02/10/2019

[Resenha] Stowe - Giovanna Vaccaro

Olá leitores, tudo bem?

A leitura de Stowe foi uma grata surpresa. Comecei esse livro sem saber o que esperar da história e fui surpreendida com um enredo envolvente. Espero que gostem de conhecer!

Stowe
Autora: Giovanna Vaccaro
Páginas: 400
Editora: Coerência
Onde comprar: Editora Coerência
Nota: 
*Livro cedido pela Editora
SINOPSE: A pequena e chuvosa cidade de Monte Verde fica de cabeça para baixo quando é atingida por misteriosas mortes. Ninguém conhece as vítimas, e parece que o assassino sempre está um passo à frente, deixando terríveis marcas de sangue nos que ficaram para trás.
Um grupo de adolescentes se une para investigar o que significam aquelas mortes e o motivo de ninguém se lembrar das vítimas. Eles se tornam amantes, inimigos, suspeitos, alvos e vítimas de um assassino que está à procura de sangue e que, talvez, não queira apenas matar.
Theo Barcellos é um nerd e morador da pequena e chuvosa Monte Verde, uma cidade no interior de Minas Gerais.
Quando está voltando de São Paulo com sua irmã, Bárbara, depois de realizar as compras da semana para a pousada da família, eles acabam sofrendo um acidente.

Ao acordar, Theo não lembra de nada do acidente, suas memórias estão embaçadas. Através das pessoas, ele descobre que estava dirigindo o carro e que estava sozinho. Só que Theo nem poderia dirigir e como não é o tipo de garoto que descumpre regras, tudo lhe parece estranho, algo está faltando nessas informações. E ao ter flashs de lembranças com uma garota no carro, Theo sabe que precisa ir mais afundo nessa história e descobrir quem é a garota e o porquê de ninguém a ter citado.
"O tempo ocorre de determinada maneira para quem vive algo, e passa de uma forma diferente para quem simplesmente assiste."
Em paralelo ao problema de memória de Theo, um corpo vai ser encontrado na floresta de Monte Verde, o que é incomum para a cidade turística. 
E quando outros assassinatos começam a acontecer, e Clara, a menina por quem Theo é apaixonado desde sempre, é a suspeita de um deles, as coisas mudam.

Adolescentes que sempre viveram em suas bolhas, vão se juntar para tentar desvendar a identidade do serial killer. Buscando pistas, o grupo de adolescentes vai descobrir que as vítimas são esquecidas pela população de Monte Verde e isso só deixa o mistério mais macabro.

Quem são as vítimas? Por que ninguém se lembra delas? Quem é o assassino denominado de STOWE? 


Em um mistério envolvente, a Giovanna deixou a sua marca registrada. O enredo vai girar na busca pelo assassino e vai ter a física para explicar algumas situações. 
Adorei o fato da autora trazer as explicações através de teorias da física, pois isso torna a história mais "verídica" e nos faz imaginar se algo assim realmente não pode acontecer.

A narrativa tem um núcleo de personagens extenso, mas apesar disso a Giovanna soube marcar muito bem a personalidade de cada um, fazendo o leitor se situar no enredo facilmente.
Theo é apaixonado por física e melhor amigo do Leonardo. Ele nutre uma paixão pela Clara, que é melhor amiga da Stefany, a filha da delegada. Bianca é prima de Theo, e vai se relacionar com Mateus, que acabou de mudar para a cidade com a sua mãe. 
Como podem perceber, os personagens estão interligados, principalmente pelo fato da cidade ser pequena e todo mundo se conhecer. Esses personagens que citei são apenas alguns que aparecem durante o livro.
"Normalmente, as pessoas gostavam do comum, pois não conheciam o que era bom de verdade."
Uma vez que temos um núcleo formado por adolescentes, é claro que algumas questões deste universo virão à tona. Eles se dividem em grupinhos, onde existem os populares da cidade e do colégio, os nerds e os excluídos. Alguns desses jovens também estão lidando com problemas complicados, como o bullying e a sexualidade. Apesar de tratar esses temas brevemente, achei bacana a autora os trazer, principalmente pelo fato dessa obra ser destinada aos jovens. 

O mistério foi muito bem construído. A cada novo assassinato, o leitor se ver apreensivo, querendo descobrir junto com esses adolescentes mais pistas sobre o STOWE. O assassino vai deixando pequenas mensagens para Theo, que junto com os outros vai montando o quebra-cabeça sobre as razões desses assassinatos.
Matei apenas alguns pontos da história, e outros realmente me surpreenderam, principalmente o final, que me deixou em polvorosa. A Giovanna deixa uma brecha para o próximo volume e já quero ler para ontem, pois preciso ver como tudo vai se desenrolar.
"Viviam em um universo completamente contido em si mesmo, sem início nem fim. Era por isso que as pessoas ainda só enxergavam seus próprios problemas."
O que mais me deixou com uma pulga atrás da orelha durante todo o livro, foi o fato da população esquecer as vítimas do STOWE, porém a Giovanna explicou isso de forma plausível, não é algo que fuja do que foi proposto por ela.
Além de trazer esse suspense com o serial killer, também refleti sobre algumas coisas nesse enredo, principalmente com o fato de que esquecer das vítimas talvez fosse "bom" ao final, já que não sentimos falta do que não conhecemos. Essa é uma questão delicada e que abre porta para várias discussões acerca do tema.

Mesmo trazendo teorias de física na história, o leitor que não entende do assunto não vai se sentir perdido, pois a autora faz questão de explicar todos os termos de forma simples e clara.
No final do livro temos QR Codes com vídeos de Monte Verde e achei isso sensacional, pois serve para nos transportar para a realidade do livro e visualizar a história nitidamente.
A edição da Coerência está um arraso. Capa linda, diagramação impecável e uma ótima revisão.
"Ela estava com medo de perdê-lo. Pior que amar e não ser correspondido, era amar e ser esquecido."
Com uma escrita jovem e atual, Giovanna Vaccaro nos apresenta uma história que facilmente poderia virar uma série televisiva. Trazendo os conflitos de jovens, que têm que lidar com a popularidade, com os romances e com as intrigas, o suspense chega para tornar esse enredo ainda mais interessante e dinâmico. Stowe é uma história com a dose certa de teorias, questionamentos e relações humanas. O assassino está mais perto do que você pode imaginar...

Beijos da Lice

17 comentários:

  1. O livro tem uma história que envolve mistérios por causa das mortes, achei interessante que são adolescentes que vão investigar os crimes, tem muito suspense, para os amantes de suspense, a leitura do livro vai agrada muito, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bem interessante a leitura deste livro, vou anotar para comprar.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler essa obra repleta de suspense, estou bem curioso para saber quem é esse assassino, parece ser aquela leitura que te prende do início ao fim.

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Eu adorei a resenha :D fiquei bem curiosa, sou fã de historias com temática de mistérios ..

    ResponderExcluir
  5. Acho que nunca li uma história que usa teorias da física para explicar mistérios,achei profundo e complexo, me deixou curiosa para desvendar quem é o assassino e o porquê das vítimas serem esquecidas. Com certeza é um livro repleto de suspense, ótima pedida para os fãs do gênero.

    ResponderExcluir
  6. O livro parece bastante intenso e envolvente, como adoro livros de suspense já fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Não sabia do que o livro se tratava, mas venho acompanhando ele no instagram.
    Já li um livro da autora com um tema completamente diferente deste. Achei a escrita dela muito imatura, espero que isso tenha mudado.
    Stowe tem uma temática no estilo que eu gosto, esse mistério todo envolvendo o acidente me deixou bem curiosa.

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    tenho um problema com livros com uma lista extensa de personagens. Me perco na história e isso super me incomoda.
    Agora, devo confessar que a história é intrigante. O livro tem um bom mistério, a história prende.

    ResponderExcluir
  9. Parece ser bem legal, ainda não conhecia o livro. Como você falou, dá para imaginar mesmo esse enredo em uma série de televisão. Já entrou pra minha lista!

    ResponderExcluir
  10. Eu realmente amei sua resenha, tudo muito detalhado e bem explicado! Um livro de ficçãocientífica cheio de suspense. Enfim, a história é muito emocionante, eu gosto de um grande suspense que dá aquele arrepio na espinha.

    ResponderExcluir
  11. Tem duas coisas nesse livro que me atrai bastante, assassinatos e a tentativa de descobrir quem é o assassino e explicações através de teorias da física. Não sei como não li esse livro antes, preciso ler pra já.

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito de livros de suspense/policial. Esse livro ainda não li, vou anotar para as próximas leituras. Parabéns pelo blog e pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  13. Anotado aqui para ler depois, achei muito interessante!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu acompanho o trabalho da autora desde a novo século! Esse livro foi uma das minhas prioridades da bienal, ele está muito lindo né!
    Será uma das minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro e a autora, o legal da editora é que ela dá oportunidades para talentos da literatura nacional, ainda que para isso ela cobre quantias monetárias. Gostei da sua resenha, parece ser uma boa leitura. Vou anotar a sua dica e pesquisar mais sobre o livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Adorei toda a história! Quando comecei a ler a resenha e vi que era aqui no Brasil, tomei até um choque. Adoro encontrar livros assim, ainda mais ambientado no país. Adorei tua resenha, tu como sempre sabe manter o bom ritmo de escrita e de mistério.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro me faz lembrar alguns filmes com adolescentes e mortes, mas não são todos que eu gosto de ler. Beijos

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras