21/10/2020

[Resenha] Terremoto e Ruínas - Day Fernandes

Olá amores, tudo bem?

Semana passada ouvi meu primeiro audiobook e a experiência não poderia ter sido mais fantástica. Terremoto e Ruínas da Day Fernandes me prendeu do início ao fim!

Terremoto e Ruínas
Autora: Day Fernandes
Duração do audiobook: 11h 35min
Editora: Storytel
Onde comprar: Storytel
Nota: 
*Audiobook do acervo da blogueira
SINOPSE: 
O mundo da jovem Belinda Saltimore foi tomado pela Praga Obscura, uma doença fatal criada pelos inimigos, os misteriosos Bradacks. Quando seu pai é infectado, Belinda passa a sonhar com assumir o comando do Rosa dos Mares, o navio pirata de sua falecida mãe, e partir em busca da cura. Para isso, ela terá de percorrer terra e mar, em uma viagem emocionante que a fará encarar seus maiores pesadelos — inclusive o de se apaixonar. Uma história que mescla fantasia e aventura, e que fará Belinda questionar tudo o que ela sabia sobre a própria vida.
Belinda Saltimore nunca conheceu a mãe, que morreu em seu parto. Ela cresceu com o pai, Nicolas; e suas irmãs, Cecile e Emily; em Gravin. Desde que o mundo dela foi tomado pela Praga Obscura, e a família vendeu tudo que possuía, Belinda caça para colocar comida na mesa. A situação da família piorou desde que o pai dela acabou acometido pela Praga.

"Eu havia falhado. E todos nós pagávamos o preço quando isso acontecia."

O grande objetivo de Belinda é comandar o Rosa dos Mares, o navio pirata que foi deixado pela sua mãe para ela como herança, e ir atrás de uma cura para a Praga. Porém, quando sua irmã Cecile, vende o Rosa dos Mares e a própria Belinda para piratas Bradacks, os inimigos do seu povo, Belinda não sabe o que será do seu futuro.

"A existência é um ciclo, Bel. Há momentos de coragem, de fraqueza, de dor e de comemoração."

É assim que Belinda parte de Gravin e vai se colocar em várias aventuras, descobrindo verdades sobre os odiosos Bradacks, a Praga Obscura, e até sobre si mesma.
Nem tudo é como Belinda passou a vida acreditando e as descobertas estão apenas começando...




Essa foi minha primeira experiência com um audiobook e não poderia ter escolhido uma história melhor para começar. A Day Fernandes conseguiu escrever um livro cheio de elementos, com ação, fantasia e mistérios na dose certa, o que faz com que o leitor fique imerso na narrativa durante todo tempo e não queira parar de escutar a obra até chegar ao fim.

A narração da Sylvia Salusti foi uma delícia. Ela consegue passar a emoção da história, além de criar uma voz para cada personagem. Pode parecer um detalhe bobo, mas é algo que faz total diferença na experiência.

"Eu podia fazer isso. Podia trabalhar junto com um Bradack, um inimigo jurado, as criaturas que eu aprendera a odiar com tanto fervor, se isso significasse poupar os humanos de um destino mais terrível que a Praga Obscura, mas eu não podia simplesmente abandonar meu pai a própria sorte no processo."

Belinda é uma jovem forte, destemida e ousada. O crescimento dela durante o enredo é impressionante. Ela vai finalmente descobrir quem é e isso é lindo de ver.
A convivência com a tripulação Bradack a fará conhecer outro lado dos seres que aprendeu a temer e odiar. Kai, o capitão do navio, vai conquistando Belinda aos poucos, além de se ver encantado pela jovem humana. 
Kalel e Jane se tornarão algo perto de "amigos" para Belinda; e Labareda, uma salamandra, virará a principal companhia da jovem dentro e fora do navio.
Preciso registar minha raiva em relação a Cecile. Por mim, ela seria jogada no mar para os tubarões.

Junto com Belinda, vamos desvendar alguns mistérios a respeito de Varsa, o continente dos Bradacks. É interessante perceber como criamos uma visão do local no início da história e como isso vai sendo desconstruído no decorrer da leitura.
Varsa é dividida em quatro reinos, com um comandante para cada, mas há anos convive com a ameaça e invasão do Necromante.
A viagem de Belinda tinha o propósito de buscar uma cura para a Praga Obscura e salvar seu pai, mas ela vai acabar se colocando à disposição para ajudar a livrar Varsa do Necromante e seus generais, além de desvendar segredos sobre sua própria existência.

"Monstros, maldições e a escuridão do abismo eram adversários difíceis, mas possíveis de enfrentar, já a traição, não. Eu não poderia lidar com aquilo de novo."

Algumas descobertas de Belinda me deixaram com o coração na mão e fiquei surpreendida com alguns plots. A autora conseguiu colocar as reviravoltas em pontos primordiais, e amei o desfecho que deu para a história. Uma explicação em particular me deixou bem feliz, pois não fugiu do que eu havia pensado a respeito dos personagens.

Temos um romance na obra, que foi desenvolvido no momento certo e me fez suspirar em várias ocasiões, mas confesso que no final do livro acabei shippando outro casal. Um certo personagem, que monta um dragão, acabou fisgando meu coração quando menos esperei. Inclusive, quero mais dele, o quanto antes!

"Eu, inteira por fora, quebrada por dentro. Determinada, mas covarde. Forte e fraca. Duas metades, agora unidas."

Com um universo bem construído, personagens com seus próprios dramas e referências à ACOTAR, Terremoto e Ruínas é uma leitura que você devora em algumas horas. Belinda Saltimore vai finalmente navegar com o Rosa dos Mares, se transformando em uma verdadeira pirata. A jovem queria apenas salvar seu pai, mas o destino vai lhe presentear com revelações bombásticas, novas amizades e até um amor. Ao lado dos Bradacks, Belinda vai achar motivos para a sua existência e sua missão de vida. Ela conseguirá sobreviver aos terremotos e ruínas que a vida preparou para seu caminho?

Beijos da Lice

5 comentários:

  1. Olá! Apaixonada por essa história, aliás eu nunca ouvi um áudio book como foi a experiência? Tô presa no nome rosa das mares,achei lindo como toda a resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei conhecer Belinda e sua força e suas aventuras, tenho que ser honesta com vc, já tentei ouvir um livro e achei super estranho em menos de 5 minutos procurei ele na internet e comprei, mas fico muito feliz que com vc foi o oposto de mim e que foi bem positivo ... Adorei a resenha.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Nunca ou i áudio book, gosto do tradi, ional mesmo. Adoro livros, sentir e folhear. Adorei a história principalmente quando tem reviravoltas.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que áudio book não é bem a minha praia, pois eu acabo me desconcentrando .... Ainda gosto de ter um livro nas mãos ... mas por outro lado, achei bem interessante a história do livro, fiquei com vontade de ler, amo aventuras, fantasia e mistérios ...

    ResponderExcluir
  5. Acredita que nunca peguei um audiobook para ouvir? Gostei de ver sua experiencia. Eu tenho até uns links aqui salvos de alguns que gostaria de ouvir, mas acabo me esquecendo. Quanto a trama eu acho que deve ser muito boa, adoro livros que trazem reviravoltas e nos surpreendem. Amei a postagem e acredito que iria adorar conhecer essa protagonista corajosa! <3
    Beijos,
    Paloma Viricio

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras