10/05/2021

[Resenha] Apague a luz se for chorar - Fabiane Guimarães

Olá amores, tudo bem?

Esta foi uma das minhas primeiras leituras desse mês e estou aqui para trazer a resenha para vocês. Espero que gostem de conhecer!

Apague a luz se for chorar
Autora: Fabiane Guimarães
Páginas: 176
Editora: Alfaguara
Onde comprar: Amazon
Nota:  
*Livro cedido em parceria pelo NetGalley
SINOPSE: 
Cecília não sabe muito bem o que fazer com a própria vida. Depois de mudar de Brasília para o Rio de Janeiro, a jovem ainda não conseguiu encontrar um emprego nem organizar seu futuro.
João, pai solteiro de uma criança com paralisia cerebral, tenta levar a vida em Brasília como pode. Trabalha como veterinário na capital federal durante o dia e procura formas de ganhar mais dinheiro à noite ― o objetivo é juntar quantia suficiente para bancar um tratamento experimental para o filho.
Quando os pais de Cecília morrem, ela é forçada a voltar para a pequena cidade de sua infância, onde eles ainda moravam. Mas uma dúvida começa a atormentá-la: a possibilidade de que eles foram assassinados. E João, desesperado por mais recursos, começa a se aventurar por trabalhos pouco recomendáveis.
Ao cruzar suas histórias, Fabiane Guimarães cria um suspense impactante sobre o que significa ser parte de uma família, e os limites que estamos dispostos a ultrapassar para mantê-la.
Os pais de Cecília acabaram de morrer. Com isso, a jovem que não estava com sua vida organizada no Rio de Janeiro, é obrigada a voltar para Brasília, para realizar o funeral.
Quando chega à cidade onde os pais dela estavam morando, uma suposição passa a pairar sobre Cecília após algumas conversas com a vizinha: será que os pais foram assassinados? 

"Eu fazia as vezes de detetive, mas só era um cachorrinho exausto perseguindo o próprio rabo."

Em paralelo vamos conhecer João, um pai solteiro que lida com o filho que tem paralisia cerebral. Ele trabalha como veterinário, basicamente ceifando as vidas de animais que não são adotados, enquanto tenta juntar dinheiro por fora, para tentar realizar um tratamento experimental no filho.

"A gente se acostuma com a crueldade do fim."

Duas vidas completamente distintas, que em algum momento irão se cruzar. O que unirá o destino de Cecília e João?


Comecei essa leitura sem saber o que esperar, mas desde o início fui fisgada pela escrita da Fabiane e por seus personagens.
Os pais de Cecília morreram juntos, o que seria lindo, se não fosse a possibilidade de algo ter acontecido a ambos.

"Porque a falta de amor só fere mesmo a quem o nega."

Vamos junto com a Cecília descobrir fatos sobre a vida dos pais que ela não fazia ideia, e foi muito bacana ir desvendando isso, ver a concepção de "família perfeita" dela ir se desfazendo.
Alguns fatos foram realmente surpreendentes e me fizeram sentir na pele as indagações da Cecília.

Enquanto a história da Cecília traz um lado emocional forte, a do João me fez ficar com um certo receio dele em alguns momentos.
Ele não se encaixa em um mocinho, acho que está longe disso, mas os pensamentos dele são bem reais, mesmo soando incômodos. Muitas vezes João enxerga o filho como um fardo pesado demais para ser carregado, no entanto, ele continua tentando formas de buscar um tratamento para ele. 
É angustiante ver esses pensamentos conflitantes do João em relação ao filho.

"No final, estamos sozinhos. No final, é só você e você mesmo."

Com um enredo que se entrelaça em um determinado momento, Apague a luz se for chorar nos traz certo mistério, ao mesmo tempo que nos permite reflexões e indagações a respeito do ser humano e do que ele esconde em seu íntimo. São apresentados personagens reais e uma narrativa que é, acima de tudo, leve, e que nos transporta para o que a Fabiane quer contar de forma natural.

Beijos da Lice

12 comentários:

  1. O livro nos faz ver a impotência diante da vida, a história é um drama e mistério, confesso que fiquei intrigada com a morte dos pais dela, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este livro e a tua resenha me deixou muito curiosa sobre a história, parece ser um ótimo suspense pelo que descrevestes.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar do livro "Apague a Luz se for chorar" mas confesso que fiquei bem curiosa depois de ler a sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oi
    É um livro maravilhoso e de autor nacional, história ótima com suspense e drama..

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua resenha sobre Apague a Luz se For Chorar. Adoro livros que trazem mistério e reflexões. Vou comprar!

    ResponderExcluir
  6. Um livro com muita reflexão, gostei da história, aliás amo livros desse tipo!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas bem interessante essas reflexões que ele trás. Fiquei curiosa para ler

    ResponderExcluir
  8. Parece ser uma leitura muito boa! Eu gostei muito da sinopse.

    ResponderExcluir
  9. Oie minha linda! Otima dica que nos traz com esse livro. Apesar da maioria das pesssoas nao achar o mesmo, gosto muito de personagens bem reais. Joao me parece um assim, mas acho que ficaria incomodada com os pensamentos dele sobre o filho e desconfortavel com a eutanasia dos animais.

    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫

    ResponderExcluir
  10. Olá querida, sinceramente não conhecia o livro "Apague a luz se for chorar", mas admito que pela sinopse o enredo nos faz pensar sobre a importância da família e até onde estamos dispostos a ir por ela.

    ResponderExcluir
  11. Olá!Você iniciou o mês com leitura bem intensa,Achei bem interessante o livro
    "Apague a luz se for chorar"título forte e sensível.
    Para João que é pai solteiro de uma criança com paralisia cerebral não é uma tarefa fácil,pois para nós mães com todo nosso amor já é difícil lidar,requer muito amor,luta e enfrentamos desafios que só quem passa por esta situação sabe,eu mesma enfrentei esta situação com meu terceiro filho que tinha paralisia cerebral,faleceu aos oito anos,mas foi muito amado e me dediquei com muito carinho.
    Fiquei super curiosa para ler esta história e saber como foi toda trajetória com João e seu filhinho,quero muito saber sobre o destino de Cecília e João,mistérios e reflexões,uma excelente leitura.Obrigada por indicar!Excelente resenha.Bjs

    ResponderExcluir
  12. Que coisa mais linda! Do título ao fim do seu post. Eu gostei bastante do mote e vou separar aqui porque fiquei pensando que isso daria uma linda adaptação para cinema.

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras