25/11/2019

[Resenha] As Duas Faces da Realidade - Maria Anna Martins

Olá amores, tudo bem?

Hoje é dia de trazer a resenha de um livro de contos e crônicas para vocês. Essa leitura se tornou uma grata surpresa para mim pela qualidade da escrita, simplesmente adorei!

As Duas Faces da Realidade
Autora: Maria Anna Martins
Páginas: 64
Editora: Constelação Editorial
Nota: 
*Livro cedido pela autora em parceria
SINOPSE: Um mundo é feito de diversas realidades, tanto imaginadas quanto existentes. Quando essas duas se misturam nasce um novo universo: o livro de contos "As duas faces da realidade" existe para levar o leitor em uma viagem por algumas situações dessas realidades, revelando facetas sobre intimidade, fantasia e imaginação. Pequenos recortes de um mundo imenso em suas duas faces.


As Duas Faces da Realidade é um livro de contos e crônicas capaz de levar o leitor aos mais diversos sentimentos durante a leitura. Trazendo momentos do nosso dia a dia ou abrindo leque para a fantasia, tudo foi bem medido durante este livro.
"Ah, os livros! Eram seus melhores amigos naquela casa que mais parecia assombrada pela vida, como se essa fosse um fantasma de uma criança caminhando em seus corredores, brincando alegre e viril, mas recusando-se a presentear o ambiente com o seu dom, deixando tudo sem graça, esquecido."
Como é impossível falar sobre todos os contos e crônicas, resolvi trazer apenas um compilado dos que mais me marcaram.
Em um dos textos, a autora traz uma analogia entre o empregador e um monstro. Muitas vezes, a ansiedade pode levar um funcionário a imaginar o seu superior como monstro e até onde isso pode atrapalhar? 
Já em outro temos uma senhora que se ver perdida entre suas lembranças da infância, não conseguindo se identificar na sua realidade atual.
"O silêncio aos vivos, a dor aos mortos."
Há ainda um conto que mostra que temos alguém ao nosso lado para cuidar da nossa dor e nos deixar de cabeça em pé durante uma perda. Outro que foi narrado pela Democracia e sentimos o quanto ela sangra e tenta ser silenciada; e outro que mostra que não percebemos as coisas a nossa volta e que talvez estejamos sendo observados e despertando lembranças em outras pessoas. 


A escrita da Maria Anna Martins é singela e fui surpreendida pela qualidade em seus textos. Ela abordou os mais diversos assuntos, passando por: democracia, perda, dor, ansiedade e muitos outros. 
O mais bacana neste livro é a verdade que sentimos com cada crônica, na qual podemos nos visualizar em algumas situações.

Para mim, textos pequenos, precisam me fazer refletir sobre o que está sendo escrito e esse ponto foi atingido com louvor pela autora. Consegui refletir com as pequenas coisas que não percebemos e como podemos de forma inconsciente fazer "parte" da vida de outra pessoa apenas por uma cena na rua, por exemplo.
"Foi quando me amordaçaram. Eu mal existia. Estava derrotada? Mais uma mulher condenada a algo que considero pior do que a morte: o silêncio?"
Escolher uma crônica favorita é difícil, mas acho que ficaria com Sobre aquela que começa com D, pois é um texto que se encaixa perfeitamente na nossa atual situação, onde a Democracia está sendo amordaçada aos poucos, tentando ser silenciada. Então por toda verdade existente na alusão da Democracia como pessoa, esse conto vai ficar marcado para mim. 

A capa do livro é um espetáculo a parte. Simplesmente amei as cores usadas tanto na capa como na contracapa, além das orelhas. Não conhecia a editora, mas já ganhou muitos pontos comigo pela beleza do conteúdo.
"O mundo gira, milhares de pessoas andam, milhares de pessoas nascem e morrem, e, enquanto você degusta seu jantar, alguém pode estar pensando em você."
As Duas Faces da Realidade é um livro que você pode optar por devorar rapidamente ou se deliciar com cada texto. A partir desta leitura, o leitor vai fazer uma viagem por situações diversas, possibilitando-o enxergar a vida de outra forma, com outros olhos. Uma leitura necessária e recomendada para todos os públicos. Apenas leiam, vale cada segundo da leitura!

Beijos da Lice

8 comentários:

  1. Adorei essa resenha! A capa é linda e já deu pra ver que o conteúdo é bem forte, de causar impacto no leitor. Quero esse livro pra ontem!

    Beijos,

    Isa Gomes

    ResponderExcluir
  2. Quero muito conhecer o trabalho da Maria Ana, conheço a autora mas nunca li nada dela, acredita? Sua resenha está maravilhosa, me atiçou ainda mais pra leitura. As fotos também estão INCRÍVEIS! Sem contar esses quotes, deixa a experiência de ler a resenha ainda mais intensa

    ResponderExcluir
  3. Que resenha! Nem preciso dizer que já me empolguei. Já conhecia o livro, porém ele nunca me despertou tanto interesse como hoje após ler sua resenha. Quero ler muito agora. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Realmente essa capa está maravilhosa, estou apaixonada.
    Confesso que sou apaixonada por contos, esses parecem trazer uma pitada da realidade da vida, o que melhora ainda mais a leitura.

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você, Alice, a capa está belíssima.
    Gosto muito de contos, principalmente como esses que transportam o leitor para outras realidades.
    A crônica sobre a Democracia me deixou curiosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Alice! Eu adoro livro de contos e esse já me ganharia assim. Junta com essa capa linda e com o fato da autora discorrer sobre várias temáticas, me deixa ainda mais curiosa. Fiquei doida pra ler o conto sobre a Democracia, de fato, duvido que tenha algo mais pontual. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha e como adoro livros curtos para ler entre um e outro maiores, achei uma excelente dica.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Não conhecia a autora mas achei a proposta bem interessante. O título é muito curioso e nos faz questionar qual será o tema do livro. Gosto muito de poesias e crônicas ainda mais quando elas nos faz refletir sobre algumas questões como relacionamentos, política, amor ou mesmo democracia como é o caso. Interessante como as pessoas podem avaliar seus chefes, nunca tinha pensado dessa forma. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras