24/09/2019

[Resenha] Coração de Poeta: Em Prosa e Verso - Marcos São Mateus Mônaco

Olá leitores, tudo bem?

O livro que vou apresentar para vocês hoje é Coração de Poeta, que é a primeira biografia do escritor Soares de Souza Júnior. Espero que gostem de conhecer!

Coração de Poeta: Em Prosa e Verso
Autor: Marcos São Mateus Mônaco
Páginas: 256
Editora: Lura Editorial
Onde comprar: Livraria da Lura
Nota: 
*Livro cedido pela editora
SINOPSE: Com o objetivo de demonstrar a importância literária e de resgatar o legado de Antônio José Soares de Souza Júnior que foi um dos escritores brasileiros mais aplaudidos no século XIX, autor da letra do hino do estado do Rio de Janeiro e patrono da cadeira 42 da Academia Fluminense de Letras, o livro "Coração de Poeta - em prosa e verso" é a primeira obra já escrita especificamente sobre ele, com informações biográficas, recortes de jornais e transcrições de críticas da época (primeira parte), além de uma pequena antologia de poesias (segunda parte) e de contos (terceira parte).
Coração de Poeta: Em Prosa e Verso é a primeira biografia de Antônio José Soares de Souza Júnior, que foi um escritor brasileiro e o responsável pela letra do hino do estado do Rio de Janeiro.
Neste livro, vamos acompanhar de forma cronológica, a trajetória do Soares, desde o seu nascimento até a sua morte.

Começamos esse livro conhecendo como o Marcos se deparou pela primeira vez com o Soares de Souza Júnior. Ele descobriu o escritor através de uma busca por um nome que tinha visto em Portugal, e a partir daí começou a procurar detalhes da vida dele, pesquisando incansavelmente a história por trás do homem. 

Dividido em três partes, na Parte 1 vamos conhecer os detalhes da vida de Soares de Souza Júnior. Nascido em 7 de abril de 1851, fez a sua trajetória em várias áreas, sendo sempre um defensor dos ideais abolicionistas e republicanos.
Soares sempre teve o apoio do seu pai, que graças as boas condições financeiras permitiu que ele seguisse os seus desejos.

Em 1870, Soares de Souza Júnior teve sua primeira obra publicada. Já em 1876 se casou com a sua prima, e em 1880 abriu seu estabelecimento comercial. Em  1881 foi um dos fundadores da primeira escola noturna, onde também foi professor voluntário. Entre 1877 e 1884 teve dois mandatos de vereador e 1886 foi aprovado em um concurso público. Sua morte prematura aconteceu em 1893.

Na Parte 2 temos antologias e poesias escritas por ele, e na Parte 3 temos contos, o que nos permite conhecer a escrita de Soares de Souza Júnior.


Esta leitura acabou se tornando uma grata surpresa. Ainda não conhecia o Soares de Souza Júnior, então entrar de cabeça na vida desse escritor do século XIX foi uma delícia.
Nessa obra, o Marcos apresentou as peças escritas ou traduzidas pelo Soares, assim como as críticas, positivas e negativas, feitas na época para seus textos. 

Através dos textos escritos por Soares de Souza Júnior, conseguimos sentir o teor crítico na sua escrita, além da sua abordagem realista. 
Mesmo sendo obras antigas, consegui me conectar facilmente com os textos e fiquei em êxtase pela facilidade encontrada na escrita.
"O autor chega a dizer que as pessoas que se casam em função das aparências e dos interesses materiais podem ser comparadas às cortesãs que vendem o próprio corpo."
Fica nítido todo o trabalho realizado pelo autor nessa biografia. Ele pesquisou minuciosamente por detalhes importantes, e permitiu que o leitor entrasse de cabeça e conhecesse uma pessoa tão importante para a literatura no século XIX.
O próprio Marcos traz sua visão sobre alguns dos textos do Soares, o que é muito bacana.
A edição da Lura Editorial está sensacional. Além do texto muito bem revisado, a diagramação é maravilhosa. Um trabalho primoroso, sem sombra de dúvidas.

Coração de Poeta é uma leitura para os apaixonados pelo universo da literatura. Trazendo a vida de um escritor esquecido, vamos compreender a importância de Soares de Souza Júnior como escritor e homem. Uma leitura enriquecedora, sem dúvidas!

Beijos da Lice

11 comentários:

  1. Sem dúvidas é uma leitura para os apaixonados por literatura.
    O que me deixa triste é o seguinte, temos escritores maravilhosos que fizeram a literatura crescer no País e não são lembrados. Antônio é um deles. Não sabia da história dele.
    Vou querer ler, pois fiquei fascinada aqui

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alice! Tudo bem?

    Adorei a resenha. Está linda! Parabéns!
    A forma como você descreveu no seu blog, falou exatamente o que o autor quis transmitir ao escrever a obra.

    Espero que seus leitores possam ter a chance de ler esse livro também.

    Beijos,
    Daniel Moraes
    luraeditorial.com.br

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso o livro com a biografia do escritor Soares de Souza Júnior, é bastante gratificante conhecer a história de mais um escritor brasileiro, maravilhosa a resenha o livro é um presente para os leitores, bjs.

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Eu adorei o livro:) história e foi escrita de uma forma bem suave e que prende o leitor..

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu já li esse livro? Tenho ele aqui em casa e sem dúvidas é um dos meus preferidos da prateleira. É uma história rica, intensa e tocante. Eu recomento muito!
    Adorei a resenha, ficou ótima.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa obra, mas deve ser uma leitura muito boa de se realizar, notei muito entusiasmo em sua resenha e isso me deixou curioso para realizar sua leitura.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Essa será uma das minhas próximas leituras, adiei por um tempo por não ser muito do meu estilo, mas li algumas resenhas ultimamente e me animei bastante pela leitura.
    Um bj.

    ResponderExcluir
  8. Oi,tudo bem ?

    Para ser sincera gosto do gênero literario e apesar de não está lendo muito atualmente, achei a proposta incrivel e a obra parece ser muito bem trabalhada, assim como é uma ótima indicação.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Adoro biografias porque adoro conhecer a pessoa por trás da arte ou como as coisas funcionam nos bastidores. Principalmente de ídolos meus, ou artistas que admiro muito. Achei muito interessante essa biografia que você trouxe, apesar de não conhecer esse autor.

    Vou dar uma pesquisada sobre ele, obrigado pela indicação :3


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Também recebi esse livro em parceria com a editora, não sabia que havia sido esse autor quem escreveu o hino do Rio.
    Confesso que eu não gosto de livros biográficos, até de séries, atores, cantores que eu acompanho é difícil eu realizar a leitura. Mas fico feliz que tenha sido uma leitura enriquecedora para você!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro biografias e fiquei bem interessada nessa, ainda mais pela pesquisa e aprofundamento para publicar o livro.

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras