12/04/2021

[Resenha] A História de Malala Yousafzai - Joan Marie Galat

Olá pessoal, tudo bem?

Vocês conhecem a história da Malala? Se não conhecem ou se apenas já viram uma coisa ou outra, continuem lendo esse post, garanto que vão gostar! 

A História de Malala Yousafzai
Coleção: Inspirando Novos Leitores
Autora: Joan Marie Galat
Páginas: 64
Editora: Astral Cultural
Onde comprar: Amazon
Nota
*Livro cedido em parceria pela editora
SINOPSE: 
Malala Yousafzai era apenas uma criança quando se tornou uma ativista corajosa. Antes de lutar bravamente pelo direito das meninas de poder estudar, ela era uma garota doce e atenciosa, que gostava de ir à escola, de brincar com os vizinhos e os irmãos e, como toda criança, de sonhar acordada. Aos dez anos, Malala, uma das melhores alunas de sua turma, foi impedida de estudar – ela e todas as meninas da região onde morava. Mas ela não deixou que isso a impedisse. Com a força de sua voz, provou que até mesmo uma criança pode ajudar a mudar o mundo. Descubra como Malala defendeu a igualdade de direitos e se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.
Com o intuito de fazer os novos leitores conhecerem a história de figuras importantes no mundo, a Astral Cultural lançou a Coleção - Inspirando Novos Leitores e o primeiro livro nos apresenta a história da Malala.

Malala Yousafzai teve que lidar com as intempéries da vida desde muito nova. Aos onze anos, a garota já não conseguia ir à escola, visto que o Talibã havia criado algumas leis na cidade em que ela morava, inclusive uma que proibia as meninas de frequentarem o colégio.

Relatando fatos desde o nascimento de Malala, nesse livro vamos acompanhar os acontecimentos mais marcantes de sua vida e entender a partir de qual momento o ativismo aflorou dentro dela.
Os pais de Malala sempre priorizaram a educação na vida da jovem, então quando estudar se tornou algo inseguro, veio o primeiro start de que algo não estava certo. Foi assim que Malala começou a escrever sobre o que acontecia no Paquistão sob o domínio do Talibã e, consequentemente, ganhou voz no mundo, chegando a ganhar o Prêmio Nobel da Paz aos 17 anos.


Confesso que eu conhecia apenas o básico sobre a vida da Malala, então essa obra acabou sendo um deleite e me instigando a ler mais coisas sobre a jovem.
Trazendo uma linguagem simples e de fácil compreensão, esse é um livro que toca a alma de quem o lê.

"Ela ficou imaginando se havia um jeito de todos serem tratados com igualdade."

Malala poderia ter dois outros nomes: inspiração e força, porque é isso que ela transborda com suas atitudes.
Ela nunca teve medo de se expor, e por isso quase perdeu a vida, mas não parou de lutar pela defesa da educação e pela igualdade de direitos entre as mulheres e os homens.

Essa edição traz várias ilustrações e ao final de cada capítulo tem um organograma mostrando os principais acontecimentos de acordo com os anos. Isso faz com que o leitor tenha um resumo a cada capítulo, o que é sensacional.
Outra coisa que gostei foram os questionamentos que são feitos no decorrer da história. Para as crianças, principalmente, são coisas que as farão refletir sobre a vida, o que será ótimo para criar um instinto indagador.

"Eu sei a importância da educação porque minhas canetas e meus livros foram tirados de mim à força."

Perfeito para ser debatido dentro de sala de aula, A História de Malala Yousafzai é uma leitura incrível e que acrescenta muito na vida de quem o lê. Um livro que proporciona reflexões e nos dá uma aula sobre lutar pelos nossos direitos. Malala é mais do que uma ativista, ela é uma das pessoas mais inspiradoras que já tive o prazer de ler a respeito. Apenas leiam e, de preferência, releiam junto com uma criança.

Beijos da Lice

15 comentários:

  1. Sinceramente não a conhecia, e depois de tudo que li aqui, agora quero saber mais, obrigada pela indicação, já está na minha lista!

    ResponderExcluir
  2. Que livro inspirador. Não sabia dessa nova versão. Tenho a biografia dela, mas ainda não li. Quem sabe leio esse ano, pois sua resenha me inspirou bastante.

    Beijos,
    Paloma Viricio💫💙

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler o livro da Malala Yousafzai, eu amo histórias de mulheres fortes e lutadoras. Obrigado por compartilhar esse novo livro estou sempre por aqui de olho nas novidades. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Malala é uma inspiração para qualquer pessoa. De uma coragem e determinação sem igual.

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice, tudo bem?
    Eu também só conheço da vida dela o que li em algumas resenhas dos livros que já foram publicados e de algumas matérias que eu li. Dá um aperto muito grande no coração saber pelo o que ela passou e pelo o que muitas ainda passam. Uma história linda, inspiradora e que nos traz grandes lições. Sua resenha ficou ótima!!! Dica amais do que anotada.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  6. Malala é um exemplo de superação e gosto muito do trabalho que ela faz! Mesmo nos tempos de hoje existem meninas que não podem estudar e isso é um grande absurdo.

    ResponderExcluir
  7. Ontem minha filha recebeu como sugestão de leitura essa história e vi como ela ficou empolgada em querer ser mais e fazer mais, sabe?
    Hoje encontrei tua resenha e gostei muito. Obrigada por compartilhar. beijos

    ResponderExcluir
  8. Você já sabe que eu amo ler, e toda vez que leio uma nova resenha sua a minha lista só aumenta. Adorei o livro de hoje, achei muito interessante!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Alice,
    Eu sabia muito pouco sobre essa menina inspiradora e agora ao ler seu post fiquei sabendo um pouco mais. Achei ótima a iniciativa da Astral Cultural de lançar essa coleção para que os leitores possam conhecer a história de pessoas importantes como a Malala. Obrigada pela recomendação!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Um livro de biografia para novos leitores com uma leitura leve. O personagem se identifica muito comigo quando eu era menina, uma leitura incrível que valeu a pena ler até o fim.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu já li Malala e adorei! Essa menina me inspira muito! Parabéns pelo post e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  12. Oi Alice, tudo bem? Nunca me aprofundei sobre a história de vida dela mas pelo pouco que sei é uma pessoa inspiradora e que mudou muitas coisas por onde passou. Ganhei um livro dela recentemente mas ainda não tive oportunidade de ler. Acredito que não há idade certa para fazer a diferença, para lugar pelos nossos ideais e por aquilo que defendemos ser o certo concorda? Quanto a essa edição gostei muito. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Eu quero muito ler esse livro da malala, acho ela um referência e inaoiracaot a outras mulheres. Amei a resenha, beijos

    ResponderExcluir
  14. esta jovem ja é uma inspiração mesmo ante do livro ela lutou muito pela igualdade e pelos direitos das cianças. este livro vais trazer ainda mais inspiração para o mundo e para mudar mentes, é o que precismos, de livros como este que nos inspiam a mudar mentes.

    obrigado

    beijos grandes

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    lembro de ver muito falar sobre ela e até em jornais. É tudo tão triste por que esse grupos terroristas vivem um clico sem fim. Mais triste ainda é o talibã tratar as mulheres dessa forma e usar os textos islamicos para fazer tais atos

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras