18/12/2019

[Resenha] 100 Canções para Salvar sua Vida - Camila Dornas

Olá amores,

Estou sentada para escrever essa resenha com lágrimas caindo compulsivamente. Terminar esse livro foi difícil, várias vezes tive que parar para respirar, mas foi incrivelmente necessário. Valentina acabou falando comigo através da Alicia e vou levar um pedaço dela comigo para sempre, disso tenho certeza!

100 Canções para Salvar sua Vida
Autora: Camila Dornas
Páginas: 306
Onde comprar: Amazon
Nota:  
*E-book cedido pela autora
 Aviso para gatilho mental relacionado a suicídio e abuso
SINOPSE:  No aniversário de 1 ano da morte de sua melhor amiga, Alicia volta à cidade natal para desenterrar uma cápsula do tempo. Lá, ela encontra uma caixa misteriosa com 6 cartas que a levam em uma jornada inesquecível pelo Brasil em uma Kombi grafitada, em busca de respostas. 100 canções. 6 cartas. Uma estrada. E alguns amores perdidos no caminho.



Alicia, Valentina e Tasha cresceram em Farol da Ilha, uma cidade interiorana do Rio de Janeiro. As três sempre foram melhores amigas e em um fim de ano Valentina teve uma ideia: elas deveriam enterrar uma cápsula do tempo com cartas na véspera de Ano Novo e abri-la no ano seguinte, fazendo disso um ritual.
Sete anos depois, Valentina se suicidou e prestes a completar 1 ano da sua morte, Alicia e Tasha voltam a Farol da Ilha para desenterrar e procurar respostas para o suicídio da amiga.
"As coisas não precisam ser pra sempre para merecerem ser vividas."
Depois da morte de Valentina, Alicia e Tasha se mudaram para São Paulo com os pais de Tasha. Alicia perdeu a mãe quando era adolescente e seu pai desde então se perdeu para a bebida, que lhe consumiu aos poucos.
As duas amigas trabalham em uma loja de música e voltar para Farol da Ilha será um grande desafio.

Na viagem para Farol da Ilha na Kombi de Alicia, elas vão conhecer Gabriel, um jovem que as ajudará quando sofrerem um pequeno acidente. 
E na cápsula do tempo, Alicia vai encontrar um ipod com 100 músicas destinadas a salvar vidas e 6 cartas que Valentina deixou para ela. Cada carta deve ser lida após ela cumprir o que a anterior pedia.
"Talvez as cartas de Valentina não fossem apenas para me salvar de alguma coisa, afinal. Talvez ela quisesse salvar a todos nós."
Assim, Alicia e Tasha não vão apenas descobrir os segredos obscuros de Valentina, mas encontrar a si mesmas dentro da pequena jornada que viverão. A música pode realmente salvá-las? Onde Valentina as levará ao final?


A jornada de Alicia e Tasha foi extremamente marcante para mim. É compreensível os motivos que faziam Alicia querer descobrir o porquê de Valentina ter se suicidado, já que estava sempre sorrindo e conquistava todos a sua volta.
Conhecer Valentina através das lembranças de Alicia e das cartas deixadas me destruiu. Me identifiquei com ela em várias coisas e entendi toda a dor que ela carregava dentro de si e que culminou em ela desistir da própria vida. Os segredos que alma de Valentina carregava são capazes de destruir qualquer pessoa com um pingo de empatia.
"Ela escolheu nos deixar. Foi uma escolha, não um acidente, não uma fatalidade. Uma escolha."
Narrado pela Alicia, vamos conhecer um pouco da sua vida. Ela tinha um lar extremamente feliz e saudável até sua mãe falecer. A morte da mãe foi o início para ela desconhecer o pai e ter com ele uma relação de mágoa. Depois do que aconteceu com a mãe, Alicia também abriu mão de algo que amava fazer: fotografar.
Porém a autora não trouxe apenas a vida dela ou das amigas, todos os outros personagens que aparecerão no decorrer da narrativa contaram um pouco da sua história, e isso nos deixa mais próximos deles.

Através das cartas, Valentina vai fazer Alicia enxergar a vida de outra forma e voltar a fazer coisas que estavam esquecidas. O mesmo vai ocorrer com Tasha, que vai deixar de lado a mágoa que carregava por Valentina ter ceifado sua vida.
Alicia vai acabar conhecendo Gabriel nessa viagem, e o jovem músico vai trazer certo alento para a sua alma. O romance dos dois foi um suspiro em meio a tudo que ela estava descobrindo.
"Ninguém nunca vê nada exatamente igual à outra pessoa. Nossa realidade é totalmente afetada por quem nós somos. Alguns mais que outros."
Os assuntos abordados no livro são delicados, mas a Camila soube tratá-los da forma correta. Além do suicídio e da perda, que é o ponto inicial para tudo, a autora também abordou o estupro e o assédio. Algumas cenas foram bem difíceis de digerir e me deixaram com a garganta presa por causa do choro.

Derramar lágrimas foi o que mais fiz durante essa leitura. Consegui absorver a mensagem de Valentina e senti como se as palavras que ela deixou para Alicia, fossem na verdade para mim, era como se eu estivesse do outro lado, sendo atingida por tudo. Então deixo aqui o meu muito obrigada a Camila, por escrever uma obra tão importante e que me impactou de forma tão violenta.
"Acho que estou quebrada a certo ponto que não posso mais ser consertada. Mas você pode. Foi por isso que te escolhi, porque vi em você o mesmo tipo de desespero silencioso que eu senti. Queria que você visse que há esperança para você. Que sua vida pode ser tão fantástica quanto você quiser que seja."
100 Canções para Salvar sua Vida trata de uma jornada onde duas amigas vão finalmente encontrar as respostas que procuravam. A mensagem que fica é a de que a vida vai ser difícil, vamos passar por situações angustiantes, mas que devemos seguir e conseguir perdoar, ou isso pode nos consumir. Uma história com situações reais, dolorosas e cruéis, com um final como a vida é, verdadeiro e singelo. Apesar de tudo a vida continua e buscar seus sonhos deve fazer parte da caminhada...

Beijos da Lice

12 comentários:

  1. Olá , o livro já nos toca com a emoção que você escreve a resenha. Uma história de amizade que nos deixa uma mensagem para vida .

    ResponderExcluir
  2. Great, I Love so Much.... Amei seu poste,

    ResponderExcluir
  3. A resenha me emocionou, acho lindo quando uma obra consegue tocar a alma de um leitor, aí reside a beleza da literatura. Gosto muito de histórias de amizade e essa me parece ser uma das mais sensíveis, inspiradoras e cativantes.

    ResponderExcluir
  4. Gente, esse livro é uma lição de vida, mostra o lado humano, mostra que todos temos problemas e como coisas ruins afetam as pessoas..
    E claro to curiosa em questão das músicas..

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Eu adorei a dica :D não conhecia o trabalho da Camila Dornas é maravilhoso

    ResponderExcluir
  6. Gostei e achei maravilhoso!! E essa capa linda e maravilhosa?

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha e fiquei impactada como o livro mostra um tema tão atual, como passamos por dificuldades na vida e como lidamos com elas. Fiquei super curiosa para conhecer as músicas.

    ResponderExcluir
  8. Me interessei pelo livro, parece ser daqueles que nos toca mesmo e emociona. Adorei a capa!

    ResponderExcluir
  9. Suas resenhas são sempre surpreendentes! tão bom poder ler sobre diversos livros aqui no seu blog, certamente passa um conforto para todos os leitores.

    ResponderExcluir
  10. Olá Alice,
    Eu amei seu post, já tinha lido uma prévia no Instagram, achei linda a capa e parece ser uma história ótima, que trás ensinamentos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi, Alice!
    Como compro,a esse livro? Confesso que fiquei super curiosa. Uma viagem de Kombi e uma volta ao passado é um pano de fundo bem interessante para qualquer livro, agora junta isso com conflitos sobre abuso, amizade e suicídio?
    Preciso ler!
    Parabéns pela resenha! Adorei!

    ResponderExcluir
  12. Ai, meu Deus. Quero pegar essa resenha e colocar em um potinho pra guardar pra sempre. Muito obrigada mesmo. Fico tão feliz que tenha gostado do livro. <3

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras