16/07/2021

Sombra e Ossos: o que achei da série de fantasia da Netflix?


Hey amores, tudo bem?

Um tempo atrás postei a resenha do livro Sombra e Ossos, e inclusive falei que li para poder assistir a primeira temporada da série produzida pela Netflix. E hoje chegou o momento de conversar com vocês a respeito do que achei da série.


Na série vamos conhecer Alina Starkov, uma jovem órfã que trabalha como cartógrafa no exército do rei.
O seu país está dividido em dois por conta da dobra das sombras, que é ocupada por seres terríveis, os volcras.

Quando o melhor amigo de Alina, Maly, é designado em uma missão que envolve atravessar a dobra, ela dá um jeito de se colocar junto na missão.
É assim que após o navio deles ser atacado pelos volcras, ela acaba despertando um poder que estava guardado dentro de si.

Alina descobre que é uma grisha (pessoas com um tipo de poder). Ela é uma Conjuradora do Sol, a única existente, e a pessoa capaz de unificar o país novamente, acabando com a dobra.
Só que agora, além de tentar dominar seu poder, Alina terá que lidar com ladrões e inimigos que tentarão matá-la.


Logo de cara já temos algumas diferenças bem notáveis entre o livro e a série. Na adaptação da Netflix, a Alina está claramente apaixonada pelo Maly e se enfia na missão para não ficar longe dele, ou seja, ela é movida pelos seus sentimentos.
Na série, o Maly até demonstra algum interesse na Alina, o que no livro era o total oposto, então esse foi um ponto que achei positivo. A Alina e o Maly da série são super shippáveis.

Um personagem que roubou meu coração nessa adaptação foi o Darkling, o Conjurador das Sombras. Ele é o grisha mais poderoso e vai ser o responsável por tomar conta da Alina e guiá-la dentro do palácio para o qual ela é levada. O Darkling é tão atencioso e carinhoso com a Alina, que os suspiros foram inevitáveis, mesmo eu sabendo o que viria a seguir. É quase impossível não shippar os dois, visto que há uma química interessante entre eles.


Enquanto no livro achei bem morna a tentativa de triângulo amoroso (não shippei ela com nenhum dos dois), na série ela funciona muito bem, principalmente por conta das reviravoltas, que nos fazem surtar e passar a ficar com raiva de certo Conjurador das Sombras.

Preciso destacar a atuação do Ben Barnes, que soube seduzir os telespectadores e depois estraçalhar qualquer sentimento dos mesmos.


Em paralelo ao que está ocorrendo com Alina, vamos entrar em contato com moradores do outro lado da dobra, mas especificamente com os Corvos, que é um grupo composto por: Kaz, Inej e Jesper. Eles trabalham com coisas ilícitas e vão se embrenhar na missão de encontrar Alina e sequestrá-la.
Os Corvos fazem parte da duologia Six of Crows da mesma autora de Sombra e Ossos, mas como não li a obra ainda, não sabia o que esperar deles.

Foi bem diferente ir conhecendo os Corvos, já que no primeiro livro da Trilogia Grishaverso eles não aparecem em momento algum. O roteiro conseguiu inserir esses personagens em cenas da Alina que existem no livro, então foi bem interessante a forma como mesclou ambas as obras da autora. Além de que o foco não fica apenas na Alina e suas questões, todo um outro lado é explorado. 


Outra coisa que preciso destacar é o enredo construído para os personagens secundários. Suas histórias foram bem exploradas, o que nos faz ficar apegados a eles.
O melhor casal ever é a Nina e o Matthias. Eles possuem uma relação pautada pelo ódio, por serem inimigos, mas um sentimento vai nascer em meio a isso. Eu chorei com os dois, então isso já exlica muito.


Os últimos episódios da série são super eletrizantes e me deixaram com o coração na boca. O desfecho é de arrebentar com tudo e não vejo a hora da segunda temporada chegar. Sim, a segunda temporada já foi confirmada pela Netflix e em breve deve estar entre nós.

Em resumo, foi uma série que prendeu a minha atenção e rendeu ótimos momentos em frente à televisão. Uma obra com ação, suspense e um toque de romance. É claro que não é uma adaptação fiel, mas a mescla entre Sombra e Ossos e Six of Crows conseguiu deixar o enredo maravilhoso! Amei e amei!

Vocês já assistiram Sombra e Ossos? Se sim, o que acharam?

Beijos da Lice

7 comentários:

  1. Oie
    Não li o livro, mas fiquei interessada na série, já gostei do enredo e acho que vou gostar.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Pra ser sincera na primeira vez que comecei a assistir acabei desistindo porque achei meio cansativa no início, daí me falaram da série e dei uma segunda chance, e aí posso dizer que me apaixonei pela série, esperando uma segunda temporada!

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu adorei a sugestão 🙂 a história parece ser bem interessante, estou bem curiosa para conferir

    ResponderExcluir
  4. Ainda não assisti a série, mais achei ela bem legal, é bom quando assistimos algo e que nos prende a tv, mais fiquei bastante curiosa pra assistir, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito da temática com fantasia, mas a história entre os dois é legal...
    E se ela prendeu sua atenção deve ser boa

    ResponderExcluir
  6. Não li o livro ainda, a série eu assisti e me prendeu do início ao fim estou ansiosa pela próxima temporada haha

    ResponderExcluir
  7. Acredita que so assisti o primeiro episodio? Quero sentar e assistir de nvoo

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras