06/03/2020

[Resenha] Abismo do Mal - Gabriel G. Sampaio

Olá amores, tudo bem?

Recentemente li essa antologia da Lura Editorial e essa leitura foi uma grata surpresa. Simplesmente amei a qualidade dos contos.

Abismo do Mal
Organizador: Gabriel G. Sampaio
Páginas: 264
Editora: Lura Editorial
Onde comprar: Lura Editorial
Nota: 
*Livro cedido em parceria pela editora
SINOPSE:  Monstros do espaço, ameaças interdimensionais e mistérios que desafiam sanidade do mais valente explorador! Assim costumam ser as histórias do chamado “Horror Cósmico”, um subgênero do Terror que surgiu a partir da literatura de Howard Phillips Lovecraft.
Este livro traz um conjunto de histórias inspiradas nos trabalhos do escritor americano. Para além disso, “Abismo do Mal” tem o objetivo de estimular a produção de um novo Horror Cósmico – Um Horror Cósmico Nacional, tão insano e contraditório quanto a própria sociedade em que vivemos!
Inspirados em elementos da realidade brasileira, os contos unem mitos indígenas, causos do interior, problemas sociais e até lendas infantis. Tudo misturado com muita morte, loucura e, claro, tentáculos abissais!
Abismo do Mal é uma antologia em homenagem ao horror cósmico de Lovecraft. Com 32 contos, embarcamos em situações onde o sobrenatural se faz presente e a sanidade é muitas vezes contestada. Aqui não temos um horror sangrento, mas sim um horror psicológico, que pode chegar a mexer com o leitor.
"O parasita de mentes nunca mata as suas vítimas. Ele as prefere vivas para saborear seus corpos junto de sua dor."
Uma parte dos contos trazem os relatos em forma de diário ou um desabafo. Algumas histórias nos fazem enxergar situações que nos deixam de queixos caídos com algumas atitudes e ações dos personagens, já outras nos fazem questionar a nossa própria sanidade. 
"Com ele dentro de mim não me sinto mais solitária."
Não conheço as obras do Lovecraft, mas através dessa antologia, percebemos o quanto esse horror cósmico está ligado ao fato de sentirmos medo do desconhecido, o que acaba tornando tudo insano e colocando a loucura como pauta.
O sobrenatural aqui é mostrado através de criaturas que nos causam diversos sentimentos: como dúvida, asco e fraqueza.



Como são muitos contos, é impossível falar de todos, mas darei o meu destaque a dois contos que conseguiram me arrebatar, são eles: Úmido e Escolhas. Em Úmidos iremos conhecer Rita e seu namorado, que moram juntos. Após uma saída de campo no Rio Amazonas, a jovem voltou com uma vitória-régia, o que acabou mudando a vida deles completamente. Os acontecimentos aqui são irreais, porém mais uma vez envolvem o nosso psicológico. Amei o fato de trazer a lenda da vitória-régia, isso valoriza a nossa cultura.
"É assim que a vida é. Injusta mesmo. Resta aceitar o nosso destino."
Já em Escolhas, vamos conhecer Andreas, um garoto que estava em uma fase que a mãe considerava difícil, sempre chegando tarde, usando drogas e bebendo. Até que um dia ele volta cedo e a partir desse episódio, Andreas se torna um homem responsável. O que levou a mudança dele? 
A partir deste conto percebemos como o que desejamos para as pessoas pode acabar nos fazendo tomar atitudes desprezíveis, tudo para satisfazer os nossos próprios desejos.

Os contos trazem lendas brasileiras, o nosso folclore, críticas sociais importantes, fatos do interior, tudo isso em textos bem escritos e fortes.
Questionar a nossa racionalidade diante de fatos inimagináveis é comum, pois acreditar em si mesmo e na sua sanidade se torna difícil. 
"O medo é a mola mestre que sustenta a mente humana."
Abismo do Mal é uma antologia bem produzida, com uma edição linda e um horror cósmico na medida certa. Com temas importantes, críticas necessárias e a exploração do nosso país, é possível embarcar em contos bem redigidos e histórias que causam os sentimentos certos. Recomendo, sem dúvidas!

Beijos da Lice

11 comentários:

  1. oi!
    Eu adorei a sugestão de livro :D a temática é bem interessante, não conhecia o trabalho do autor...

    ResponderExcluir
  2. Ola Alice tudo bem?
    Para os amantes do terror e de suas subclasses este post é um prato cheio. Eu nao sei se conseguiria ler esta obra apesar de que eu leio todos os generos. Quando leio algumas literaturas fico um pouco assombrado mas no final tem senpre um aprendizado.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tenho muito afinidade com o terror , mais esse livro é uma ótima dica , vou me dar uma chance .

    ResponderExcluir
  4. Olá, Alice!
    Não gosto de terror, mas a sua resenha me deixou com muita vontade de ler esses contos. Fiquei curiosa para saber porque a vida do casal mudou depois da Rita levar uma vitória-régia para casa (Úmido) e a causa da mudança do Andreas (Escolhas). Dica anotada, obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia essa antologia, mas fiquei bastante interessado. Gosto de contos e essa atmosfera é interessante e tem muito pra se explorar. Outra coisa que gostei são as presenças de lendas do Brasil. Boa dica.

    ResponderExcluir
  6. Querida parabéns pela resenha, não conhecia, sabe não sou muito chegada a terror, só que você me deixou curiosa kkkk beijinhosssssss

    ResponderExcluir
  7. Não gosto particularmente do gênero de terror. Como não envolvem ação sangrenta, adoro ler quando evoluímos com monstros espaciais. É um livro cheio de muita ação diabólica? Só em pensar me dar tremores na espinha.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro livros de terror! Amei a dica de leitura já tô ficando sem espaço no caderninho com tanto de indicação boa que eu pego por aqui! Aaah e a forma com que as resenhas são escritas cheias de detalhes me fascina. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gosto de histórias onde a sanidade é muitas vezes contestada. Também não conheço as obras do lovecraft, mas confesso que depois dessa resenha me deu vontade de ler esses contos. Só em ver a capa eu já concordo que a edição é linda.

    ResponderExcluir
  10. oi!
    Eu adorei a sugestão de livro... a temática é bem interessante, não conhecia o trabalho do autor.

    ResponderExcluir
  11. Para quem quer conhecer os livros do Organizador de Abismo do Mal, aqui vai meu site: www.escritorggsampaio.wordpress.com

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras