25/06/2020

[Resenha] Lições Naturais - Leverson Chaves

Olá amores, tudo bem?

Como falei para vocês, estou participando da #MLI2020 e minha segunda leitura da maratona foi Lições Naturais. Espero que gostem de conhecer!

Lições Naturais
Autor: Leverson Chaves
Páginas: 88
Editora: Coerência
Onde comprar: Amazon
Nota: 
*Livro cedido em parceria com o autor
SINOPSE: É impossível separar a história da humanidade da natureza. A saga humana foi, em sua maior parte, percorrida sob montanhas, árvores e estrelas, por meio dos quais obtínhamos ensinamentos e lições profundas enquanto éramos parte do ambiente natural, de modo que a desconexão com a natureza nos últimos séculos nos separou de uma inspiração ímpar, inerente, milenar e profundamente natural. Neste livro, com uma linguagem acessível e poética, o autor expressa algumas de suas próprias reflexões e apresenta respostas obtidas por meio da sua conexão com a natureza. Além das lições aprendidas e das memórias resgatadas, Leverson Chaves expõe sua impressão do mundo ao mesmo tempo em que convida o leitor a buscar a inspiração natural a fim de obter o consolo para todas as suas inquietações e dúvidas, nos fazendo entender que nossa real essência nos é revelada no mundo natural, no qual tudo e todos estão interconectados e todos são autodidatas.
Este é um livro onde o Leverson nos apresenta diversos textos, com temas variados, mas que passeiam pela natureza como foco e possuem uma linguagem poética.
O autor mostra como nós, seres humanos, destruímos aquilo que nos mantém vivos, como poluímos o ar, as águas e os rios.

"As plantas ensinam muitas coisas. As pessoas não gostam de árvores. O silêncio das plantas as incomoda. As pessoas são cegas e admiram sua escuridão."

Com textos sensíveis, somos levados a refletir a respeito de como não sabemos apreciar as pequenas coisas que são colocadas a nossa disposição. É incrível como sentimos a sensibilidade do autor e conseguimos entender as questões que são levantadas por ele.


Além de abordar essas questões naturais, o autor nos faz refletir sobre nós mesmos e nossas atitudes. Quem nós realmente somos? 
É imposssível não questionar várias coisas da sua vida a partir dos textos do Leverson. Durante a leitura mergulhei em mim mesma, refletindo sobre alguns erros e acertos que cometi durante a minha trajetória.

"Os outros julgam você pelo que veem. Pensam que você está enxergando mal, mas são elas que não veem."

A escrita do autor é sensível, fluída e poética, o que nos faz devorar rapidamente as páginas, mas absorvendo todo o seu conteúdo. Sem dúvidas foi uma grata surpresa e satisfação emergir nas palavras do Leverson, pois ele tem um olhar afetivo que nos permite enxergar as coisas de uma outra maneira, sem o peso que normalmente colocamos sobre elas.

"O fim é apenas uma expectativa. Um anseio para reviver, no futuro, a história de uma perspectiva diferente."

Lições Naturais é um livro com textos singelos capaz de fazer o leitor refletir sobre a vida, a humanidade e a natureza. Ao mesmo tempo que o autor nos faz indagar sobre as coisas ao nosso redor, também coloca doses de críticas importantes. Um livro para ser apreciado a cada novo texto e que te deixa mais leve ao final da leitura. Apenas leiam!

Beijos da Lice

7 comentários:

  1. Não é um estilo de livro que costumo ler mas adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o tipo de leitura, que não se pode deixar de ter na estante, para aqueles momentos que precisamos desligar das coisas que acontecem no dia a dia.Eu gosto de livros que nos estimulem a reflexão, algo tão necessário ultimamente.Este parece estar perfeito para uma boa leitura em fim de tarde,bjus.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, achei uma ótima reflexão mesmo, pra gente pensar melhor em relação a natureza! Fiquei interessada em ler.

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante a reflexão, gostei muito da resenha ate quero adicionar a minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu adorei a dica 🙂 não conhecia o trabalho do autor, o livro é bem interessante

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca ouvi falar desse livro não. Mas achei a sua resenha bem interessante.

    ResponderExcluir
  7. Oi Alice, tudo bem? Que proposta mais interessante desse livro. Gostei pelas questões que ele levanta. Nos permite muitos diálogos e reflexões sobre como agimos diariamente. As vezes certos atos se tornam tão comuns como derrubar árvores para fazer móveis, ou dirigir nosso próprio carro quando está chovendo para não pegarmos ônibus, e muitas outras situações. Acredito que o universo é como nossa casa, é preciso cuidar para termos um ambiente saudável para viver. Se não cuidarmos como viverão as futuras gerações? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras