27/04/2019

[Resenha] Nas Colinas de Dorsetshire - Amanda Bonatti

Olá leitores,

Algum tempo atrás fiz Primeiras Impressões de Nas Colinas de Dorsetshire e hoje vou trazer a resenha completa do livro. Se você gosta de romance de época, precisa conferir esta obra!

Nas Colinas de Dorsetshire
Autora: Amanda Bonatti
Páginas: 282
Editora: Coerência
Onde comprar: Editora Coerência
Nota: 
*Livro cedido pela Editora
SINOPSE: Lolla é a jovial e sagaz filha do meio da família Gibbons. De origem humilde, eles residem na vila de Bincombe, na Inglaterra. Para Lolla nada falta e a felicidade é sua companheira. Obstinada, com uma mente vivaz e personalidade forte, ela vê sua paz e destino serem afetados quando em sua casa aparece um senhor e oferece trabalho para seu pai em sua rica propriedade de campo apenas com o interesse de convencê-lo a entregar Lolla para ser sua esposa. A diferença de idade e ideais formam um grande abismo entre eles, evidenciando as dissemelhanças que a aterrorizam, além do comportamento abominável que o homem apresenta. Diante de tais conflitos, a situação só piora quando Lolla conhece o filho do seu indesejado noivo e se apaixona por ele, se entregando a um amor arrebatador que os levará a vivenciar tormentas inconcebíveis em nome da prometida felicidade.
Dolores Gibbons é a filha do meio de uma família humilde que mora no vilarejo de Bincombe. A jovem de 19 anos tem um irmão mais velho, Richard, e uma irmã caçula, Audrey.
Lolla, como é conhecida, tem opiniões bem formadas e uma paixão pelos livros. Ela costuma caminhar milhas para ir ver a praia, junto com sua irmã.

Quando volta de um desses passeios, descobre que seu pai, Christopher, recebeu uma proposta de emprego do Sr. James Boorman. Ele agora irá trabalhar na House Flowers como jardineiro, e futuramente sua família também poderá conseguir um emprego com o homem.

Depois de alguns dias que seu pai está na House Flowers, a família recebe um convite para visitá-lo no local. No caminho, Lolla passa pela casa de sua melhor amiga, Hellen, que se casou a pouco tempo e teve que mudar de vilarejo.
Qual não é a surpresa de Lolla ao saber que ficará junto com sua irmã hospedada na casa principal.
"Não será de coisas materiais que virá minha felicidade. As verdadeiras riquezas não são muito dinheiro ou muitos bens. A verdadeira riqueza é uma vida cheia de amor."
As surpresas de Lolla só estão começando. Logo depois a jovem descobre que terá que se casar com o Sr. Boorman, pois sua família está com dívidas exorbitantes e inclusive perderam a casa em que moravam.
Lolla está determinada a não aceitar tal casamento, mas é informada pelos pais, que caso recuse a oferta de casamento, quem se casará com ele será Audrey, que tem apenas 14 anos.

Para livrar a irmã deste destino, Lolla aceita se casar com o Sr. Boorman, mesmo sabendo que terá um futuro infeliz. 
O Sr. Boorman sugere que Lolla vá passar a temporada em Londres, para começar a adaptação a sua nova vida. Assim, ela parte para Londres com Richard. O Sr. Boorman irá alguns dias depois.

Em Londres, Lolla vai descobrir que o Sr. Boorman tem um filho da idade do seu irmão, James. O jovem é completamente diferente do pai, tratando os empregados como amigos e sendo acolhedor. Além disso, James também é atraído pelos livros, em especial por Shakespeare.
Desta forma, um romance vai surgir entre Lolla e James, e ambos terão que lutar contra muitas coisas para vivenciarem esse sentimento. Seria esse amor possível ou teria um final trágico como o de Romeu e Julieta?


Lolla foi uma personagem que me conquistou de cara. A jovem destoa das mocinhas da sua época, sendo determinada e forte em todas as situações.
Ela se mostrará altruísta quando se colocará em um casamento para livrar sua irmã de um futuro infeliz. É impossível não torcer para que Lolla tenha seu próprio final feliz.

James também conquista facilmente o leitor. Ele é o oposto do pai, sendo bondoso, gentil e educado. Suas atitudes conseguem arrancar boas doses de suspiros. Eu queria um James na minha vida!
O Sr. Boorman é detestável. O homem tem idade para ser pai de Lolla e tenta mostrar de todas as formas o seu "poder". Ele adora humilhar as pessoas e se colocar acima delas.
"A senhorita é a alma mais linda que meus olhos já viram. Sua beleza me deixa pasmo."
Os pais de Lolla, Christopher e Mary, conquistaram a minha raiva. Eles vão tomar atitudes bem deploráveis em relação aos seus filhos. Mary, principalmente, é movida pela ganância e só se importa com o bem-estar financeiro.
Audrey é cheia de sonhos. Uma garota despertando para a vida e que traz consigo muita vida.

Richard apoia Lolla em todas as situações, é um amigo, além de tudo. Ele só percebeu seus sentimentos por Hellen quando ela casou e agora é tarde demais.
Já Hellen é infeliz no casamento e teremos um pouco da sua história paralelamente ao enredo principal. Fiquei querendo mais dela, assim como de Richard.


Este é um livro sem complicações. O foco do enredo é na Lolla e em suas decisões em relação ao que é melhor para sua família, e o que ela deseja.
Lolla sempre acreditou que precisava seguir seu coração em todas as suas decisões, e se ver apaixonada por James vai colocar muitas das suas certezas em jogo.

Adorei o crescimento da personagem ao longo do livro, assim como a forma que o relacionamento dela e de James vai sendo construído.
Todos os outros personagens também ganham destaque e são importantes para a história. O leitor amará alguns e odiará outros.
"A única solidão que posso suportar é estar sem todos, mas nunca sem você."
Sou uma romântica incurável, então um enredo que traz isto como foco, é claro que irá me conquistar. Mas talvez para algumas pessoas, falte alguma coisa na história, como temas para serem mais explorados e discutidos, como o que envolve o marido de Hellen.

A escrita da Amanda é uma delícia. Ela teça sua história com leveza, o que nos faz embarcar no romance descrito.
A edição da Coerência está um arraso. A diagramação é perfeita e está bem revisado. Um daqueles livros que precisamos ter estante.
"É que algumas ervas daninhas fazem parte de nós,  não conseguimos arrancá-las e acabamos por nos acostumar a elas, mesmo que sejam maléficas."
Nas Colinas de Dorsetshire é uma obra leve e apaixonante. Um romance de época que nos faz suspirar e ficar com o coração apertadinho.
O futuro de Lolla está em jogo e tomar decisões colocará todos a sua volta no olho do furacão. Quando o amor chega você o acalenta sabendo dos perigos ou mantém a calma de um futuro doloroso? Lolla fez sua escolha e você precisará ler para descobrir...

Beijos da Lice

4 comentários:

  1. Esses casamentos arranjados são revoltantes. Fico pensando também que situação complicada o filho do cara se apaixonar pela madrasta que é da idade dele. Confusão :O

    Mas achei muito interessante o livro! Obrigado pela dica <3



    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  2. Uma trama dramática bem interessante.Se passando em Londres então que é uma cidade que eu amo... melhor ainda. Louco para ler.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Casamentos arranjados sempre trazem esses dilemas sobre razão e emoção, eu não daria certo, não consegui nem pensar em beijar alguém porque quem eu não sinto amor mesmo que eu sinta muita admiração por essa pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Como casamento arranjado é um marco de épocas, né?
    Não sou chegada em obras de romance, mas gostei dos personagens, sem muito diz-que-me-diz.
    A capa é bem bonita mesmo, se eu visse em alguma livraria saberia logo que se trata de um romance "antigo".
    Adorei sua resenha, está muito bem escrita sem contar muito do livro para quem gostaria de lê-lo.
    bjs

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras