06/11/2019

[Resenha] A Garota do Orfanato Sombrio - Temple Mathews

Olá fantasminhas, tudo bem?

Hoje é dia de escrever a resenha de um livro que amei. A Garota do Orfanato Sombrio é um YA leve, com um toque de suspense na dose certa. Uma delícia!

A Garota do Orfanato Sombrio
Autor: Temple Mathews
Páginas: 336
Editora: Jangada
Onde comprar: Amazon
Nota: 
*Livro cedido em parceria pela editora
SINOPSE:  Echo Stone acorda suando frio num quarto escuro e desconhecido, sem saber exatamente como foi parar ali. Tentando entender a situação, ela descobre que aquele lugar sombrio é a “Casa do Meio”, um orfanato que abriga crianças e adolescentes. Só tem um problema: Echo não é órfã, seus pais estão vivos! Mas ninguém parece se importar com suas explicações e o único disposto a ajudá-la a fugir dali é Cole. Mas quando a garota consegue voltar pra casa o problema fica ainda pior: uma fita amarela da polícia indica que um crime horrível e violento aconteceu - seu próprio assassinato! Echo está morta e não sabe como isso aconteceu. Desesperada para ter sua vida de volta, ela inicia uma busca para resolver esse enigma e, à medida que cresce a lista de suspeitos, ela descobre que não é a garota boazinha que julgava ser...
Echo Stone é uma garota de 16 anos que acordou confusa em um quarto desconhecido, sabendo apenas seu nome. Aos poucos ela foi lembrando de fatos da sua vida, como dos seus pais e do seu namorado, Andy.

Depois de um momento de perturbação, Echo descobre que está na Casa do Meio, um orfanato que abriga crianças e adolescentes. Ela tenta explicar para as pessoas que precisa ir embora, que seus pais estão vivos, mas ninguém parece se importar, já que ela é hostilizada pelos colegas.

O único que parece ter empatia por Echo é Cole, um adolescente muito bonito e gentil. Cole promete ajudar Echo a fugir daquele local e cumpre sua promessa.
Só que ao voltar para seu lar, Echo se depara com uma realidade aterradora: sua casa foi um cenário de crime e a pessoa assassinada foi ela.
"Nesse momento desejei estar morta. Mas eu sabia... Meu desejo já tinha sido realizado."
Assim, Echo compreende que é um fantasma e que todos os moradores da Casa do Meio também são. Todas as crianças e adolescentes do local foram assassinados e ficam na Casa do Meio até descobrirem seu assassino e resolverem suas questões.

Desta forma, enquanto remói seus sentimentos por Andy e tenta lidar com sua morte, Echo começa a busca por seu assassino cruel. A lista de suspeitos cresce a medida que Echo descobre que não é tão boazinha como acreditava, ela tinha segredos obscuros... Quem matou Echo?


Este livro está focado na Echo descobrindo quem é o seu assassino, além da aceitação dela em relação ao fato de ser um fantasma.
Uma das coisas que mais gostei foi o fato da Echo não ser uma personagem perfeita, ela cometeu muitos erros durante a sua vida e agora está tendo que lidar com eles novamente.

A escrita do autor é bem jovial, o que permite que o leitor entre com facilidade no ambiente criado pelo mesmo. Os fantasmas da Casa do Meio acabam se tornando especiais para Echo, que descobre nele verdadeiros amigos. Eles estão dispostos a ajudá-la a descobrir seu assassino, além de apoiá-la.
Os personagens secundários foram bem colocados, sendo importantes para o desenvolvimento da Echo e consequentemente da narrativa.
"Por que é que, enquanto estamos vivos, não apreciamos os momentos que vivemos? Por que sempre estamos pensando em outra coisa? Prometi que, se tivesse uma segunda chance, eu me comportaria melhor."
É muito fácil nos locarmos no lugar da Echo, pois acordar morta não seria algo fácil. Ela ainda está muito apegada a vida, e principalmente ao seu namorado, Andy. Só que ao mesmo tempo, Echo vai se envolvendo com Cole, e isto lhe perturba bastante.

O ritmo da narrativa foi uma delícia. Estamos vivenciando as confusões de adolescentes, mas ao mesmo tempo desvendando o responsável por um assassinato. E como os jovens trazem essa leveza por si só, a história vai prendendo o leitor. Li a obra em menos de 5 horas, e isso só mostra o quanto a escrita é fluída.

Alguns temas são abordados de forma breve, como os assassinatos cruéis sem motivos dos moradores da Casa do Meio e a pornografia infantil. Confesso que fiquei querendo um aprofundamento deste último tópico, mas entendi seu propósito dentro da narrativa.
"Não era o que você tinha na vida que importava; era como você a tinha vivido."
A Garota do Orfanato Sombrio é um YA bem escrito, com uma pegada de suspense na medida certa e uma história que encanta o leitor. Trazendo uma busca por um assassino e uma personagem em processo de se autodescobrir, vamos ver que as pessoas não são perfeitas, mas que os erros delas não podem condená-las à morte. Uma reflexão sobre a importância da vida e da morte e um livro indicado para os apaixonados por um bom YA.

Beijos da Lice

8 comentários:

  1. E aí que a matou??
    Quantas boas histórias temos neste livro hein!! Falar de amor entre os jovens e bom demais, mas desvendar crimes também nos dá um bom caldo!

    Acho que deve ser mesmo um livro interessante!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Eu adorei sua resenha :) amo livros com temática de suspense e coisas sobrenaturais.. Ja quero ler!

    ResponderExcluir
  3. Goatei muito desse livro. O li em 2018 e adorei ele. Um livro que conta a história de um fantasma descobrindo o Mundo novo é muito bom

    ResponderExcluir
  4. Ola Alice tudo bem?
    Você sempre nos trazendo novidades do mundo literario..
    Eu gostei muito do toque d2 suapense igual ao que estou conferindo..

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    A resenha ficou muito boa, é interessante para quem, como eu, não conhece o livro e descobre que a personagem é um fantasma. O enredo é bem interessante e fiquei curiosa em ler.

    ResponderExcluir
  6. por tudo o que li aqui é uma historia óptima para um filme e se der um filme serei provavelmente a primeira. adorei esta historia quero ler

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Amo livro assim de mistério e Echo e uma garota que ela pensa que é uma pessoa boa mas não e tão boa assim e nisso descobrir tudo q ela fez e porq tudo ocorreu tirando a vida dela, parece um livro com mistério e cheio de reflexão. Adorei. Ótima resenha. Bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante dessa resenha, e em poder conhecer um pouquinho mais da história.
    Pra quem curte esse estilo, vai amar de vdd.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras