23/10/2019

[Resenha] A Casa dos Pesadelos - Marcos DeBrito

Olá trevosos, tudo bem?

Alguns dias atrás finalizei em algumas horas a leitura de A Casa dos Pesadelos do Marcos DeBrito e a obra acabou sendo uma grata surpresa. Uma história bem escrita e com um final incrível!

A Casa dos Pesadelos
Autor: Maros DeBrito
Páginas: 144
Editora: Faro Editorial
Onde comprar: Amazon
Nota: 
*Livro cedido pelo autor
SINOPSE: Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó. Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo,que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo. Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.
Dez anos atrás, Tiago foi visitar a sua avó, Célia, com sua mãe, Laura, no interior, e saiu do local traumatizado, com uma assombração que aterroriza suas madrugadas desde então.
Para se livrar do trauma, Tiago passou anos indo à terapia, mas até hoje, na sua adolescência, esse episódio lhe persegue, já que ninguém acreditou no garoto.
"Não procure as lembranças que te incomodam só pra ficar remoendo os sentimentos ruins."
Quando sua mãe decide voltar ao local, agora com Tiago e o filho caçula, Bruno, o adolescente está  em um dilema entre fugir do passado ou enfrentar seus medos e desvendar o mal que habita aquele lugar, provando para todos que não se trata de uma invenção infantil.
Na casa da avó, um único ambiente é proibido: o antigo quarto do falecido avô. E aquilo deixa Tiago com uma certeza: de que aquele local tem alguma coisa a ver com o fantasma que lhe persegue.
"Interpretá-lo era omo procurar palavras numa filha em branco. Tiago escondia suas emoções com a maestria de um criminoso desumano ocultando um delito."
E quando Bruno começa a passar pelas mesmas situações que Tiago vivenciou tantos anos atrás, ele começa a buscar as respostas necessárias para desvendar todo o mistério.
Em meio a segredos, quem será a terrível criatura responsável pelos traumas de Tiago? Ou ele teria inventado tudo?


Quando iniciei essa leitura, tinha imaginado um enredo completamente diferente do que encontrei e isso foi incrível.
Esta obra tem um propósito maior do que apenas trazer um terror macabro com seres sobrenaturais, o terror dele é real.

Os personagens foram muito bem construídos pelo autor, que conseguiu transmitir de forma nítida todo o sentimento do Tiago em relação ao mal que lhe persegue desde a visita à casa da avó.
Ele tem tanta certeza de que o que aconteceu foi real, que o leitor acaba embarcando no medo dele. A questão da terapia também foi abordada com inteligência e responsabilidade, mostrando a importância da psicologia na vida do Tiago.
"O importante é que um trauma antigo não te impeça de ser um adulto normal."
Narrado em terceira pessoa, A Casa dos Pesadelos traz capítulos no presente e flashbacks do passado, mostrando o episódio de Tiago na casa da avó dez anos atrás. 
O plot twist desta narrativa foi MARAVILHOSO! Eu não consegui chegar nem perto do que o Marcos criou e achei a genialidade dele fabulosa. O desfecho vai causar desconforto, raiva e talvez seja um pouco polêmico, mas para mim foi primordial e no ponto, arrematou toda a história.

O tema que o autor abordou para essa história me deixou de queixo caído, pois é algo que causa repulsa. Um assunto muito importante e que foi debatido certeiramente nos dois casos que apareceu.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita do Marcos, mas já quero conhecer outras obras do autor, pois a primeira impressão já foi marcante.
"Via-se presa a uma convivência familiar doentia, onde se tornara cúmplice de um comportamento repulsivo."
A Casa dos Pesadelos nos apresenta uma narrativa surpreendente. Trazendo um personagem com um trauma de infância, vamos ter a certeza de que algumas vezes esquecer seria a melhor opção. Uma obra com a dose certa de mistério, segredos, revelações e impacto. É impossível não terminar essa narrativa com um sentimento de revolta e torcendo até por uma cena trágica. O mal muitas vezes está mais próximo do que poderíamos imaginar... E o pesadelo é real e palpável...

Beijos da Lice

19 comentários:

  1. Olá , o livro parece ter uma história bem desenvolvida , como é bom quando o final nos surpreende . Não conheço o trabalho do Maros DeBrito mais sua resenha me despertou curiosidade.

    ResponderExcluir
  2. A narrativa do livro é emocionante, porque o terror presente no livro certamente especulará a mente dos jovens. O autor sabe bem como desenvolver uma história de terror.

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Eu adorei a capa :D adoro livros com esta tematica, parece ser bem interessante...

    ResponderExcluir
  4. Lice, tenho esse livro na minha estante, mas ainda não fiz a leitura, mas acredito que chegou a hora depois de ler sua resenha. Desde a hora que esse livro chegou aqui eu já tinha muito interesse no enredo, mas por conta de livros recebidos por parceiros, acabei adiando essa leitura. Eu tive o prazer de conhecer o autor durante a bienal de SP ano passado, e ele foi muito simpático. Estou muito curioso e na expectativa por esse desfecho.

    ResponderExcluir
  5. Pra quem é fã de terror, mistérios, o livro tem uma história que vai agradar muito, é um livro bastante interessante, o livro tem elementos que vai agradar muito o leitor, fiquei muito curiosa pelo livro, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Que interessante, fiquei aqui pensando que todo esse terror e medo podem ter fundo psicológico, o que me faz acreditar que o protagonista sofreu algum trauma, algum abuso na infância que desencadeou toda essa situação de pavor. Deve ser uma leitura emocionante, gostei muito da indicação!

    ResponderExcluir
  7. Deu arrepio só de ler a resenha! Acho que esse é daqueles livros que eu teria que ler durante o dia. Hehehe curti demais a premissa! Grata pela indicação!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lice, tudo bom?
    Ultimamente estou me jogando nos thrillers, nos terror leves, para sair um pouco da minha zona de conforto, além do mais que eu leio mais rápido, pois fico mega curiosa para saber o que vai acontecer em seguida.
    Ainda não conhecia esse livro, mas me intrigou, mais ainda pq estou com uma teoria formada na minha cabeça aqui, fiquei curiosa por causa da sua resenha. Que aliás está ótima ;)

    Bjux :)
    Entrelinhas

    ResponderExcluir
  9. Alice Martins, que livro é esse menina? Amei a sua resenha, amei a foto do livro e principalmente fiquei muito curiosa para lê-lo. Não conheço o autor, mas estou pesquisando sobre ele adoro descobrir novos autores nacionais‼ Parabéns pelo blog ♥♥

    ResponderExcluir
  10. Esse e um livro sensacional e que mexeu muito comigo! Levei ele para o meu clube do livro este ano e foi incrível ver a forma como todos se surpreenderam com a história e com a escrita do Marcos ♥

    ResponderExcluir
  11. Nossa estou quase largando minha leituras e começando esse livro, sua resenha me deixou bem curiosa, pois gosto de livros que me passam tantas emoções, mistérios e surpresas.

    ResponderExcluir
  12. Antes de tudo AMEIIIIIII o nome do blog "Gnoma Leitora" vc esta no amago genético da leitura rsrsrsr! Quando o livro gosto muito de leituras assim, meu mistico, meio psicologicos que assombra mesmo a mente humana, é um livro que da curiosidade. Amei!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Lice!

    Eu já conhecia o livro do Marcos, inclusive li algum tempo atrás e gostei muito. Parabéns pela resenha, adorei!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Desde que li a sinopse desse livro e vi a capa senti um frio na espinha. Sou um tantinho medrosa então livros assim me deixam com frio na barriga. Ainda mais por pensar que isso aconteceu quando ele era criança. Deve ter sido um trauma muito grande para acompanhá-lo até a adolescência. Fiquei curiosa para saber mais. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  15. Ai eu já li a sinopse desse livro e só pela sinopse me deu um arrepio e eu tive a absoluta certeza que iria amar o livro, amo livros de terror!
    Mas confesso que ainda não tive a oportunidade de ler. Uma Youtuber que eu gosto muito, fala super bem do autor e eu fico com mais vontade de ler ainda!
    Adorei tudo, já quero ler ele o mais rapido possivel aaaah!

    ResponderExcluir
  16. Ei, tudo bom! Adorei o seu artigo e sim, esse livro parece mesmo ser "maduro", com uma história bem desenvolvida!! Você me deixou curiosa pra ler! HAHAHA já quero! ♥

    ResponderExcluir
  17. Uma história densa para um livro relativamente curto. Me deu vontade de conferir, pois tem uma temática que aprecio bastante.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem Lice?

    Eu tive o prazer de receber esse livro logo quando lançou e gostei da leitura, foi bem rápida. Eu já li todos os livros publicados do autor pela Faro e gosto da escrita do Marcos, mas já doei todos! HEheheeh
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Esses traumas do passado sempre nos assombram ou deixam resquícios na nossa vida mesmo depois de grandes. Saber lidar é a parte mais difícil. Não gosto muito de terror/suspense, mas fiquei curiosa pra saber como ele vai lidar com toda a situação. Beijos

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras