29/04/2021

[Resenha] Pisando em Nuvens - Iris Figueiredo

Olá amores, tudo bem?

Semana passada trouxe a resenha de Céu sem Estrelas, que foi um livro que amei. Agora trago de um conto que se passa no mesmo universo.

Pisando em Nuvens
Autora: Iris Figueiredo
Páginas: 53
Editora: Seguinte
Onde comprar: Amazon
Nota: 
*E-book cedido pela editora pelo NetGalley
SINOPSE: 

Taís foi aprovada na faculdade. Mas a decisão de se matricular vai ser mais difícil do que esperava…
Quando Taís vê seu nome entre os aprovados no vestibular de enfermagem, mal consegue acreditar. Ela sempre quis estudar numa universidade pública e se esforçou muito durante o último ano para isso. O problema? Ela foi aceita em sua segunda opção, um campus que fica em Macaé, bem distante de sua casa em São Gonçalo.
Como seus pais não têm condições de mantê-la sozinha em outra cidade, Taís sabe que as chances de cursar a faculdade são praticamente nulas. Sem saber como reagir ao resultado e temendo decepcionar a família (em especial a avó), ela corre para seu porto seguro: Rafaela. Mas a reação da namorada de Taís pode ser bem diferente do que ela imaginava…
Taís é uma jovem que sempre se dedicou para passar em enfermagem. Quando finalmente sai a lista do vestibular e ela vê que foi aprovada, a felicidade é instantânea. Só que depois vem o choque de realidade. Taís foi aprovada na sua segunda opção, em um universidade que fica distante da sua casa e onde ela não pode se bancar.

"Foi como ir do céu ao inferno em segundos."

Todo o sonho da jovem se desfaz em questões de segundos e ela sabe que as chances de perder essa oportunidade são grandes.
Ao contar para a namorada sobre a novidade, mas uma decepção a corrói. Rafaela não tem uma reação tão positiva, algo que Taís não imaginava.

"Trocamos um sorriso exausto, porque viver era uma grande jornada, e às vezes ficávamos cansadas."

Só que a família de Taís não é de desistir fácil das coisas e ela terá muitas pessoas dispostas a lhe ajudar. Será que essa disposição será o suficiente?


Que conto delicinha! Se passando no mesmo universo de Céu sem Estrelas, vamos nos deparar com Taís, uma jovem preta, de classe econômica baixa e LGBTQIA+. A representatividade que essa mulher traz com si é imensa. O grande sonho dela sempre foi passar em universidade pública, mas ela vai ver seu sonho escorrendo pelos dedos por falta de condição financeira para se mudar para a cidade do seu campus.
O dilema da Taís é o mesmo que muitos jovens brasileiros passam, então é quase impossível não se sentir representado por ela.

"Quem a gente ama sempre vai ter um lugar especial no nosso coração, e lugares nunca vão embora, eles sempre estão ali, por mais que os anos passem."

Além de vermos a jornada da Taís em relação ao seu sonho, vamos presenciar o estremecimento do seu relacionamento por conta da Rafaela não a apoiar. Confesso que fiquei com uma raivinha da Rafaela, porque ela acaba pensando apenas nela, esquecendo os desejos da Taís.
A autora também relata um pouco das dificuldades que as duas enfrentaram e ainda enfrentam no relacionamento.

Mais uma vez a família é o ponto alto aqui. A avó da Taís, juntamente com seus pais, vão se esforçar para vê-la cursando o que sempre desejou. É lindo ver esse apoio familiar em uma situação como essa. Já passei por algo parecido e afirmo: ter essa base é fundamental.

"Eu queria ter o direito de sentir toda a intensidade do que estava vivendo  desde a parte boa até a ruim."

Pisando em Nuvens é uma leitura rápida, mas que traz temas legais e nos faz refletir. Taís vai ver sua vida mudando da noite para o dia com a sua aprovação e precisará tomar decisões difíceis para alcançar algo que sempre sonhou. Leiam, vale muito a pena!

Beijos da Lice

8 comentários:

  1. Na vida real existem muitas pessoas passando pela situação da Tais, pessoas passam para a universidade mais não tem condição financeira, mais a história nos faz refletir que não podemos desistir, bjs.

    ResponderExcluir

  2. Gostei da poesia de "lugares nunca vão embora". Realmente! Há lugares em mim que sempre estão aqui. Levo pra esse lado mesmo e não para o físico. Na hora em que li essa frase, ela me tocou nesse lugar mais poético. Só nós sabemos os abismos que temos dentro de nós.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro bem interessante e actual. Tais é uma de tantas meninas que sonham tirar um curso superior e por circunstâncias alheias a elas não podem.

    ResponderExcluir
  4. Olá, estudei em uma universidade pública de São Paulo e foi com muito esforço que consegui me formar.
    Foi fácil me identificar com a personagem, obg pela indicação.

    ResponderExcluir
  5. O assunto do livro é muito bom para reflexão, muitas pessoas hoje em dia passam pelo mesmo problema, gostei, quero ler esse livro!

    ResponderExcluir
  6. Que livro interessante! Conheço muitas pessoas que que passam pelo dilema de tais. As vezes quem a gente mais acha que vai apoiar tem uma reação adversá o que torna nossa decisão mais difícil.

    ResponderExcluir
  7. Que história interessante! Muita gente passa por essa situação e é mais comum que imaginamos. Vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi linda! A historia parece ser bem interessante e suas resenhas estao me fazendo despertar interesse pela escritora. Gosto de personagens fortes e cheias de representatividade, por isso, iria amar esse ebook.


    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras