29/06/2020

[Resenha] Glória & Ruína - Tracy Banghart

Olá amores, tudo bem?

Hoje trago mais uma resenha de um livro que li durante a #MLI2020. Esse segundo volume da duologia Graça & Fúria foi simplesmente sensacional. Amei tanto quanto o primeiro!

Glória & Ruína
Duologia Graça & Fúria, Livro II
Autora: Tracy Banghart
Páginas: 312
Editora: Seguinte
Onde comprar: Amazon
Nota: 
*Livro do acervo da blogueira
SINOPSE: As irmãs Serina e Nomi Tessaro nunca imaginaram que acabariam em lugares tão distintos: Serina em uma ilha-prisão, Monte Ruína; Nomi no palácio de Bellaqua, como uma graça, à disposição do príncipe herdeiro do reino. Depois de sofrer uma grande traição, Nomi também é mandada para a ilha e, ao chegar lá, para sua surpresa, encontra Serina à frente de uma rebelião das prisioneiras contra os guardas.
Agora as irmãs têm um objetivo em comum: mudar o funcionamento de toda a sociedade. Além disso, elas sabem que Renzo, gêmeo de Nomi, está em perigo. Relutantes, elas se separam mais uma vez, e Nomi retorna à capital, enquanto Serina permanece em Monte Ruína para garantir que todas as mulheres encontrem um lugar seguro para viver. Só que nada sai como o planejado ― e as duas vão ter de enfrentar os seus maiores medos para mudar o país de uma vez por todas.
Após os acontecimentos finais de Graça & Fúria, onde Serina conseguiu iniciar uma rebelião dentro da prisão de Monte Ruína e Nomi foi enganada pelo príncipe Asa e enviada a Monte Ruína junto com Maris e o príncipe herdeiro quase morto, Malachi; as duas irmãs vão finalmente se reencontrar.

Enquanto Serina faz planos para levar as prisioneiras de Monte Ruína para outro reino, com o propósito delas finalmente serem livres e viverem em uma sociedade em que as mulheres são ouvidas, Nomi deseja que Malachi se recupere e possa tomar o trono que por direito lhe pertence.

"Essa prisão não é só para assassinas e conspiradoras, entende? É para qualquer mulher que desafia o funcionamento de Viridia, em qualquer instância. É para as desobedientes."

As duas irmãs querem um futuro diferente para as mulheres de Viridia e sabem que para isso precisam se separar novamente para lutar pelo que desejam.
Serina precisa liderar as mulheres de Monte Ruína e tentar escapar da ilha quando um novo carregamento de prisioneiras chegar. Já Nomi precisa encontrar seu gêmeo, Renzo, que corre perigo, e ajudar Malachi a tirar o reino das mãos de Asa, que está colocando terror em todos. 

Será que essas duas irmãs que outrora tinham planos tão diferentes, vão conseguir mudar a história de um país?



Este segundo livro da duologia não poderia ser mais espetacular. Serina e Nomi são duas mulheres que tiveram que mudar diante das circustâncias a que foram impostas. 
Serina se tornou uma líder das prisioneiras e deseja que todas possam recomeçar em um novo local. Nomi, por sua vez, foi enganada por Asa e deseja se vingar.

"Porque é difícil esperar muito de si mesma quando o resto do mundo não acha que você é capaz."

Narrado pelas duas irmãs, vamos acompanhar a jornada de cada uma e todos os sentimentos pertubadores que as acompanham. Se separar vai ser bem difícil, mas ambas precisam disso para tentar mudar o país, ou pelo menos salvar algumas mulheres de um reino que só impõe a elas sofrimento.

As mulheres de Monte Ruína são leoas que aprenderam a se defender e com Serina não foi diferente. Ver a evolução dela é impressionante e algo que nos deixa felizes, pois ela não vai aceitar ser submissa a homem algum.
Nomi também vai crescer durante a narrativa, mesmo que seja impulsionada por um desejo de vingança contra Asa.

"Se lutar e matar me mantém viva e me dá a chance de controlar meu destino e um dia salvar minha família, vou fazer isso com um sorriso no rosto."

Quando analisamos o sistema do país em que essas mulheres se encontram, vamos presenciar um sistema completamente machista e arcaico, que impede as mulheres de lerem, de terem voz, na verdade, as histórias das mulheres do país foram completamente apagadas. Então ver duas mulheres lutando para mudar isso é satisfatório, pois nos inspira a começarmos a fazer o mesmo, em qualquer situação.

O romance existe, mas fica em segundo plano, algo extremamente positivo. O foco deste enredo é nas jornadas das irmãs para mudar todo um patriarcado e o destino das mulheres do país.
A escrita da autora é fluida e passeamos pela narrativa facilmente. Ela conseguiu marcar bem a personalidade das duas irmãs, e soube a hora de mudar o rumo da história, colocando cenas de ação e drama.

"Condenar mulheres à morte por ler e por querer tomar suas próprias decisões... Esse país é doente, Nomi. Podre até os ossos."

Glória & Ruína traz um desfecho espetacular para essa duologia. Com Serina e Nomi dispostas a mudarem o rumo das coisas, as duas se mostram fortes e vão lutar pelo que desejam. Com cenas de lutas, momentos de tensão, perdas e esperança, este livro expõe como as mulheres devem ir atrás dos seus direitos e de como juntas podemos fazer a diferença. Serina e Nomi são a personificação da força. A ruína pode acontecer, mas a glória sempre chegará...

Beijos da Lice

10 comentários:

  1. É um livro maravilhoso, gosto de histórias de mulheres fortes, todas as mulheres precisam buscar seus direitos, Serina e Nomi são mulheres guerreiras, gostei muito da resenha, é um livro que vale a pena ler, bjs.

    ResponderExcluir
  2. As irmãs Serina e Nomi com certeza terão um imenso desafio e inúmeros obstáculos a percorrer nesta jornada...uma história que me parece bem agradável e reflexiva,pois mulheres guerreiras lutando por seus ideais são nosso exemplo e inspiração.
    Com certeza é uma leitura excelente,adorei a resenha,bem detalhada e convidativa!Bjss

    ResponderExcluir
  3. Olá
    amo historia que as mulheres são fortes, e vão a luta pelo que quer e deseja e não desisti nunca de quem elas são e o que querem para a vida delas, adorei conhecer mais sobre Serina e Nomi. O livro parece ser sensacional! Parabéns pela resenha! bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Querida eu não li este livro, lendo sua resenha me deu muito vontade de ler, gosto muito de historia de mulheres guerreias, parabéns pela resenha muito bem explicada, beijinhossssss

    ResponderExcluir
  5. Olá Alice,

    A resenha me deixou curiosa para acompanhar a história das irmãs Serina e Nomi. Será que elas conseguem atingir o objetivo? Parece uma leitura bem intensa, pois a luta não será fácil. Indicação anotada, obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Eu amei todo o poder feminino durante todos desenvolvimento do personagem. Serina e Nomi tiveram que se reinventar ao longo da série. O enredo foi bem executado e dinâmico, reunindo emoções e sentimentos de duas irmãs, adorei os temas desta história. Ao ler a resenha, percebi que ... Nomi tinha algumas tarefas difíceis, mas Serena passou por muito mais ...

    ResponderExcluir
  7. É sem dúvida um livro de encantamento, sua resenha é maravilhosa, duas irmãs que enfrentam sérios problemas, é um tipo de história que gosto de ler mais profundamente.

    ResponderExcluir
  8. As histórias com mulheres fortes são as que mais me deixam impactada. O poder feminino é o que há e com certeza vou ler!

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Eu adorei a sugestão de livro é bem interessante.

    ResponderExcluir
  10. Serina e Nomi junto com suas aventuras em sua resenha maravilhosa como sempre, é uma leitura que deve valer muito a pena.

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras