14/02/2019

[Resenha] Fanfic: A história que não te contaram - Rafani Ferreira

Olá amores,

Hoje venho conversar com vocês sobre uma das minhas melhores leituras até o momento. Fui completamente fisgada por esse livro que ganhou um lugar especial no meu coração. Espero que gostem de conhecer!

Fanfic: A história que não te contaram
Autora: Rafani Ferreira
Páginas: 252
Editora: Coerência
Onde comprar: Editora Coerência
Nota: 
*Livro cedido pela Editora
SINOPSE: Fanfic. Uma terra sem leis.
Onde garotas com coques frouxos malfeitos pegam uma maçã verde antes de sair para a universidade e ao virar a esquina de uma Starbucks encontram o amor da sua vida. Onde não há TPM, mau hálito, boletos a pagar e preocupações afins.
É o lugar onde tudo pode acontecer.
Mas, infelizmente, essa regra não é válida para Petúnia Desastre – como é conhecida pelos moradores da Fanficlândia.
Ela não teve o final feliz com o amor da sua vida. Na verdade, não teve nem bem um começo. Petúnia é aquele personagem esquecido por seu escritor, sabe?
Quando descobre que há uma forma de ir ao mundo real encontrar sua escritora, embarca na jornada maluca onde leva consigo um relógio, uma foto, papéis e a coragem – que quase não tem – e vai descobrir lá fora um mundo totalmente diferente. Conhecer pessoas e sentimentos novos, aprender que existem opções e diversos caminhos a seguir. E no final, quando precisar tomar a maior decisão de sua existência, Petúnia irá descobrir que cada um escolhe como escrever a sua história.
Petúnia é moradora da Fanficlândia, um lugar onde todas as pessoas possuem uma vida perfeita e as garotas vivem sonhos constantemente, mas o mesmo não se aplica a ela.
Ela é conhecida no seu país como Petúnia Desastre. Ela teve sua história abandonada por sua escritora a cerca de 7 anos, e desde então não pode se candidatar para ser outra personagem e precisa viver sendo a Petúnia Desastre.

Porém as coisas começam a mudar quando Petúnia descobre que tem uma forma dela ir ao mundo real encontrar sua escritora. E assim, ela parte em busca de Emília, tendo apenas um relógio para se comunicar com Heitor, o cara que está ajudando ela; uma foto da possível casa da sua escritora; e alguns outros papéis com endereços.
"Começo a entender que minha vinda até aqui não foi só para conseguir um final, mas para ajudar Emília a se encontrar e voltar a acreditar no seu potencial"
Com poucas informações, Petúnia chega a San Diego tendo o prazo de 4 semanas para convencer a sua escritora a voltar a contar sua história. 
Nos seus primeiros minutos na cidade, Petúnia vai conhecer Joanne e descobrir de cara que o Starbucks não é tão legal quanto o Better Buzz Coffe. Um amizade com Joanne nascerá instantaneamente e Petúnia, inclusive, ficará hospedada na casa dela.

Será que Petúnia conseguirá encontrará sua criadora e a fazer terminar a história de Petúnia Desastre?


Logo de cara preciso exaltar a genialidade da Rafani em criar este enredo. Tenho a plena certeza que você não irá encontrar algo assim por aí, e neste primeiro ponto já fui conquistada por completo.

A autora conseguiu de forma sutil trazer uma crítica pertinente para esses enredos "perfeitos" de livros onde as personagens levam vidas maravilhosas e não possuem problemas do dia a dia. 
Quando a Emília resolveu escrever a Petúnia, ela queria que fosse uma personagem real, que não fica melhor de uma doença em alguns dias, que menstrua, que é atrapalhada, que não sabe cozinhar, mas que não desiste também.

Petúnia é a personificação de como todas as personagens deveriam ser. Em sua aventura no mundo real ela irá descobrir as diferenças entre aquele mundo e a Fanficlândia, e no processo irá se encontrar. Petúnia Desastre pode parecer estranha com seus cabelos brancos e as pontas rosas, mas ela é mais real do que muitos outros personagens que topei ao longo da vida.
"Uma das principais coisas que eu sei é que as pessoas do mundo real são diferentes de nós. Elas não parecem seguir um padrão exato, têm cor de pele diferente, olhos, o cabelo, a estatura e a forma de se vestir, cada uma diferente a sua maneira"
Tudo que Petúnia imaginou encontrar em sua escritora irá por água a baixo. Emília não é uma adolescente cheia de vida e sonhos, na verdade, ela está longe disso. 
Emília traz consigo os sonhos decepados de uma escritora que foi desacreditada em algum momento da vida e não conseguiu colocar suas histórias para fora.

Joanne, a ruiva que vira amiga de Petúnia, trabalha em um café e vai topar ajudar a encontrar Emília sem saber da história verdadeira. Elas formarão um lanço lindo de amizade e cumplicidade.
E é claro que Petúnia terá seu coração balançado no mundo real, e isto acontecerá por Mark, que trabalha no mesmo café que Joanne. Ele é um fofo!


Este foi o primeiro livro publicado pela Rafani e ela já chegou mostrando todo o seu potencial como escritora.
Algumas coisas ficaram "sem explicação", mas são tão irrelevantes diante de todo o enredo, que passa batido e não faz diferença, pelo menos para mim.

As críticas sociais não ficam apenas nesse "universo literário perfeito". A autora também trouxe uma pitada de relacionamento tóxico, onde a outra pessoa se anula por conta de comentários e atitudes do parceiro.
Falar sobre isso é tão importante quanto tentar desmistificar essa ideia de que personagens literários precisam ser a Barbie 24 horas por dia.
"O escritor é a primeira pessoa que deve acreditar no potencial da sua obra para que ela possa se tornar implacável"
Quanto as informações dadas da Fanficlândia, elas são pertinentes para o enredo. As principais coisas que o leitor deveria saber sobre como funciona esse mundo são explicadas. Creio que os fatos mais marcantes sejam: o mundo é dividido em países de acordo com o gênero literário de suas histórias e o personagem precisa representar sua história até o escritor finalizar a obra. Em casos como os de Petúnia, a pessoa passa a representar aquele papel para sempre.

A edição está um arraso. Desde que vi esta capa já fiquei querendo ler a história, e a capa não poderia ser mais significativa para a narrativa. A moça da capa é um esboço de Petúnia e trouxe muito do lúdico vivido por ela. A diagramação é um espetáculo a parte, muito bem feita, como sempre. E a revisão também tem um trabalho excelente. Resumindo, mais uma edição maravilhosa da Coerência.
"Preciso fugir antes que me sinta pior ainda, antes que meu coração faça a escolha que não deve. Fujo antes que meu ser decida que ficar é melhor."
Fanfic: A história que não te contaram não é apenas mais uma ficção. Com um enredo que apresenta uma boa dose de comédia, a Rafani conseguiu trazer uma personagem que causa identificação. A Petúnia está no processo de descobrir seu lugar ao mundo, de tomar decisões importantes e as dúvidas farão parte desta trajetória. Na outra ponta veremos uma escritora que foi desacreditada, que deixou suas histórias paradas e Petúnia será seu empurrão para ver a vida de outra forma. Petúnia Desastre nos deixa a lição de que a vida é muito mais do que podemos imaginar e que sempre teremos um lugar para chamar de nosso, mesmo que ele seja um que nunca imaginamos...

Beijos da Lice

13 comentários:

  1. Alice, menina que massa esse livro! E esse título é a definição perfeita do que é uma Fanfic. Parece bem divertida e ao mesmo tempo, dramática. Adorei. Quero ler!

    Bjao,
    Diego França | www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Menina, que história confusa rsrsrsrsr
    Por ser o primeiro livro da autora, tá de parabéns pois pela sua resenha não vi defeitos.
    Não é meu estilo, mas gostei de saber sobre.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lice!!
    Primeiramente, eu achei esse livro lindão. A capa está muito fofa!!
    Nossa, muito legal a ideia da autora. Ainda não tinha visto nenhum enredo semelhante. Anotada a dica!!
    Bjs
    Adriana Cardoso
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Gente...adorei! Esse livro é um tapa na cara da sociedade como dizem! kkk
    Com certeza é um enredo bem diferente do que estamos acostumadas a ver por ai. Achei bem interessante e criativo. Por mais personagens humanas!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Que original este roteiro!! Gosto de livros assim, inusitados e que trazem pessoas "reais" para próximo de nós! Já quero ler!

    ResponderExcluir
  6. Minha praia não é leitura de livros, mas, esse livro parece ser muito bom mesmo, sua resenha está bem completa e cativante. Parabéns :)

    ResponderExcluir
  7. oi!
    Eu adorei a capa é linda :D a resenha ficou otima. A historia parece ser bem interessante, irei ler com certeza ;)

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante a ideia de Fanficlandia, já quero ir morar lá. Quero conhecer mais, lendo o livro.

    ResponderExcluir
  9. Que capa maravilhosa! E que maravilha de enredo,a autora realmente demonstrou muita criatividade ao escrever sobre fanfics,vestindo-a como um romance propriamente dito.
    Amei todos os aspectos desse livro,so por ler a sua resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oi Alice! Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas já quero. Achei a ideia da autora genial e inédita. Nuca tinha visto nada disso por aí. E só me lembrei daquelas postagens de fb falando da personagem perfeita, que se acha o patinho feio. Acredito que o livro venha a ser uma crítica a perfeição exarcebada que vemos no muito literário, mas até ao padrão da vida real. Gostei mt da sua resenha e fiquei com muita vontade mesmo de ler o livro. Essa capa é linnnda! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é realmente encantador, a escrita é bem linda e muito fácil de ler e entender. A capa é simplesmente maravilhosa para mim se apresentou com um toque
    lúdico!!!! Mesmo eu achando um pouco meio confuso, achei muito bem intencionado se a autora requer futuramente que "se fale" bastante sobre o livro, achou que acertou em cheio!
    Bjs
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Aaaa, Lice, sua linda 💕.
    Adorei saber o que achou do Universo de Petúnia Desastre, obrigada por abrir espaço para nós. Fiquei tão feliz em saber que gostou da história e que se surpreendeu.
    Beijos,
    Fani🦋.

    ResponderExcluir
  13. oi a onde compra o livro ???
    O link que esta lá em cima não esta funcionando e eu nn consegui achar ele em outro lugar

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras