18/05/2019

[Resenha] Perigosa Amizade : O Começo - Gisela Bacelar

Olá leitores, tudo bem?

Hoje venho trazer a resenha de uma obra que me surpreendeu bastante. Se vocês gostam de livros juvenis precisam ler esta obra!

Perigosa Amizade: O Começo
Autora: Gisela Bacelar
Páginas: 240
Editora: Outro Planeta
Onde comprar: Amazon
Nota: 
*Livro cedido pela autora
SINOPSE: Para fãs de Gossip Girl, o volume zero da elogiada série independente Perigosa amizade, que conquistou mais de 40 mil seguidores no Instagram. Roberta é uma adolescente intensa. Ela é decidida, prática e sabe o que quer. Pelo menos enquanto o coração não resolve entrar na jogada e embaralhar seus sentimentos. Melissa é uma figura. Loira, com os cabelos cacheados, é aquele tipo de menina que já chega logo dizendo: 'Ei, você quer ser minha amiga?'. Quando as duas ainda eram crianças, Roberta respondeu que sim. Denis, atacante do time de futebol, é cativante e extrovertido. Ainda é meio moleque, mas começou a chamar a atenção das meninas nos últimos anos. Com tantas mudanças, tem achado cada vez mais difícil sustentar a amizade que construiu na infância com Roberta e Melissa. Matheus tem dezoito anos. Assediado pelas meninas, já acabou o ensino médio e ainda não sabe o que quer fazer da vida. Vive no litoral com o pai que todo garoto desejaria ter: descolado, presente, fazendo todas as vontades do filho... Mas Matheus não é 'todo garoto'. Seu melhor amigo, Gabriel, é um cara legal. Sensível, curte tocar bateria. Seu sonho é tocar numa banda de verdade, em shows ao redor do mundo. Para o pai dele, no entanto, isso seria um pesadelo. Como e quando seus caminhos irão se cruzar? Em Perigosa amizade: o começo, a escritora e modelo Gisela Bacelar costura o destino desses garotos e garotas, formando uma rede de encontros e desencontros e trazendo à tona assuntos presentes na vida de qualquer adolescente, como o sexo e a perda da virgindade, a aceitação entre amigos e colegas, drogas e álcool e a difícil relação com os pais.

Melissa e Roberta começaram uma amizade quando ainda eram crianças e Melissa tinha acabado de mudar de colégio.
Enquanto Roberta sempre foi uma garota mais na sua, com seus próprios sentimentos e estilo desleixado; Melissa era angelical e cativava a todos com a sua presença.

Roberta acabou de fazer 15 anos, mas não quer comemorar a data, bem diferente de Melissa que já estava preparando seu baile de debutante com afinco a meses. A família de Roberta não se importa muito com essas datas e a adolescente sente falta de mais momentos de conexão com a sua família.
Melissa, por sua vez, tem uma excelente relação com seus pais e está de rolinho com um garoto que parece ser seu futuro.
"Nem todo assunto era sobre amor. E nem todo jovem vivia em busca do seu par ideal. Era assim que Roberta pensava."
Matheus tem 18 anos e é visto como um jovem problemático. Sua mãe o "abandonou" com seu pai quando ele era uma criança. Mesmo todo o dinheiro do seu pai não é suficiente para fazer Matheus viver bem com seus demônios internos. Ele vive se metendo em confusões e reclamando do convívio com Xavier...
Gabriel cresceu junto com Matheus e apesar da diferença de idade são melhores amigos. Gabriel tem um pai rigoroso e uma vida de regras para seguir. Ele inveja a liberdade que Xavier dá a Matheus.

Denis cresceu junto com Roberta e quando Melissa chegou formaram um trio de amigos. Mas nos últimos anos o adolescente foi mudando. Ele joga futebol e conseguiu atrair a atenção dos mais populares do colégio, o que atualmente acaba dificultando sua relação com as amigas. De tão aéreo, ele esqueceu do aniversário de Roberta e isso pode custar caro.
"As pessoas disputavam para ver quem levava a vida on-line mais fantástica, mesmo que aquilo não correspondesse à realidade."
Esses adolescentes e alguns outros terão seus destinos cruzados em algum momento. Eles viverão todos os conflitos dessa fase e precisarão tomar decisões que podem ser definitivas... O que os aguarda?


Que livro delicioso! Quando comecei essa leitura não sabia o que esperar. Já tinha lido muitas opiniões divergentes, mas estava disposta a ter a minha própria opinião. E que bom que fiz isso!
Apesar de ser um livro bem adolescente, o mesmo consegue trazer pautas relevantes e que precisam ser discutidas, principalmente nesse fase.

De cara me identifiquei com a Roberta. O jeito dela é muito parecido com a adolescente que eu fui, que achava que teria o momento e o cara certo para o primeiro beijo, por exemplo. A Roberta é uma amiga protetora e justa. Fiquei feliz por encontrá-la nesta narrativa.
"Os livros tinham o poder de levá-la a qualquer lugar. Davam a ela pequenos intervalos de paz, em que conseguia se libertar de conflitos da vida e viver experiências de outras pessoas."
Todos os dramas foram bem abordados pela autora, que soube tocar na "ferida". Com a Roberta temos essa relação familiar onde falta diálogo, além dessa expectativa sobre o primeiro beijo e sua escolha. Já com a Melissa vamos enfrentar o dilema da primeira vez. O "namorado" dela a está pressionando para rolar algo e tomar tal decisão será definitivo. O Denis trará o anseio pela perda da virgindade. Com o Matheus veremos uma relação familiar desgastada, onde o pai satisfazer todos os seus caprichos não é suficiente. O Gabriel, por sua vez, não tem diálogo com seu pai, que tem um futuro planejado que não agrada o adolescente, ele só quer tocar em uma banda.

Monique é a popular do colégio, mas tem que lidar com seus conflitos internos. Maria Eduarda está lidando com a sua descoberta sexual. Lucas, irmão de Monique, é considerado um nerd e não se enturma. Jonas e Sara estão lidando com a depressão da mãe, depois que o pai a abandonou. Jonas tenta se tornar popular para aplacar suas dores, enquanto Sara prefere se esconder.
"Eu não vou desistir do amor por causa de um idiota que cruzou a minha vida. Haverá outros idiotas, eu sei, e eu vou esbarrar neles até encontrar o amor verdadeiro."
Além desses dramas de cada adolescente, também foi abordada a questão das drogas e das bebidas, principalmente no núcleo do Matheus e Gabriel. Veremos como as drogas são consumidas de forma desenfreada pelos jovens e quais as consequências que esse uso pode ter.

Apesar de ter muitos núcleos e abordar todos os conflitos pessoais dos adolescentes, a narrativa não se perdeu. A Gisela me surpreendeu com sua escrita fluída e viciante. Devorei o livro em um dia e no final fiquei desejando mais. Temos um desfecho com várias decisões sendo tomadas e quero ver como esses adolescentes irão lidar com as suas escolhas, algumas delas sendo definitivas.
"Nunca desista de um sonho só porque demorará a realizá-lo. O tempo vai passar de qualquer forma."
Perigosa Amizade: O Começo é um livro incrível. Com uma narrativa leve, ágil e voltada para os jovens, vamos acompanhar adolescentes tendo que lidar com seus problemas. Relação familiar desequilibrada, pressão dos pais, decisão sobre a primeira vez e o uso de drogas e bebidas serão apenas alguns temas abordados. Uma leitura capaz de trazer reflexões e encantar pela sua simplicidade em tratar assuntos importantes nessa fase. Algumas amizades podem ser perigosas, preste atenção nas suas!

Beijos da Lice

5 comentários:

  1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Acredita que o título chamou-me a atenção! <3
    Adoro a série Gossip Girl! <3
    Os adolescentes ACHAM que sabem o que querem, ao menos, ele é sensato e sabe que não sabe o que quer. (PS: Sou idosa ahaahahah)
    Vocês têm essa tradição do Festão dos 15. Aqui, em Portugal, não existe ahahahah
    Duzentas e tal páginas num dia?! Deve ser mesmo viciante como escreveste :o
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  2. Embora ainda não assisti o filme e ainda não li o livro o título de ambos é bem sedutor pois nos faz achar 1000 coisas em 1 só título. só temos certeza do enredo quando ler a SINOPSE

    ResponderExcluir
  3. Eu sou grande fã de Gossip Girl e gosto de rever sempre porque é interessante ver como a cada vez que assisto, me identifico com arcos de diferentes momentos da história.
    A sua resenha me fez lembrar muito dos dramas e dos dilemas da série.
    Acho bacana livros juvenis abordarem essas questões da adolescência assim.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, e sinceramente ñ e o genero de livro q eu leria, mas me chamou muito atenção o enredo. Vou ver ser encontro obrigado pela sugestão .

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de livros que abordam assuntos tão interessantes e intensos e fiquei bem curiosa em conhecer a escrita da autora que conseguiu tocar na "ferida". MEGA CURIOSA. Alice, como sempre sua resenha está completíssima, recheada de detalhes indispensáveis a nós leitores.

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras