21/01/2019

[Série] Você


Olá viciados em série, tudo bem?

Algum tempo atrás a Netflix lançou a série You (Você) e finalmente consegui terminar de assistir, e não poderia deixar de trazer a minha opinião sobre a mesma.

Você é uma série baseada no livro do mesmo nome da autora Caroline Kepnes e nos traz a história de Joe Goldberg (Penn Badgley) e Guinevere Beck (Elizabeth Lail).
Joe é o gerente de uma livraria, que conheceu Beck em seu trabalho. Quando ela entrou na livraria, Joe a analisou e já se interessou pelas ações dela.

A partir deste primeiro encontro na livraria, onde descobriu o nome dela, Joe procurou-a na internet e assim já soube muitas coisas sobre a vida da mesma.
Beck é uma aluna de mestrado em literatura e tem o sonho de se tornar uma escritora, e suas redes sociais mostram uma vida aparentemente "feliz".

Joe se apaixona por Beck. Só que o amor dele é obssessivo e a partir disto ele fará qualquer coisa para ficar com ela e "livrá-la" do que a faz mal.

Joe e Beck
A série conta com 10 episódios na primeira temporada e já tem uma segunda temporada confirmada para o segundo semestre de 2019. Os episódios duram em torno de 45 minutos e te fazem ficar vidrados, esperando o desfecho de cada um, e principalmente o desfecho da temporada.

Narrado pelo Joe, que claramente é um sociopata, o telespectador muitas vezes irá chegar perto de sentir empatia pelo mesmo. Na cabeça de Joe, todas as suas ações são justificáveis e ele só as comete para que Beck tenha um futuro melhor. Aos poucos, vamos percebendo que o relacionamento anterior dele, com Candace Stone (Ambyr Childers) não terminou muito bem.
Não vemos apenas um lado ruim do Joe. Quando ele está com Paco (Luca Padovan), seu vizinho, percebemos o quanto ele tem um carinho pelo garoto. Paco sofre com o padrasto bêbado que violenta sua mãe, e os livros que Joe empresta para ele são sua válvula de escape. Joe se importa e cuida de Paco sempre que pode.

É interessante perceber que o Joe tem outro lado, mas isso não tira o fato de que ele é uma pessoa doente e que faz coisas deploráveis.
Entendo que muitas pessoas acharam o Joe "fofo", mas isso é problemático. Claramente Joe tem problemas, e Beck vai entrar em um relacionamento doentio com alguém que não mede suas ações.

Paco e Joe
Beck é uma personagem que não é exatamente uma "mocinha". Beck é humana e ela está repleta de erros, como todo ser humano. Mas isso não tira dela o papel de vítima nessa história e os erros dela jamais serão justificativas para as ações de Joe.
Ela tem problemas familiares com seu pai, e tenta colocar em seus textos sua relação conturbada com ele. 

Quando foi para Nova Iorque ela começou algumas amizades que de certa forma acabam lhe anulando. A pior delas é Peach Salinger (Shay Mitchell), que é uma garota rica cheia de segredos internos também, que adora ter Beck aos seus pés, dependendo dela.

Aos longos dos episódios vamos conhecendo mais do Joe e da Beck. Joe nos primeiros episódios se torna um verdadeiro stalker de Beck, descobrindo muitas coisas sobre a vida dela. As coisas começam a ficar sérias quando ele sequestra o ex-namorado de Beck, Benji, e o mantêm em cativeiro no porão da livraria.
As coisas que Joe faz vão piorando a cada episódio e realmente conseguiram me deixar em choque, mostrando o quanto ele pode ser cruel e se perder dentro da perturbação de seus sentimentos.


O relacionamento com Beck não vai representar a paz para Joe, pois sempre vai existir algo que lhe causa incômodo e que ele acha errado. 
É fato que em algumas coisas Joe realmente tem razão, mas como já falei, nada justifica as ações dele.

O desfecho do último episódio me deixou com um misto de sensações. Ao mesmo tempo que fiquei indignada com o final, também fiquei pensando o quanto a mente do Joe é fabulosa de um jeito muito errado. Estudar mentes de sociopatas/psicopatas é algo que sempre me fascinou, pois normalmente é fácil ser enganada por eles e só perceber o perigo tarde demais. Acontece isso com Joe, que aparentemente não seria alguém mal visto por todos.

Espero que a segunda temporada nos traga um final melhor para o Joe e quem sabe algo "justo".
Mas, sem sombra de dúvidas é uma série que indico, pois nos faz pensar muito sobre as atitudes dos sociopatas e como para um stalker fica fácil saber onde sua vítima está se a mesma utiliza as redes sociais frequentemente com informações particulares. 

Em hipótese alguma devemos "idolatrar ou achar fofo" as atitudes do Joe, pois elas não são quando você olha para o todo. 

Já assistiram? O que acharam? 

Trailer da Série

Beijos da Lice

10 comentários:

  1. Vi várias críticas a esta série, tanto positivas quanto negativas, e o que mais me assustou foi a quantidade de mulher querendo um Joe em sua vida.
    "Ah, mas ele é fofo" "Ah, mas ele só faz isso por que ama ela", isso não muda o fato de que é um relacionamento abusivo, de que Beck está sendo vítima de um crime.
    Eu não vi a série, na verdade creio que não vou ver por enquanto, acho que muita gente romantizando o Joe me deixou com um pouco de receio pra assistir.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não peguei para ver essa série, só me deu mais vontade.

    ResponderExcluir
  3. Menina do céu, to lendo tantas coisas sobre essa série que nem sei o que pensar. Por um lado to curiosa pra ver o desenrolar da história, por outro não curto essas história obsessivas hehehe. Vamos ver se dou uma chance e começo a ver!

    ResponderExcluir
  4. Assisti a série semana passada e fiquei esperando a Beck ter um final feliz, mas estou ansiosa pela segunda temporada, parece que vai ser bem empolgante pelo final que teve a primeira.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Estou muito curioso para assistir essa série. Pretendo começar essa semana, a trama me chamou mukta atenção
    By Caio

    ResponderExcluir
  6. De tanto que eu ouvi sobre essa série, começei a assitir. Ainda estou na metade, mas as coisas que você descreveu aqui eu já vi, e bem realmente mexeu comigo. Acredito que é um gatilho pesado para quem já teve relacionamentos nesse nível. A invasão de provacidade e manipulação é o que mais me dar medo nele. Estou gostando bastante. Ansiosa pelo o final dessa temporada.

    ResponderExcluir
  7. Essa série está na minha lista, foi indicada por uma sobrinha. No sábado ela perguntou se eu já a assisti. Quando a série foi indicada eu estava assistindo outra (com 44 episódios) e gosto de ver uma por vez. Pretendo assisti-la esta semana, ainda mais depois de saber suas impressões. Você é a terceira pessoa a indicá-la. Minha irmã foi a segunda, ela assistiu e está esperando para comentarmos a história.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não assisti essa série. Adorei sua resenha e tal como você adoro estudar a mente de um sociopata. É incrível as artimanhas que conseguem arranjar, a facilidade com que conseguem manipular suas vítimas..
    Essa série vou ter que ver.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a série, mas fiquei bem interessante pela temática que ela possui, gosto desses enredos onde o personagem possui amor obsessivo, pois deixa a trama repleta de suspense.

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti essa série. Observeio o quanto estamos vulneráveis na internet assim como a Beck... O Joe é aquele carinha que gosta de observar as pessoas que querem aparecer... Só observamos as consequencias de um relacionamento obssesivo no decorrer dos episódios oque é preocupante pq as mulhere estão achando fofo!!!

    xoxox

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras