01/03/2019

[Resenha] O preço de uma vida - Cristiane Krumenauer

Olá leitores, tudo bem?

Passei por uma semana de ressaca literária onde o único livro que li foi esse. O devorei em um dia e no fim fiquei por horas pensando sobre tudo que li. Sem sombra de dúvidas é uma história que vale muito a pena!

O preço de uma vida
Autora: Cristiane Krumenauer
Páginas: 352
Editora: Novo Século
Onde comprar: Amazon
Nota: 
*Livro cedido pela autora
SINOPSE: UMA OFERTA QUE TRARÁ CONSEQUÊNCIAS INIMAGINÁVEIS A TODOS
Naiona, uma empobrecida analista de inteligência, tem a chance de pôr sua vida em ordem com a recontratação pela empreiteira J. G. Tavares. Mas, para isso, terá que aceitar a missão mais desconcertante de sua carreira: investigar o assassinato do único herdeiro do empresário, Danúbio Tavares.
Enquanto a investigação se aprofunda, Naiona mergulha em detalhes mórbidos da família da vítima, incluindo a venda de uma garotinha na década de 1980, resultando na fortuna que patrocinaria a fundação da construtora. Terá essa Garotinha-Sem-Nome as respostas quanto ao assassinato de Danúbio? Talvez ela e seus problemas estejam mais perto do que todos imaginavam.
Danúbio Tavares foi morto enquanto estava em uma viagem na África do Sul para visitar o seu tio, Josiano. O caso do jovem não foi considerado como assassinato pela polícia local, mas o pai dele, Getúlio, e o tio, possuem a certeza de que existe alguém por trás.

É desta forma que Naiona, uma analista de inteligência, que no passado trabalhou na J. G. Tavares, a empresa do pai de Nubinho, é contrada para investigar o assassinato.
Naiona foi demitida da J. G. Tavares pela mulher de Getúlio, Beatriz. e desde então teve que abandonar o padrão de vida que levava e focar em investigações particulares que surgiam esporadicamente. Além de ter trabalhado na empresa dos Tavares, Naiona possui outra ligação com a família.
"Estranho como os dias podem ser tão diferentes um do outro. Antes, ela pensava que a seca era cruel. Pensava também que a fome e sede eram as piores inimigas."
Danúbio e Naiona eram amigos e ela vai aceitar investigar o assassinato do único herdeiro de Getúlio porque se importava com ele. Nessa investigação, Naiona vai descobrir mais da relação entre pai e filho (que era horrível), além de desvendar alguns podres por trás dessa família, que enriqueceu em cima de algo mórbido.

Em paralelo aos Tavares e Naiona, vamos conhecer uma menina que na década de 80, no sertão nordestino, presenciou seu pai ser morto. Mas, antes de ter seu destino decretado, o pai lhe deu uma arma com três balas, afirmando que ela tinha três vidas. A menina conseguiu fugir do local antes de ser pega. Logo depois acabou topando com dois irmãos que estavam indo a São Paulo. Eles lhe deram uma carona que mudou tudo...

A história da menina, dos Tavares, de Danúbio e de Naiona se cruzam em algum momento. O que está por trás de tudo isso?


Terminei esta leitura totalmente aturdida. A autora conseguiu criar um suspense que prende o leitor em suas páginas, que fica ávido por saber onde todas essas histórias irão se cruzar e fazer sentido. E sem sombra de dúvidas, ela faz e surpreende.

O enredo gira em torno do assassinato de Nubinho, onde Naiona vai acabar descobrindo coisas capaz de deixar qualquer pessoa em choque.
A cada descoberta dela, o leitor fica ansioso pelo desfecho. Criei muitas teorias sobre o assassinato, sobre o passado e no fim errei em todas elas. Fui bem enganada.
"O ser humano precisa de respostas, Nai. Precisa saber onde errou para poder seguir em frente, sem cometer os mesmos erros."
Naiona é uma personagem que cria empatia no leitor. Ela está passando por um momento de perrengue financeiro, então é fácil rolar uma identificação. Danúbio foi um personagem que me conquistou no início mesmo morto. Já Getúlio me causou indignação e sua mulher, Beatriz, apenas raiva.
Como se trata de um suspense/policial não posso falar muito da narrativa, pois qualquer informação a mais seria um spoiler que acabaria com a experiência de leitura.

A autora abordou um tema que me agrada muito, mas que não é tão explorado, a má relação entre pai e filho. É muito comum vermos famílias estremecidas por essa relação. A mãe de Nubinho o abandonou com 5 anos, então ele foi criado apenas pelo pai. A escolha de um curso indesejado por Getúlio e a personalidade dele eram motivos para discussões, que só afloraram com a chegada da madrasta. A lição que a autora deixa sobre esta relação é forte e impactante.
"Batalhas se perdem por falta de informação. Nunca, nunca, por excesso delas."
A escrita da Cristiane foi uma grata surpresa. Ela soube tecer todo o mistério acerca dos vários núcleos abordados e a descoberta do assassino de Danúbio foi algo que me surpreendeu completamente. Não cogitei em momento algum, deixei as pistas escaparem pelas minhas mãos.
O final de Naiona também me agradou, mas fiquei desejando umas 10 páginas a mais, não queria que terminasse naquele momento.

Algumas pontas ficaram soltas ao final da história e para mim eram necessárias respostas. Por isso, o livro não ganhou minhas 5 estrelas. Se algumas respostas tivessem sido me dadas com mais clareza, com certeza teria sido uma experiência mais fabulosa.
Mas isso é apenas um detalhes no meio de um enredo bem escrito e construído.
"Ninguém pode construir uma vida inteira em cima de um crime."
O preço de uma vida é um suspense que fisga desde a sua primeira página. Uma garotinha acabou sendo vendida. Um império foi criado em cima de um dinheiro sujo. Um herdeiro foi assassinado. E a investigação de Naiona vai mostrar que as respostas estavam na cara. Getúlio Tavares carrega segredos e estes podem significar apenas o começo de algo... A vida teria um preço?

Beijos da Lice

8 comentários:

  1. certamente este livro conta uma historia que nos irá colocar imensas perguntas e provavelmente nos irá fazer questionar certos assuntos. fique com esta citação na cabeça "Batalhas se perdem por falta de informação. Nunca, nunca, por excesso delas." ...

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Ainda não conhecia a autora, mas achei a proposta do livro muito interessante! Gosto muito do gênero :D

    ResponderExcluir
  3. Gente, que sinopse mais foda! Fiquei louca pra ler, e sua resenha me deixou ainda mais intigada pela trama. Eu já conheço o trabalho da escritora através da redes sociais, mas com certeza terei este livro em minha estante.

    ResponderExcluir
  4. Olá Alice tudo bem??
    Está dica de hoje me despertou a atenção para conferir bem e perto o Real valor de uma vida .Apesar de que muitos ja sabem neh..
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Como gosto de um suspense! Sua dica chegou na hora certa, quero ler um livro que prenda a minha atenção até o final. O último que li deixou a desejar!

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou muito fã de suspense, mas estou precisando experimentar coisas novas, a resenha está maravilhosa então eu vou dar uma chance para esse livro já que ele me chamou atenção.

    ResponderExcluir
  7. Fique interessa, adoro suspense e a resenha me deixou ainda amais curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi Alice
    Eu não sou muito de suspense mas de uns tempos pra cá estou em um grupo de Agatha e te entendo quando fala que errou todas as suposições. Apesar de não acertarmos é sempre maravilhoso acompanhar os misterios Vou anotar para uma futura leitura fiquei bem curiosa. Beijos

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras