20/11/2020

[Indicação de Leitura] Valek - Juliana Daglio

Olá trevosos, tudo bem?

Recentemente li Valek, da Juliana Daglio, que é o livro I de Novelas Noturnas. E hoje venho compartilhar minha experiência com vocês. O e-book está disponível na Amazon!


Camila Aranha trabalha na redação do jornal Papernews. A jovem nasceu com uma marca de nasceça que se assemelha a uma aranha e cresceu no bordel que a mãe adotiva trabalhava.
Geraldo Padilha, seu chefe, era um cliente assíduo da mãe dela e desde que esta morreu, ele passou a cuidar de Camila com um carinho paternal.

"Como sempre, eram as mulheres que pagavam pela frustração dos homens."

Nos últimos tempos, alguns casos de assassinato tem perturbado a cidade. Homens bêbados foram encontrados estrangulados e com marcas de batom, o que leva a crer que a assassina seja uma mulher.
Camila vai acabar investigando o caso e tendo algumas surpresas no processo...

"Mila via-se num mundo onde tudo o que lhe era tirado e dado, o que lhe era negado e concedido, dependia do alvará de um homem, e não de seus esforços ou erros."

Ela não sabe, mas está sendo observada de perto por Valek, um vampiro. O que uma jornalista e um vampiro teriam em comum? Por que Camila é o centro de tudo?


Esta novela se passa nos anos 60 e a Juliana fez questão de inserir críticas pertinentes a sociedade da época, que tratava as mulheres como simples objetos que os homens podiam dominar. Esse foi um período em que as mulheres não tinham voz e Camila deseja quebrar as regras, começando a assinar suas próprias reportagens, por exemplo.

"Mulheres feridas podiam mesmo enlouquecer. Pessoas feridas demais, machucadas no âmago, criavam seus monstros."

Camila é uma personagem que vamos desvendando aos poucos e confesso que ela me surpreendeu bastante. Ela é uma mulher determinada, que tem como objetivo quebrar estigmas e está disposta a ir fundo naquilo que acredita. Trazendo consigo segredos sobre a sua origem e sobre seu passado recente, todos os pontos da história dela se interligam no momento essencial.

Valek é um vampiro que nasceu no século X, na região da Valáquia. No prólogo é explicado quem eram os pais deles e como foram os primeiros anos de vida do vampiro. No entanto, as informações referentes a sua transformação e o motivo dele vigiar Camila só vão ser desvendados no decorrer da novela.

"Envelhecer deveria ser privilégio dos que não estupravam crianças, e não um prêmio dado também aos maus, aos homens que comandavam a violência."

Adorei o clima de mistério que a Juliana soube criar em relação à Camila e Valek, pois o leitor fica ansioso para saber onde o mundo desses dois se cruza e o que tem por trás de tudo.
Os outros personagens que aparecem são bem trabalhados e todos possuem um papel importante para o desenvolvimento da narrativa. 

A autora inseriu a violência contra as mulheres de forma clara, mostrando como casos de estrupos, violência infantil e doméstica eram arquivados, simplesmente porque os homens eram "poderosos". É triste perceber que casos assim ainda acontecem hoje em dia, que nessas questões evoluímos muito pouco e que homens ricos costumam sair impunes.

"Às vezes a presa necessita de seu algoz para dar sentido à própria existência."

Valek é uma leitura rápida, intensa e viciante. Com vampiros, segredos e assassinatos, a Juliana nos apresenta personagens que não sabemos se são os mocinhos ou os vilões. Nos encantar por eles pode ser perigoso, literalmente... O desfecho me deixou desejando ardentemente o próximo volume. Preciso saber o que irá acontecer com Camila, Valek e companhia...

Beijos da Lice

10 comentários:

  1. Uau... Amei, aquele livro que desperta o desejo de ler, já vai para minha listinha!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha esse livro, o livro tem uma história bastante agradável, histórias com vampiros é muito bom, já fiquei curiosa pelo livro, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não é um estilo de leitura que eu gosto mais menina,cativou minha vontade de ler,vou dar uma olhada na Amazon.

    ResponderExcluir
  4. Opa! Ja adorei a sua resenha ! Ja fiquei curiosa para ler

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu adorei a sugestão de livro é bem interessante 🙂

    ResponderExcluir
  6. Histórias com vampiros são super boas de ler. Eu gosto. ótima indicação e resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi Alice, tudo bem? Vendo "e-book" lembrei dos últimos que baixei e ainda não consegui ler. Bem interessante a história da nossa protagonista e como ela é inserida nesse mistério. Também gostei de ser ambientada em outra época. Acredito que de certa forma traz uma riqueza muito grande de informações se o autor souber trabalhar e fizer uma boa pesquisa. Fiquei aqui curiosa imaginando essa marca de nascença. Ainda mais por ser uma aranha. Sou muito medrosa haha Com certeza olharia de longe. Fiquei pensando... acredito que uma das poucas histórias que conheço com vampiros é Crepúsculo. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua recomendação vou colocar na lista e mesmo uma história assim que procurava já algum tempo.

    ResponderExcluir
  9. Ótima dica , fiquei bastante curiosa com a leitura .

    ResponderExcluir
  10. Ótima dica , fiquei bastante curiosa com a leitura .

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras