com o preconceito contra a cor de sua pele, Barack Obama cresceu sentindo-se livre para sonhar e ser o que quisesse. E seu grande sonho, desde menino, sempre foi ajudar as pessoas. Foi por isso que ele se tornou presidente dos Estados Unidos, o primeiro negro a assumir esse importante cargo. Mas, antes de fazer história lutando pelos direitos civis, ele foi uma criança inteligente e cheia de vontade de transformar o mundo em um lugar melhor. Descubra como Barack passou de um menino sonhador para um dos líderes mais prestigiados e respeitados que já existiu.

Neste segundo volume da Coleção Inspirando Novos Leitores, vamos acompanhar a história de Barack Obama, o 44º presidente dos Estados Unidos e o primeiro presidente negro do país.

O livro é dividido em "partes", começando pela infância de Obama. Barack nasceu em Honolulu em 1961. A mãe de Obama era branca, enquanto o pai negro. Na década de 60, quando Obama nasceu, havia leis nos Estados Unidos que separavam brancos e negros, então o livro conta por cima como essa questão funcionava.

No decorrer do livro conhecemos os momentos mais marcantes da história de Obama, onde as dificuldades pelas quais passou são apresentadas e sua trajetória para chegar à presidência dos Estados Unidos mostrada.


Confesso que conhecia apenas o básico a respeito do Barack Obama, então essa leitura me trouxe um monte de informações bem valiosas.
Apesar de ser um livro voltado para crianças e adolescentes, creio que os adultos também vão se deleitar com a forma como a Tonya conta a história do Obama.

O Obama sempre foi engajado em causas que buscavam ajudar o próximo e proporcionavam debates importantes, e antes de se tornar presidente, foi senador.
A história familiar dele é tocante, pois a mesma é marcada por perdas, assim como o afastamento, em determinados momentos, do pai e da própria mãe.

"A história de Barack Obama sempre vai lembrar as pessoas de que não importa de onde viemos, podemos encontrar esperança nas nossas próprias histórias, trabalhar pelas mudanças e conquistar grandes feitos."

Essa edição é um capricho à parte. O livro é composto por várias ilustrações e organogramas, para se tornar mais didático.
Além disso, tem várias perguntas durante os capítulos, que servem para instigar o debate nos pequenos leitores e fazê-los refletir a partir das situações que o Obama vivenciou. E no final do livro ainda temos várias outras questões sobre os fatos que foram narrados.

Com uma escrita leve e de fácil compreensão, A História de Barack Obama é uma obra que todos deveriam ler. Um livro perfeito para ser trabalhado em sala de aula e para você ler com um filho, sobrinho, neto e afins. Através da história de Obama, as pessoas poderão ver o quanto os negros sofreram em um determinado período dos Estados Unidos e como as pessoas podem chegar a lugares importantes com esforço e perseverança. Recomendo demais!

Beijos da Lice

5 comentários

  1. É um livro muito bom sobre o Obama, é um livro que vai nos ensinar muito, fiquei bastante curiosa pelo livro, bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice, tudo bem?
    Achei perfeita essa ideia da editora de criar uma série de livros para inspirar os pequenos leitores. Essa com certeza é uma personalidade que gostaria de conhecer, tenho certeza de que sua história de vida tem muito a nos ensinar. Fico imaginando todo o preconceito e sofrimento pelo qual a família dele passou. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Que legal essa sugestão 🙂 Barack Obama sem dúvidas nerece ter sua história contada.Amei essa coleção

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice, tudo bem? Ah, não sabia que tinha sido lançado mais livros nesse estilo. Acho o formato tão amigável, com certeza chama atenção dos adolescentes para uma história tão inspiradora. O que considero mais interessante é que ele nunca se considerou vítima mesmo vindo de onde veio. Teve um objetivo claro e trabalhou para alcançar. Um grande exemplo a ser seguido. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Essa proposta com certeza é genial. Perfeita para inspirar outras pessoas a seguirem seus sonhos.Eu acho incrível a maneira que Barack Obama cresceu e se tornou até presidente!

    www.quinzeprasnoveblog.com

    ResponderExcluir