08/08/2019

[Resenha] Jogo de Máscaras - Pia Prattes

Olá amores, tudo bem?

Hoje é dia de resenhar uma das melhores leituras que realizei este ano. Jogo de Máscaras me deixou estupefata, um livrão, sem sombra de dúvidas.

Jogo de Máscaras
Autora: Pia Prattes
Páginas: 392
Editora: Coerência
Onde comprar: Editora Coerência
Nota:  
*Livro cedido pela editora
SINOPSE: Eles são lindos, jovens, ricos e estudam na Instituição de Ensino Saint Lathrop Jullians, um colégio interno misto idealizado para atender aos interesses da nata da sociedade e que exige disciplina de seus alunos por meio de muita rigidez, monitoria e detenções. Bem, até certo ponto. Aqueles que possuem cifras gordas em suas contas bancárias possuem certa liberdade, o que deu início a um jogo que mudaria para sempre a vida de alguns estudantes. O Jogo de Máscaras.
Mai Backer, estudante exemplar do último ano, vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando um acidente de carro deixa seu irmão em coma. O sentimento de culpa a faz entrar em um mundo obscuro de sentimentos autodestrutivos, levando-a a se envolver com Connor Westcott. Esse envolvimento traz à tona o que há de pior na sociedade capitalista e hipócrita que envolve Saint Jullians. Mas nada está completamente perdido. Em meio a tanta falsidade e intriga, Mai começa a se relacionar com pessoas incríveis que a fazem amadurecer como pessoa e mulher.
Mai Backer está afundada em culpa. A jovem passou por um baque um ano atrás quando o seu irmão, Matt, sofreu um acidente de carro e desde então encontra-se em coma. Na verdade, Mai se culpa pelo acidente, já que foi ela quem deixou o irmão dirigir quando o mesmo estava proibido. 
"Encarar os próprios erros é desesperador, é sufocante e aterrorizante. É como sentir seu coração batendo forte e depois perceber que ele está fora do seu peito, em suas mãos, e não há mais nada dentro de si para mantê-lo vivo."
Junto com outros jovens lindos e ricos, ela estuda na Saint Jullians, um colégio interno misto da nata da sociedade. Para se esconder de todos e sofrer sua dor sozinha, Mai costuma ir para a sala W a noite, um quarto não frequentado por mais ninguém. O que ela não esperava em uma dessas noites era se deparar com Connor Westcott, o típico egocêntrico e narcisista filhinho de papai. E o que Backer imaginava menos ainda era acabar na cama com West, traindo seu namorado, Jasper, e trazendo mais confusão para a sua vida.

O St. Jullians é um colégio repleto de intrigas e falsidade, e Mai sempre foi "cega" para as pessoas ao seu redor. Com o remorso da traição e um desejo recente por West, ela vai começar a abrir os olhos. 
Sua melhor amiga, Lily, que também é a irmã do seu namorado, vai se mostrar uma verdadeira vaca, tendo atitudes repulsivas. Com tudo isso, Mai vai acabar se afastando das três pessoas que sempre estiveram presentes em sua vida: Lily, Jasper e Tyler, seu melhor amigo e namorado de Lily.
O mundo em volta de Backer vai virar um colapso. Sua relação com West será permeada de sentimentos conflitantes e ela irá encontrar em outras pessoas a força que precisa.
"Chorei porque me sentia violada, repudiada e humilhada. Chorei porque sabe que, a partir daquele momento, nada mais seria como antes."
Em um universo comandado por dinheiro, a hipocrisia virá à tona. Um jogo foi iniciado e Mai Backer é a peça central dele. O que fazer quando poder e status importam mais do que sentimentos?


QUE LIVRÃO DA PORRA! Desde que li esse livro pela primeira vez eu queria exaltá-lo para o mundo, pois ele merece ser lido e reconhecido por todos. 
O enredo é focado nesta problemática de jovens ricos e mimados que estão "confinados" em um colégio e acabam mostrando o pior lado guardado neles. Porém, a autora trouxe e tocou em cada tema com maestria, nos levando a vivenciar os conflitos destes jovens de forma intensa.
"Estava me sentindo perdida, como se minha alma houvesse sido arrancada de dentro de mim e arremessada em um abismo escuro. Não saberia, naquele momento, dizer como faria para superar o que havia vivenciado."
Mai Backer sempre foi o exemplo a ser seguido, a boa moça que tinha uma vida toda planejada. Mas desde o acidente de seu irmão, ela começou a enxergar a vida de outra forma. O namoro com Jasper era mais por comodismo, quase um acordo entre famílias. Sua amizade com Lily também ocorria pelo mesmo fator, e ela vai começar a despertar para a realidade a sua volta.

West é um personagem conflitante. Ele só se importa consigo mesmo e com o que vai lhe trazer benefícios. Muitas das suas atitudes são repulsivas e causam revolta. Em certos momentos outro lado dele foi mostrado, revelando coisas que não imaginávamos. Porém, isso não é suficiente para nos fazer esquecer todas as ações do personagem.
"Não é passado enquanto as marcas ainda estiverem no seu rosto."
Jasper e Lily são irmãos com atitudes bem parecidas. Ela consegue captar toda a nossa raiva e ele não fica atrás. 
Leanne, Madson, Amy e Turner são personagens que me conquistaram. Da maneira deles, os quatro vão acabar ajudando muito Backer nessa nova "fase". Eles vão se mostrar verdadeiros amigos, cuidando, protegendo e alertando. Amei todos eles, em especial Madson e Amy.


A aproximação de Mai e West vai ser totalmente tóxica. West só está preocupado com ele mesmo, e vai submeter Mai a situações deploráveis. Uma cena em particular me fez ter nojo e repulsa dele.
O pior disso é que Backer vai fechar os olhos para a maioria dessas atitudes, a personagem vai se permitindo entrar em um relacionamento abusivo. 

A autora tratou esse tema com atenção e delicadeza, mostrando como a vítima não consegue discernir seu papel. Mai até tenta se afastar de West, mas acaba usando os momentos frágeis pelos quais ele vai passar como uma desculpa para suas atitudes. 
O processo de entendimento da personagem é lento, o que só traz veracidade para a narrativa construída.
"Nem sempre no final da história a fera se transforma em príncipe. Ás vezes, ela é o que é."
Essa relação de Mai e West foi totalmente conflitante para mim. Assim como a Mai, eu comecei a enxergar o outro lado do personagem, um lado ferido e que foi quebrado pela hipocrisia da sociedade. Só que nada é justificável para a conduta que West decide ter, ele tem consciência dos seus atos, então deve ser culpabilizado por eles.

Outro tema que adorei foi a amizade retratada pela autora. Quando Mai rompe seus laços com as pessoas que sempre estiveram em sua vida, ela vai encontrar em antigos/novos amigos um novo recomeço para si mesma. Amei como a autora trouxe essas relações verdadeiras de amizade, pois mostra que mesmo em um ambiente caótico e onde as intrigas estão presentes, existem pessoas com bons corações e dispostas a serem apoio emocional.
"Todos acham que o livre-arbítrio é algo inalterado no ser humano, mas não existe nada que não possa ser mexido ou alterado por terceiros."
A retratação dessa sociedade tóxica e manipulável foi feita com maestria pela Pia. Ela teceu um enredo em volta de um jogo de interesses. Esses jovens seguem os exemplos que viram durante a sua vida. Eles humilham, usam intimidação e violência física para mostrar o seu poder. E o colégio vai se mostrar conivente, não tomando atitudes para moldar esses jovens de outras formas. 

Com a narração feita pela Mai, vamos acompanhar a evolução da personagem. Ela tem uma crescente impressionante, mostrando ao final a mulher forte que se tornou por conta das situações que teve que passar.
O desfecho é uma delícia. Todos os segredos e mistérios são revelados, e isto foi feito de forma genial, encaixando cada momento da narrativa. É um final honesto e que passa de forma clara a mensagem que a autora desejou.
"Esse é o problema quando se pede para ouvir a verdade: não estar pronto para ouvi-la."
Jogo de Máscaras é uma leitura misteriosa e repleta de intrigas. Em uma sociedade onde o dinheiro é o que mais importa, vamos acompanhar jovens envoltos em falsidade e manipulação. O jogo por trás de tudo é cruel e insensível, mas será essencial para Mai crescer como pessoa. A hipocrisia faz parte da vida desses jovens ricos, mas finalmente as máscaras vão começar a cair... O jogo de máscaras começou e o final vai ser surpreendente... Em quem você aposta?

Beijos da Lice

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei muito tocada com a maneira como você conseguiu sentir cada personagem, me trouxe uma sensação de que você conseguiu crescer com eles e isso é único.
    Acho que o mais legal em Jogo de Máscaras é a mensagem que ele passa (sei que sou suspeita para falar isso, mas...) de que todos nós temos o poder e a capacidade de mudar as coisas à nossa volta, basta ter coragem, abrir os olhos para tudo o que nos rodeia e não aceitar nunca, jamais, que alguém nos machuque, da forma que for.
    Obrigada pelo carinho e muito obrigada por essa resenha linda! Eu amei!

    ResponderExcluir
  3. Oi Alice,

    UAU! Jogo de Máscaras parece ser um livro que nos deixa tombada após a leitura.
    Quando comecei a ler a resenha, eu não esperava uma história tão complexa e cheia de temas importantes como a que você descreveu.
    Fiquei mega curiosa e já vou colocar esse livro na lista de próximas leituras.

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa que interessante esse livro, confesso que ainda não conhecia, mas achei super interessante a historia abordada, na verdade a sua resenha me fez ficar com muita vontade de ler esse livro, pois livros assim me cativam. beijos

    ResponderExcluir
  5. Há tempos uma resenha não me despertava tanto interesse, caramba! Jogo de máscaras parece ser aquele tipo de livro que mistura os meus gêneros favoritos e por isso mesmo já o quero entre os meus livros lidos! Preciso!
    Parabéns pela resenha e pelo post!

    ResponderExcluir
  6. Se eu não tivesse lido a sua resenha, com certeza não teria me atraído por esse livro, pois não é o tipo de leitura que eu costumo fazer. Porém, você conseguiu me despertar atenção e a curiosidade para ler esta obra e saber dos detalhes desse mistério. *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi,tudo bem ?

    Gente estou passada que ainda não conhecia esse livro ! Amei a proposta, os trechinhos ressaltados , seu ponto de vista e a nota (que nota heim). Com toda certeza é uma ótima indicação de leitua e vou procurar ele agora via amazon.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Pra começar, essa edição está maravilhosa, impossível não se sentir atraída por essa capa.
    Eu não gostei da atitude da personagem principal, provavelmente eu teria um problema com ela por conta dessa traição. Fiquei curiosa para saber o que a melhor amiga dela fez para ser taxada de vaca kkkk
    Parece ser uma boa trama, cheia de mistérios.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    A trama parece ser bem movimentada e com uma dose de drama psicológico. Desconhecia o título, mas a resenha deu uma ideia bem ampla do livro.

    ResponderExcluir
  10. Já quero lerrr! Amei sua resenha! Achei boa demais e estou super curiosa para ler! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Fiquei impressionada com o desenrolar da trama e isso pq só li a resenha! Quero ler cada detalhe na íntegra. Adorei! *-*

    ResponderExcluir
  12. Uau, deve ser um livro daqueles que a gente devora, de tanto que quer se aprofundar na história. Fiquei bastante curiosa lendo o seu post para conhecer melhor esses jovens.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Alice! Socorro, já quero esse livro na minha mesa. Achei super interessante a premissa, a temática, os assuntos. To redundante? Gente, já quero real. Me lembrou um tanto Gossip Girl, um tanto uma história que li anooooooooos atrás do "falecido" Nyah!. Acho super importante as autoras estarem trabalhando com a temática de relacionamento abusivos.
    Amei mt a resenha. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Essas temáticas de juventude estão em alta ultimamente, né? Me lembra aquela série Euforia que está todo mundo falando. A premissa não é igual, mas também fala muito sobre o mundo dos jovens contemporâneos.

    Pela sinopse e pela sua resenha da pra perceber que ele aborda muitas coisas, agora tenho que ler para tirar alguma conclusão.

    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras