09/12/2020

[Resenha] Depois do Sim - Taylor Jenkins Reid

Olá amores, tudo bem?

Hoje é dia de trazer a resenha de um lançamento da Taylor. Este é o segundo livro dela que leio e mais uma vez saí da história completamente encantada e apaixonada!

Depois do Sim
Autora: Taylor Jenkins Reid
Páginas: 320
Editora: Paralela
Onde comprar: Amazon
Nota: 
*Livro cedido em parceria pela editora

SINOPSE:
Após onze anos de casamento, Lauren e Ryan chegam à triste conclusão de que não estão felizes juntos.
Esse poderia ser o fim, mas para os dois é só o começo. Eles vão passar por um ano diferente de tudo aquilo que já viveram, no qual aprenderão muito mais sobre si mesmos do que seriam capazes de imaginar.
Depois do sim é uma história sobre o que acontece quando a paixão parece não estar mais lá. Sobre as várias facetas do amor. Sobre aprender a mantê-lo, perdê-lo, redescobri-lo e aceitá-lo como ele é. Acima de tudo, é a história de um casal preso nas armadilhas de seus hábitos e manias, mas disposto a buscar um novo e inusitado caminho para fazer dar certo.
Lauren e Ryan estão casados há onze anos. Depois de todo esse tempo juntos, o casal não se encontra feliz na relação.
É assim que eles optam por ficar um ano separados, sem se falar, com o propósito de verem o que acontecerá nesse meio tempo, e tentarem, quem sabe, reatar o casamento após esse ano.

"Estamos brigando porque não sabemos o que fazer para ser felizes. Estamos brigando porque não estamos felizes. Estamos brigando porque não fazemos mais o outro feliz."

Enquanto redescobre a vida depois de tanto tempo junto com alguém, Lauren também vai enxergar as coisas que a fizeram chegar a tal ponto com Ryan.
A mulher de quase 30 anos terá tempo para descobrir o que lhe agrada, aproveitar mais a família e amigos, se encontrar.


Lauren demorou tempo demais para admitir para si mesma que não estava feliz no casamento. No início do livro temos uma retrospectiva mostrando como Lauren e Ryan se conheceram e o que aconteceu de importante nos últimos onze anos. Logo nos primeiros capítulos fica nítido que as pequenas brigas foram o estopim dessa relação.

"Se você ficar casada por um determinado número de anos felizes e depois decidir que não quer continuar assim e decide ser feliz com outra pessoa, ou fazendo outra coisa, não é um fracasso. É a vida, só isso."

O tempo separados seria uma forma de Lauren perceber que não conseguiria viver sem o marido, mas não é isso acontece. A jornada da Lauren é encantadora pela forma como ela vai constatar o prazer que é estar consigo mesma em algumas ocasiões, que ela não precisa se preocupar com as imposições da sociedade, que nem sempre um casamento é para sempre e está tudo bem.

Narrado por Lauren, vemos como o relacionamento foi se desgastando aos poucos. O principal problema de Lauren e Ryan foi a falta de diálogo. O casal não conversou sobre as pequenas coisas que os incomodavam.
Você pode ler esta obra e pensar: "os problemas deles são bobos e tolos", mas a questão primordial é perceber como os "problemas bobos e tolos" podem significar o fim de um relacionamento. Como não externalizar seus pensamentos e sentimentos pode corroborar para um desgaste emocional.

"Talvez precisar de alguém não signifique ser incapaz de viver sem ele. Talvez precisar de alguém signifique que essa pessoa torna nossa vida mais fácil."

A relação da Lauren com a família é linda. Ela tem dois irmãos, uma mãe coruja e uma avó sábia. Todos os familiares de Lauren estão dispostos a apoiá-la, mesmo que discordem dela em algum momento. Eles são o retrato de toda família que possui suas questões, mas que não deixam de estar ao lado dos seus.

Mais uma vez a escrita da Taylor é certeira. A autora consegue escrever personagens verossímeis, que fazem o leitor se identificar com cada problema colocado em pauta. Lauren traz consigo as dúvidas, os medos e as inseguranças. Porém, através dela, também percebemos como é possível superar cada coisinha dessa.
A principal mensagem desse livro, para mim, foi a seguinte: você pode viver sem alguém, mas você precisa decidir se quer viver sem alguém. Poder e querer são coisas distintas e qualquer relação vai passar por essas duas palavrinhas.

"Só porque dá para levar a vida sem uma pessoa não significa que a gente queira isso."

Depois do Sim nos mostra a realidade após o "felizes para sempre". Um livro que nos emociona, faz gargalhar e principalmente refletir. Lauren e Ryan estão passando por um percalço no casamento, o que pode significar o fim. Os dois vão ter tempo para se redescobrir e precisarão tomar decisões difíceis. Existem caminhos mais leves, porém eles nem sempre trarão a felicidade. O amor é a parte boa, as dificuldades só aparecem depois do sim...

Beijos da Lice

3 comentários:

  1. Gosto de enredos que exploram as relações e suas entrelinhas, sem se apegar apenas ao lado bom das coisas como se fosse um conto de fadas. Achei bem interessante a autora partir desse tempo que o casal se deu pra mostrar o que os levou a eles e então preparar o desfecho. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  2. Ah...mais um livro maravilhoso que você traz como dica para nós.
    Eu acho que iria amar esse romance, me emocionar com a trajetória da protagonista. Em primeiro lugar é se amar.
    Beijos,
    Paloma Viricio

    ResponderExcluir
  3. Olá!Achei incrível e bem convidativo este livro,uma história que certamente nos trás reflexão,pois existem muitas pessoas que se identificam com Lauren e Ryan,pois a vida depois do sim não é um mar de rosas,são muitos desafios a serem superados,fiquei curiosa pelo desfecho desta história.Bela resenha,grata pela indicação!Bjss

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras