20/03/2019

[Resenha] A Aposta - Marta de Miranda

Olá leitores, tudo bem?

Li A Aposta antes de ser publicado e tive o prazer de ser convidada pela autora para escrever uma Carta ao Leitor para o livro. Resolvi reler na versão final para trazer a resenha e finalizei a obra em algumas horas. Espero que gostem de conhecer, tanto quanto eu gostei de ler!

A Aposta
Autora: Marta de Miranda
Páginas: 232
Editora: Coerência
Nota: 
*Livro cedido pela Autora
SINOPSE: Recém-chegado à sua cidade natal para tomar a frente dos negócios do seu pai, Anthony tem todo seu futuro planejado. Ao ser alvo das investidas amorosas de Laura, uma antiga amiga, o jovem se recorda da promessa que fez a si mesmo depois da morte de sua mãe, recusando-se a se casar ou a se envolver seriamente com uma mulher.
Mas tudo muda rapidamente quando ele conhece Valentina, dona de um sorriso encantador e de uma constelação de sonhos. Após observar uma noite estrelada ao lado da florista, Anthony começa a questionar sua promessa de não se entregar ao amor. E quando pensa que tudo está correndo perfeitamente bem, a vida revela segredos que podem mudar seu futuro do modo mais surpreendente possível.
Anthony Fergs está de volta a sua cidade natal, Sinop, depois de anos morando fora do país. Ele viajou logo depois da morte da mãe e levava uma vida de mulherengo assumido. Seu pai, Thomas, nunca podou a vida dele, mas Anthony teria que voltar quando o pai morresse para assumir os negócios da família.
Thomas não morreu, mas se encontra bem mal de saúde. O homem foi diagnosticado com Alzheimer e este foi o motivo da volta de Anthony.

Como mulherengo assumido, Anthony tem a certeza de que jamais se casará, principalmente depois que presenciou como o pai ficou abalado com a morte da mãe.
Ele tem dois melhores amigos, Henrique e Lucas, que também levam esse estilo de vida dele. E um dia após a sua volta, quando eles estão em um bar, Henrique propõe uma aposta a Anthony. 
Se até o final do ano ele se apaixonar, terá que se casar com a mulher e de quebra pagar uma viagem para os amigos. Caso isso não aconteça, Anthony ganhará o barco que sempre desejou. Como carrega consigo a certeza de que isto jamais acontecerá, Anthony aceita.
"Não se casaria com ninguém, mesmo que isso lhe custasse a vida [...] Esse era o compromisso que tinha consigo mesmo."
Valentina é uma jovem que sempre foi sozinha na vida. Aos 12 anos sua mãe faleceu por causa de um câncer e ela passou a morar com a madrinha, já que não tinha qualquer outro familiar.
Quando um sobrinho do marido da madrinha chegou para morar com eles, Valentina optou por se mudar e morar em um quartinho nos fundos da floricultura que sua madrinha é dona.

Ela é uma mulher decidida, que busca todos os dias construir seu futuro. Valentina conseguiu passar em Psicologia com muito esforço e trabalha na floricultura para se sustentar. 
A floricultura fica do lado da casa onde Anthony está morando e na sua primeira noite no local, ele ver a jovem caindo de uma árvore.
"Valentina sempre sorria. Se estava feliz, sorria. Se estava triste, sorria. Se estava nervosa, sorria. E o seu sorriso a tornava especial."
No dia que a aposta com os amigos de Anthony foi firmada, ele encontra Valentina novamente. Eles acabam se esbarrando quando ela fazia uma entrega de flores.
Anthony se sente atraído pela jovem que carrega consigo uma áurea de ingenuidade e uma amizade vai surgindo aos poucos entre eles.

Será que Anthony conseguirá sair vencedor da aposta? 


Que livro lindo! Uma das coisas que mais gostei neste enredo é que a aposta não envolve "pegar alguma mulher", o objetivo do Anthony era completamente o oposto, era não se apaixonar.
Então, apesar de soar como um clichê, o enredo é diferente desses que estamos acostumados a ver/ler.

Valentina é uma daquelas personagens que você só quer abraçar e dizer: vai ficar tudo bem. A jovem passou por várias dificuldades ao longo da vida, teve que lidar com a solidão, mas jamais deixou o sorriso sair do seu rosto. Ela acredita em dias melhores e mais do que isso, ela luta por eles. 
Além disso, Valentina é muita ingênua e nunca se relacionou intimamente com um homem. Ela sonha em viver um grande romance como o de Elizabeth Bennet e Mr. Darcy.
"Naquele momento ele sentiu que deveria estar bem ali e não em qualquer outro lugar, distante como sempre desejava. Naquele momento o seu único desejo era continuar deitado na grama molhada pelo orvalho vendo as estrelas. Ao lado de Valentina."
Anthony é o completo oposto de Valentina. Ele é um libertino assumido, que adora boas noites de sexo e que só deseja aproveitar o momento. Casamento era uma palavra fora do seu dicionário e ele nunca se imaginou apaixonado por alguém.
Apesar de ser um mulherengo, Anthony é um cavalheiro. Ele é um Don Juan que sabe ser gentil e respeitar as mulheres.

Dois personagens que preciso citar e que roubaram um lugar no meu coração são: Thomas e Dalva. Thomas é o pai de Anthony e sofreu muito com a morte da esposa, e esse foi o principal motivo de mandar o filho estudar fora do país, ele não queria que Anthony o visse se desfazendo.
Dalva é a empregada dos Fergs a muito tempo e sempre ajudou a cuidar de Anthony. Ela conhece Valentina desde que era uma criança e nutre um carinho e amor pela jovem.


O enredo se desenrola na construção da relação entre o Anthony e a Valentina. A jovem vai mostrando a ele o quanto as pequenas coisas da vida podem ser valiosas. A ingenuidade e a forma como ela ver o mundo começam a encantá-lo.

Apesar de ser um livro leve, a Marta de Miranda soube trazer um tema importante para discussão e até mesmo colocar pitadas de drama.
O estupro foi abordado e mostrado com toda a seriedade que o mesmo deve ser tratado.

Quando o leitor pensa que a narrativa seguirá na mesma linha, algumas informações chegam e mudam o ritmo da narrativa.
Segredos do passado são revelados, traumas são abordados e Anthony vai descobrir fatos importantes sobre a sua vida.
"Não adianta ter todo o dinheiro do mundo, Valentina, e não ser humana como você é."
Gostei de como a autora conduziu a obra, pois fui vivenciando todos os momentos com os personagens e sentindo suas felicidades e angústias. Em dois momentos específicos do enredo derramei umas lágrimas e meu coração se apertou, seja por dor ou alegria.
Essa é uma história sobre recomeços, reencontros, descobertas e amor. Valentina acaba nos ensinando muito com a sua simplicidade e cativando um lugar nos nossos corações.

A escrita da Marta é uma delícia. Tinha lido o outro livro dela publicado Último Suspiro e gostei de conhecer esse lado versátil dela. Ela conseguiu sair de um suspense para um romance, e escrever muito bem os dois gêneros, com certeza já me ganhou como leitora.
Já a edição está um espetáculo. A capa consegue transmitir maravilhosamente a essência do enredo, a diagramação está linda e a revisão incrível. Só elogios para o trabalho da Coerência.
"Você me mostrou que ganhar na vida é ter pessoas. Pessoas com as quais podemos contar e dividir nossas alegrias."
A Aposta é um livro apaixonante. Com um enredo bem construído e personagens únicos, vamos aprender com a Valentina que mesmo quando tudo te leva para baixo, você pode e deve se levantar e mostrar o melhor da vida.
Anthony tinha pavor de casamento, mas conhecer a jovem de sardas vai mudar sua concepção de mundo, da vida e de si mesmo. Uma aposta pode mudar tudo e ela mudou a vida dele...

Beijos da Lice

16 comentários:

  1. Olá tudo bem ? Em primeiro lugar parabéns pelo convite, deve ser uma imensa honra,se confiada em escrever a carta para o leitor em um obra como essa.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Realmente uma ideia muito boa para a aposta, mesmo sendo clichê, pelo menos o fato de não ser uma aposta do tipo conquiste a mocinha, já é um sopro de novidade. Também gostei de tratar do Alzheimer, acho sempre muito importante falar sobre isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse ponto da aposta é um dos que mais me agradou, pois foge da mesmice do cara garanhão que aposta para ficar com a garota!

      Excluir
  3. Olá,
    Que legal o convite da autora, imagino a tua alegria.
    O livro me parece bem leve, do tipo que nos relaxa após uma leitura mais pesada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fiquei muito feliz e honrada com o convite.
      É um livro perfeito para quem busca uma leitura leve!

      Excluir
  4. Que livro aparentemente lindo! Adorei a abordagem da prática da aposta, geralmente, como vc disse, quando num enredo acontece isso, ela sempre gira em torno do cara ficar ou não com uma mulher. A Marte felizmente fez o contrário. Adorei! Já quero muito le-lo! Parabéns pelo post e pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros sobre superação. Esse parece ser muito legal e tem uma capa muito bonita!

    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  6. Alice Querida!
    Muitíssimo obrigada por todo carinho. A resenha e as fotos ficaram lindas.
    Sobre sua carta ao leitor? Só agradecimentos. Amei... amei. Ela ficou muito emocionante.
    Você é sensacional. Só gratidão a você por tudo.
    Desejo todo o sucesso do mundo para ti.
    Beijinho e muito obrigada.
    Marta de Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você por me permitir conhecer a sua obra e me encantar pela mesma. Gratidão apenas!

      Excluir
  7. O livro parece lindo, bem no estilo que gosto! Mais um pra minha lista.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Alice!

    Aaaaai que livro mais amorzinho!!! A capa já é linda, mas não parece ter toda essa bagagem que tu trouxe na resenha.
    O choque foi grande quando você falou sobre o tema 'estupro', porque eu estava lendo com a certeza que era aqueles romances que a gente ama e nos faz passar o tempo e curar uma ressaca literária rs
    Fiquei super curiosa pela história e com uma grande admiração pela Valentina. Quero mais!!!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem Lice?

    Confesso que não conhecia o livro e a escritora, mas de cara já curti essa capa, pois ficou bem bonita. Parabéns pela resenha, super caprichada!! Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras