[Resenha] Lendário - Stephanie Garber

Olá leitores, tudo bem?

Desde que li Caraval, estava surtada para ler sua continuação, Lendário, e não me decepcionei. A Stephanie soube conduzir seu enredo de forma espetacular e me fazer terminar este segundo volume ainda mais surtada.

Lendário
Caraval, Livro 2
Autora: Stephanie Garber
Páginas: 400
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: Amazon / Novo Conceito
Nota: 
Pode conter spoilers do primeiro volume
*Livro cedido pela editora
SINOPSE: O Caraval deste ano foi concluído. Tella está viva - e segura, para o alívio de sua irmã mais velha. Mas Tella tem segredos que ela mantém de Scarlett. Segredos como o que Tella prometeu em troca dos convites das irmãs para o Caraval em primeiro lugar. Segredos sobre a pessoa a quem estas promessas foram feitas. E segredos sobre Julian, o jogador de Caraval que ganhou o coração de Scarlett. Com medo de revelar a verdade para a pessoa que mais a ama, Tella foge para Valenda, a capital do Império, para encontrar o misterioso correspondente a quem Tella deve. Mas nas noites que antecedem o Dia de Elantine, um cruzamento entre um baile de máscaras, um jubileu e Caraval, ninguém é confiável.
Após vencer o último Caraval, Scarlett pensou ter perdido a irmã, Tella, e o "namorado", Julian. Só que tudo não passou de uma encenação e os dois estão bem vivos.
Porém, Tella guarda segredos que Scarlett sequer imagina. Ela precisa realizar um pagamento a um "amigo", que foi o responsável por fornecer os convites para as duas irmãs participarem do Caraval e assim se livrarem do pai abusivo.
"Acreditar que o jogo era real era o caminho mais rápido para a loucura. Mesmo assim, talvez Tella já estivesse enlouquecendo, porque não tinha mais certeza daquilo em que acreditava."
Tendo que cumprir a promessa do seu pagamento, Tella precisa convencer Scarlett a embarcarem com os atores de Lenda para Valenda, onde será feito um novo Caraval, para comemorar o Dia de Elantine. 
O amigo anônimo de Tella encontrou a mãe dela, Paloma, mas para revê-la e saber os motivos que a fizeram ir embora, Tella precisa entregar ao amigo o nome verdadeiro do Mestre Lenda e só poderá fazer isso participando do novo Caraval e vencendo o jogo. Só que dessa vez existe uma peculiaridade: o jogo é real, com consequências que poderão afetar a todos.  

Tella está disposta a fazer tudo para encontrar sua mãe e salvá-la, pois o Aráculo, uma carta do Baralho do Destino que pegou de sua mãe antes dela ir embora, mostra o futuro e o de Paloma, no momento, é crítico. Mas para salvar a mãe, talvez Tella tenha que arriscar o mundo como conhece.
"Tella não era o tipo de garota que as pessoas salvavam — era aquela que as pessoas deixavam para trás. Mas também era o tipo de garota que as pessoas subestimavam."
Realizando promessas que não deveria, se metendo com pessoas poderosas e iniciando um possível romance, Tella terá que tomar decisões importantes e saber o que de fato deseja. O que o fim desse Caraval trará para Tella?


Iniciei essa leitura com muita expectativa e todas foram supridas. O primeiro volume, Caraval, já tinha me prendido em suas páginas e com essa sequência não foi diferente.
Enquanto Caraval era focado na Scalertt, Lendário é focado em Tella, e assim vamos descobrir todos os segredos que a jovem esconde.

A autora inseriu neste volume os Arcanos, que são seres mágicos que já dominaram o mundo a um tempo atrás, mas que desapareceram misteriosamente. Só que este novo Caraval pode trazer tais Arcanos de volta ou eliminá-los de vez, e tudo está nas mãos de Tella e suas escolhas, que envolvem a sua mãe, a si própria e o Mestre Lenda.
"Continuo voltando até você, não por causa de Lenda e nem do jogo. Mas porque você é tão real, viva, destemida, audaciosa e bonita que, se o que há entre nós não for real, então não sei o que é."
Por causa de cartas do Baralho de Destino que tirou na sua infância, Tella acredita que não foi feita para o amor. Porém, ela acabará se envolvendo com Dante, um dos atores de Lenda. A relação dos dois é repleta de sarcasmo e ambos negando que sintam algo. 
Tella e Dante me conquistaram de cara. Eu amo essas relações controversas e esses dois se envolveram de uma forma deliciosa. 

Com um enredo repleto de ação, segredos e descobertas, finalmente vai ser revelada a identidade do Mestre Lenda. Durante a narrativa algumas pistas deixam tudo bem claro e essa revelação me fez entrar em êxtase, pois de fato muda o rumo da história e nos deixa ansiando a continuação ardentemente.
"Tella não queria nada com o amor; aprendera havia muito tempo que aquilo não estava em seu destino. Dava a si mesma a liberdade de beijar todos os rapazes que quisesse, mas nunca mais do que uma vez."
Tella como protagonista não decepciona. Das duas irmãs, ela é a que mais me identifico com a personalidade. Ela tem medos, mas ao mesmo tempo está disposta a enfrentar qualquer coisa para conquistar o que deseja. Os receios dela não a impedem de ir atrás do que acredita. 

A escrita da Stephanie continua espetacular e aqui ela mostra que sabe construir um enredo de qualidade. Os novos personagens inseridos fazem toda a diferença e os segredos que são revelados são essenciais para entendermos melhor o que há por trás da vida de Scarlett e Tella, e como isso interfere nas escolhas de ambas.
"Tella sabia exatamente o tipo do jogo do qual era parte: um jogo que iria destruí-la e também as pessoas de quem gostava se não vencesse."
Lendário é impactante, revelador e essencial. Tella vai precisar tomar decisões difíceis, mas será guiada a todo momento por seu coração. O Mestre Lenda finalmente se revelará, porém novos segredos ficarão escondidos. Um novo Caraval se iniciou e com ele Tella tem uma dívida para pagar e um jogo para vencer. Nem tudo é uma lenda e nem sempre é possível proteger seu coração. O jogo vai trazer revelações que podem mudar o final de todos...

Beijos da Lice

18 comentários

  1. Estou com esse livro aguardando leitura. Atualmente estou lendo Caraval, pois ele cita muito o título dessa obra e ao seu término iniciarei a leitura deste. A história deve ser incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é preciso ler Caraval antes desse. Espero que quando leia goste tanto quanto eu.

      Excluir
  2. É muito gratificante quando uma sequência consegue suprir nossas expectativas e entregar uma continuação tão boa quanto o livro inicial. Sua resenha nos deu uma boa noção do quanto Lendário é interessante, para quem curtiu Caraval essa é uma leitura que não pode faltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando uma sequência consegue suprir nossas expectativas é a melhor sensação. Lendário veio apenas para nos deixar mais imersos nessa trilogia.

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de ler esses livros, mas ainda não tive a oportunidade. Que bom que gostou também do segundo livro.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler em breve, pois os livros são simplesmente sensacionais!

      Excluir
  4. Estou louco para ler essa continuação, e sua resenha me deixou bastante animado. Parabéns. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que goste tanto quanto eu dessa continuação ❤

      Excluir
  5. Nossa quero muito ler isso! Maravilhosa dica e resenha! Deixa a gente muito desejoso de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui deixar com aquele gostinho de que precisa ler, era esse o objetivo haha

      Excluir
  6. Obrigada por compartilhar mais uma resenha maravilhosa. Quero ler!

    ResponderExcluir



  7. Olá tudo bem?

    Que resenha mais incrível e completa! Essa capa me lembrou a rainha vermelha de Alice hahahha amei o post, já coloquei na minha lista.♡

    ResponderExcluir
  8. Muito legal qundo um livro vale á pena ser lido né?! EU gostyei muito da tua resenha e se visse um desses livros ou dos dois por aí com certeza levaria para minha casa. Bjus linda! Saiba que amo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Este é um livro que vale muita a pena ser lido, simplesmente incrível.

      Excluir
  9. Não conheço estes livros, Alice, mas pelo ebtusuami com o qual você falou deles, me arrisco a dizer que é uma leitura que vale muito a pena. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Estes livros são maravilhosos demais, obras que ficam marcadas para sempre.

      Excluir