03/07/2020

[Resenha] Destinos Quebrados - Sofia Silva

Olá amores tudo bem?

Hoje trago para vocês mais uma resenha de um livro que li durante a #MLI2020. Destinos Quebrados é o terceiro livro da série Quebrados e foi uma leitura emocionante.

Destinos Quebrados
Série Quebrados, Livro III
Autora: Sofia Silva
Páginas: 248
Editora: Valentina
Onde comprar: Amazon
Nota: 
*Livro cedido em parceria com a autora
 Pode ser lido independente
SINOPSE: Há um tempo você disse que todos temos o direito de quebrar, mas se esqueceu de dizer que poucos nos ajudam a colar os cacos que ficam soltos dentro de nós. Após um final de relacionamento amargo, sofrido, rafaela e leonardo seguiram as suas vidas. Ela no brasil e ele em portugal. Embora renomados profissionais, ambos continuam presos a um passado que os atormenta. A questões que ficaram sem resposta. Dez anos depois, são forçados a um reencontro doloroso sem imaginarem que esse momento trará consigo segredos que ficaram enterrados. E, talvez, alguns devessem permanecer por lá. Destinos quebrados é um romance dramático sobre a construção e destruição do amor pelo orgulho e pelo preconceito. Sobre a nossa capacidade de resiliência e perdão. Sofia mais uma vez nos envolve, tira o que há de mais singelo e secreto nos nossos sentimentos e os expõem, no auge da luz do dia, para que possamos enxergar sem nenhuma sombra. Prepare-se para chorar, refletir, se surpreender no melhor livro da série até aqui. Deixe seu destino se entrelaçar ao dos quebrados com a garantia de que era pra ser. Somos quebrados de alguma forma. Somos imperfeitos.
Rafaela sempre foi uma jovem cheia de vida e sonhos. Ela perdeu o pai, que sofria de esquizofrenia, quando ainda era uma criança. A relação com a mãe sempre foi perturbada e ela só podia contar com a irmã.
Com o sonho de mudar sua vida e um dia abrir uma clínica que acolhesse todas as pessoas que sofrem de transtornos mentais e físicos, ela foi estudar em Portugal.

No novo país, Rafaela conheceu Leonardo, um estudante de Doutorado que vivia focado em seus estudos. 
Aos poucos uma relação de amizade nasceu entre eles e logo evoluiu para algo mais. Rafaela era a Flor do jardim de Leonardo.

"Estar com ele foi perceber que eu sempre preferi ser flor, mas a vida me ensinou que as pessoas pisam nelas; já dos espinhos, elas fogem."

Mas, as coisas não deram certos entre os dois. Dez anos depois eles se encontram afastados e Rafaela ainda carrega toda a mágoa que Leonardo lhe causou.
Ela conseguiu abrir a clínica que tanto sonhava e com o propósito de ajudar sua sobrinha, Emília, única sobrevivente de um acidente que matou sua família, ela vai entrar em contato com Leonardo.

Ter Leonardo em sua vida vai reabrir feridas e colocar Rafaela de frente com sentimentos perturbadores. Ela vai conseguir perdoar o que aconteceu no passado?




Este é um livro potente, que vai te destruindo aos poucos. Temos capítulos iniciais que mostram como Rafaela e Leonardo se conheceram, e nos apresentam uma jovem cheia de vida. Não sabemos o que aconteceu para a relação dos dois acabar de uma maneira tão ruim e ir descobrindo isso aos poucos causa certa angústia no leitor.

"Há um tempo você disse que todos temos o direito de quebrar, mas se esqueceu de dizer que poucos nos ajudam a unir os cacos que ficam soltos dentro de nós."

Já conhecemos a Rafaela e o Leonardo dos outros livros da série, mas aqui vamos desnudá-los completamente. Os capítulos intercalados entre os dois e os capítulos do passado, nos fazem entender o que de fato ocorreu com eles.
A Rafaela teve que ser muito forte e ver como ela lidou com tudo que ocorreu a sua volta e superou, é lindo. Ela é o tipo de pessoa que inspira.

O romance vai se desenrolando aos poucos e isso foi um fato que me agradou, pois os dois carregavam mágoas, dúvidas, segredos e ressentimentos. 
Rever os personagens que já apareceram também foi uma delícia, gosto como os fatos são narrados e como o tempo cronológico se cruza dentro da série.

"Amar cura. Amar torna-nos fortes. Amar é tudo que existe na vida."

Mais uma vez a Sofia nos presenteia com uma história sensível que traz temas delicados. A autora abordou a maneira como a Rafaela sofreu ainda na infância por causa do pai e pelo fato da doença dele não ser compreendida. O alcoolismo foi trazido à tona e vamos passear por sentimentos conflitantes como perda, dor e perdão.
A autora ainda traz o abuso sexual infantil através do Cauê e as cenas dele e da Liefde, sua irmã, foram as que mais me destruíram, sem dúvidas. Falar sobre um tema como esse é complicado, mas a Sofia é certeira e mostra como o Cauê vive com seus próprios demônios. Não vejo a hora de conhecer a história dele e saber exatamente todos os tormentos que ele vivenciou.

"Muitas pessoas com doenças mentais preferem não procurar ajuda porque alguns lugares são prisões. Elas já estão aprisionadas pela própria mente, por que não lhes dar liberdade num lugar lindo?"

Com uma narrativa emocionante, fluída e forte, Destinos Quebrados chega para arrancar um pedaço do coração do leitor. Com temas fortes, a Sofia destrinchou toda a dor, sofrimento e angústia dos personagens, o que nos faz querer proteger todos eles do mundo.
Rafaela e Leonardo se afastaram no passado, o destino deles foi quebrado várias vezes e agora eles precisam recomeçar, cuidar das mágoas e quem sabe construir um futuro juntos. O que foi quebrado de maneira tão cruel, poderia ser reconstruído?

Beijos da Lice

6 comentários:

  1. Oi Alice!

    Esse livro parece ser minha história, passei por algo assim no meu antigo relacionamento onde após 5 anos não confio em mais ninguém, gostei de ler a resenha, livro parece ser muito bom, mas ainda não estou preparada para lembrar um pouco do que vive, algo parecido, tenho certeza que como os personagens foram dificil juntas os pedaços para mim é mais ainda. Adoro suas resenhas, são demais e profundas! Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Não acho fácil falar sobre os relacionamentos humanos,por isso achei o tema do livro bem interessante,gosto de personagens que não são perfeitos, que podem nos levar a refletir os nossos próprios posicionamentos,por isso gostei do resumo do livro e fique motivada a ler.bjus.

    ResponderExcluir
  3. Ver a perspectiva de mais de um personagem dentro de um livro é maravilhoso, eu adoro livro assim. Falar sobre abuso infantil em um livro é bastante difícil e gera bastante impacto, gosto de livros que trazem temas que precisam ser abordados na sociedade, pois isso acaba gerando discussões que são essenciais para o tema. Adorei sua resenha!!!

    ResponderExcluir
  4. Querida eu achei muito interessante este livro, pelo que li sua resenha, parabéns muito bem explicada, como sempre amo suas resenhas, beijinhosssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Ola tudo bem.
    Este livro deve ser muito bom devido ao assunto referindo a relacionamento.
    Este com certeza vou marcar para ler em seguida..

    ResponderExcluir
  6. Oi! É uma história bem vida real e que nos aproxima da personagem fazendo com que a gente entenda um pouco mais da história.
    Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras