10/11/2021

[Resenha] As Guardiãs Elementais - Erick Mafra

Olá amores, tudo bem?

Li recentemente esse lançamento e fiquei impressionada. Uma história deliciosa e completamente envolvente!

As Guardiãs Elementais
Autor: Erick Mafra
Páginas: 160
Editora: Astral Cultural
Onde comprar: Amazon
Nota:  
*Livro cedido em parceria pela editora
SINOPSE: 
Meu avô sempre me contava lendas mágicas de suas expedições quando era um jovem navegante, mas o que ele nunca me contou é que não eram apenas lendas... Uma antiga profecia, registrada em um de seus diários de navegação, dizia que de era em era, quando o equilíbrio da natureza fosse perdido, sete guardiãs seriam convocadas para ajudar a protegê-lo e preservá-lo. Cada uma dessas jovens, por meio dos setes cristais mágicos, guarda um elemento. Magia, Água, Terra, Ar, Fogo, Som e Tempo precisam se unir para manter viva a lenda de "As Guardiãs Elementais” e, assim, reestabelecer o equilíbrio do mundo.
Um grupo de amigas sempre passa as férias em Allfair, um vilarejo no interior de São Paulo, onde se conheceram.
O avô de Fernanda era um marinheiro, que morreu dez anos atrás, mas que tinha prometido que quando ela completasse dezessete anos, poderia ler o antigo diário de navegação dele.

"A verdade é que nem sempre as pessoas estão prontas para falar sobre o que se passa dentro delas, e tudo bem."

Nessas férias, é a expectativa de ler esse diário que anima Fernanda, além, é claro, da oportunidade de rever suas amigas: Estelar, Fenny, Verônica, Marisol e Tereza. No entanto, Marisol não foi esse ano para Allfair, por conta de problemas pessoais, mesmo assim continua ligada às outras meninas, já que celular serve pra isso.
Além disso, teremos um nova integrante no grupo, Ariane, uma moradora de Allfair que sempre se manteve afastada de todos.

"Ainda vivemos num mundo cheio de padrões e comportamentos antigos que limitam nossa evolução por questões tão ridículas quanto o formato do corpo, a crença religiosa e até a orientação sexual."

O que essas amigas não esperavam era que estivessem ligadas por uma antiga profecia e que cada uma representasse um elemento: Magia, Água, Terra, Ar, Fogo, Som e Tempo. Com quais segredos elas terão que lidar?


Comecei essa leitura com certo receio, mas confesso que foi uma bela surpresa. Narrado pela Fernanda, a obra nos permite conhecer todas as meninas de forma igual, o que achei muito bacana.
O Erick trouxe os temas de forma natural e escreveu uma obra com muita representatividade. Foi meu primeiro contato com a escrita dele e já fiquei desejando ler outras coisas.

"Se você não estiver bem com você mesma, é preciso tomar cuidado com a pressão de estar sempre on-line..."

Os temas abordados são bem necessários. O autor fala sobre bullying, relacionamento abusivo, orientação sexual, ansiedade, terapia e muito mais.
Temos várias reflexões sobre esses temas nas páginas, já que o Erick se importa bastante em alertar sobre situações e comportamentos nocivos.

As personagens desses livros são maravilhosas. Cada uma tem uma personalidade bem definida e luta por várias causas importantes. Creio que cada pessoa se identificará com uma, e isso é algo sensacional, pois nos conecta mais fácil com a narrativa.

"Em um mundo no qual tentam separar garotas, é reconfortante encontrar um grupo como o de vocês."

Esse livro não tem tanta ação e reviravoltas, então é uma leitura que podemos considerar calma. Porém, você o devora rapidamente, em algumas horas, o que é positivo.
Uma das coisas que preciso destacar é a edição desse livro, que é simplesmente perfeita e uma das mais lindas que tenho. O livro possui várias ilustrações, e, pasmem, em todas as páginas!
A capa não me agrada tanto, visto que uma das ilustrações do miolo poderia ter sido usada. No entanto, entendo o motivo de trazer essa capa com influenciadoras, já que cada uma representa uma personagem.

"Se qualquer relação fizer com que você se sinta mais mal do que bem, identifique o motivo de se sentir assim, tente conversar e resolver, mas, caso não funcione, termine."

As Guardiãs Elementais é uma leitura deliciosa, envolvente e que deixa um quentinho no coração. Mostrando situações corriqueiras de adolescentes, o Erick nos apresenta uma história com um toque mágico e traz personagens se encontrando e tendo a missão de manter o equilíbrio do mundo. Espero, de coração, que possamos ter mais livros com essas personagens e que elas vivam aventuras recheadas de ação. 

Beijos da Lice

6 comentários:

  1. O livro tem uma história incrível, com bons temas, gosto muito de leitura calma, gostei muito das personagens elas são encantadoras, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu adoro essa temática é bem interessante :) vou colocar na lista de leitura

    ResponderExcluir
  3. Que tema interessante, gostei da ideia de leitura e meio esta nostalgia de lembrar da estória do avó no inicio do livro que vocÊ colocou da aquela ideia de volta no tempo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice, tudo bem? Já tinha ouvido falar dele mas não o acompanho. Acho legal abrirmos espaço no mercado editorial para novos talentos, ainda mais quando trazem histórias assim tão diferentes. Geralmente quando vamos ler fantasia esperamos muita ação, reviravoltas e surpresas no decorrer da história. Mas leituras lineares também têm seu brilho concorda? Fico feliz que tenha sentido um quentinho no coração ao finalizar o livro. Amei a edição está lindíssima! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Parece um livro para se descontrair, gostei do livro, adoraria ler! Já anotei aqui o título!

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, gostei de conhecer o livro e sua opinião sobre ele. Essa capa está perfeita!

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras