14/05/2021

[Resenha] Eleanor e Park - Rainbow Rowell

Olá amores, tudo bem?

Finalmente me rendi à escrita da Rainbow e embarquei na leitura de Eleanor e Park, que acabou sendo uma delícia de livro!

Eleanor e Park
Autora: Rainbow Rowell
Páginas: 398
Editora: Seguinte
Onde comprar: Amazon
Nota:  
*Livro cedido em parceria pelo NetGalley
SINOPSE: 
Eleanor é nova na cidade. Com roupas inusitadas, cachos ruivos indomáveis e uma família problemática, ela sente que nunca vai conseguir se encaixar.
Park senta sozinho no ônibus da escola. Sempre de camiseta preta, fones de ouvido e a cabeça enfiada num livro, acha que consegue passar despercebido.
Mas não para Eleanor.
Aos poucos, entre fitas cassetes gravadas, pilhas de histórias em quadrinhos e conversas até tarde da noite, Eleanor e Park se apaixonam.
Narrada durante o ano letivo de 1986, essa é a história de dois jovens de dezesseis anos que, mesmo sabendo que o primeiro amor quase nunca é para sempre, têm coragem e esperança suficientes para tentar.
Eleanor acabou de se mudar para uma nova cidade. Depois de um tempo morando longe da mãe, dos irmãos e do padrasto, ela está de volta a uma realidade que é difícil e angustiante.
Como a menina nova no colégio, sendo gorda, tendo os cabelos cacheados e ruivos, além de suas roupas "diferentes", Eleanor não consegue se inserir.

"Nunca sentia que se encaixava em lugar nenhum, a não ser quando estava deitada na própria cama, fingindo ser outra pessoa."

Logo no primeiro dia no ônibus, ela percebe que todos possuem seus grupos e assim acaba sentada perto do único que lhe dá espaço para isso. É assim que Eleanor passa a dividir o banco do ônibus com Park, e aos poucos eles compartilham fones de ouvido, livros e conversas.

"Na vida, as coisas acontecem por certos motivos. As pessoas fazem sentido. Mas não na minha. Ninguém na minha vida faz sentido."

Park não é um jovem popular no colégio, mas também não é perseguido pelos populares. A família dele é amistosa, apesar de Park ter certa dificuldade na relação com o pai.
Quando Eleanor surge, ela é tudo que ele não queria ao seu lado, porém a paixão acaba pegando seu coração.


Essa foi uma leitura que me prendeu do início ao fim. Vamos entendendo todos os fatos da vida de Eleanor aos poucos, o que foi bem interessante. Não sabemos de cara o motivo concreto dela ter ficado um tempo afastada da convivência da mãe e irmãos, mas ao presenciarmos o quanto a relação dela com o padrasto é péssima, já podemos supor.

Eleanor é o tipo de protagonista com quem nos identificamos. Ela parece não se encaixar no mundo e traz muitas questões na cabecinha dela.
O lar em que ela vive é extremamente ruim, sufocando quem está lendo e vendo de perto tudo que ela tem que passar. Na escola, a situação não é diferente, Eleanor é alvo de piadinhas.

"Ela não sabia que havia coisas piores que egoísmo."

Park, por sua vez, tem uma família estruturada, mas parece que ele nunca consegue agradar o pai, o que acaba fazendo a relação dos dois ser, de certa forma, estremecida em alguns momentos.
No início, Park queria ficar longe de Eleanor, mas ela tem uma certa aura de mistério que acaba despertando a atenção dele.

O romance entre os dois acontece aos poucos, sendo marcado por pequenas conversas e momentos em que trocam confidências. A música e os livros são parte fundamental na história deles, pois é através disso que ambos conversam.
Eleanor vai acabar vendo em Park um alívio para a sua rotina conturbada com sua família. É ao lado dele que tudo fica mais leve, quase normal.

"Se a pessoa não conseguia salvar a própria vida, essa vida merecia ser salva?"

Trazendo uma história sensível, com dramas adolescentes pertinentes e temas interessantes, Eleanor e Park nos faz refletir sobre algumas coisas. O final, confesso, me deixou com um pouco de raiva ao finalizar a leitura, mas depois compreendi melhor as decisões dos personagens e o que a autora quis mostrar. A vida, definitivamente, não é um conto de fadas, e a de Eleanor, principalmente, está longe disso.

Beijos da Lice

6 comentários:

  1. Um leitura que nos faz conhecer um pouco mais dos conflitos dos adolescentes , o final de sua resenha me deixo bastante interessada a fazer está leitura, pois realmente a vida não é um conto de fadas e nem toda história tem que ter um final feliz.

    ResponderExcluir
  2. O livro tem uma história que traz reflexões, traz situações que são vividas por adolescentes, o livro é bem escrito e foi muito desenvolvido, achei Eleanor e Park um casal fofo, gostei bastante do livro, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu adorei a resenha. É um livro muito bem escrito, a leitura flui com facilidade a autora é maravilhosa

    ResponderExcluir
  4. Opa! Ja adorei a resenha! Fiquei curiosa para ler

    ResponderExcluir
  5. Uma história cativante e essa apresentação da estrutura familiar ajuda demais a entender a personalidade dos personagens

    ResponderExcluir
  6. Olá?

    Adorei a resenha e pelo que você escreveu achei uma ótima indicação;
    Bjs

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras