24/01/2019

[Resenha] Despertar - Nina Lane

Olá leitores, tudo bem?

Estava com este livro na estante há algum tempo e sempre adiando a leitura por achar que não curtiria. Mas, depois que fiquei de ressaca com a leitura de Caçadora de Estrelas (resenha no post anterior), decidi dar finalmente uma chance para este livro. E qual não foi a minha surpresa quando o finalizei em apenas um dia. Apesar de ter sido uma leitura rápida e fluida, tive algumas ressalvas e contarei tudo nesta resenha. 

Despertar 
Série Espiral do Desejo, Livro I
Autora: Nina Lane
Páginas: 320
Editora: Paralela
Onde comprar: Amazon
Nota: 
*Livro cedido pela Editora
SINOPSE: Um casamento baseado no amor, no desejo e na confiança. Um segredo guardado com a melhor das intenções. Um relacionamento — intenso e imperfeito — colocado à prova.
Dean West é o grande amor e o porto seguro da vida de Olivia. Um marido dedicado, um parceiro intenso e, acima de tudo, um homem completamente apaixonado por sua mulher. Conhecedor dos segredos mais obscuros da esposa, Dean a possui por completo — hoje, amanhã e sempre.
Mas o casamento aparentemente perfeito dos dois é abalado quando Olivia descobre uma faceta até então desconhecida do passado do marido. Será que a força dos sentimentos que eles têm um pelo outro será capaz de prevalecer sobre a dor da decepção?
Neste primeiro livro da série Espiral do Desejo, a autora best-seller do New York Times Nina Lane dialoga com o romântico que habita em todos nós, através da história de um casal apaixonado e imperfeito que conta com o poder do amor para superar as dificuldades encontradas pelo caminho.
Olivia é casada com o conceituado professor universitário e pesquisador, Dean West. O relacionamento deles parece super bem, daqueles de comercial de margarina.
Só que ela acabou de ser demitida, o que coloca Liv na busca por um novo emprego. Como a carreira de Dean está deslanchando, ela tem que ter a consciência de que ocasionalmente pode se mudar de cidade por causa dele.

Só que mesmo Dean possuindo um bom emprego, Liv é do tipo de pessoa que precisa trabalhar para se sentir útil, não gosta de ficar parada. Ela faz trabalho voluntário na biblioteca e no museu da cidade, e até tem o desejo de trabalhar na biblioteca, já que é formada em biblioteconomia.

"[...] — Não precisa te medo.
— Por que não?
— Porque vou exorcizar esses fantasmas para você"
O casamento ia muito bem até Liv propor que eles tivessem um bebê. Este não era um desejo dela, quando se conheceram ela deixou claro que não queria ser mãe, e Dean aceitou.
Agora, com a menção de que deseja um bebê, Dean começa a agir estranho, o que desencadeia acontecimentos que estremecem a relação deles.

Liv vai descobrir segredos do marido e um passado que era desconhecido até então. Em meio a isso ela ainda vai iniciar aulas de culinária, começar a trabalhar em uma livraria em meios períodos e lidar com sua própria confusão de sentimentos.
Parece que o casamento dos sonhos está desmoronando e se Dean e Liv não tomarem uma atitude logo, tudo pode ruir.


Narrado entre o presente e o passado, este livro deixa o leitor na corda bamba junto com a Liv. No presente vemos o casamento "perfeito" dela ir ruindo aos poucos, e ela descobrindo outra faceta do marido que até então era desconhecida. Já no passado vemos como eles se conheceram, quando ela era apenas uma estudante e ele um professor substituto na universidade. Só um adendo, ele não era professor dela, apenas lecionava na mesma universidade.

Liv é uma mulher com um passado ferrado, daqueles que te causam embrulho no estômago e que a fez se retrair para o lado sexual da vida. Quando conheceu Dean aos 24 anos, ela ainda era virgem e ele teve que esperar muito por ela. Liv sofreu por causa da mãe, que não ligava nem um pouco para ela, e por isso, sempre pensou que não seria mãe.
Me identifiquei bastante com a Liv, ela é daquelas personagens que te conquista por sua história intensa.
"O mundo inteiro sai do prumo, e tudo aquilo que conheci e em que acreditei por cinco anos de repente começa a ser questionado"
Já o passado de Dean vai sendo revelado no presente e Liv fica surpresa com os segredos que ele guardou dela. Confesso que não é nada "alarmante", mas é algo que chocaria qualquer esposa e a faria refletir sobre o relacionamento.
Dean muitas vezes foi irrelevante para mim, tanto é que cheguei a torcer para Liv o trair e posteriormente o largar.

Ele foi o salvador de Liv no passado e por isso muitas vezes age como tal, o que me causou raiva. Uma cena específica onde ele fala algumas coisas, torci realmente para ela largar ele. Já outra cena em particular também me causou certa revolta, pois uma personagem cita que "deixou de ser lésbica" porque foi bem fudida por um pau. Para mim, isso soa como se estivesse passando a mensagem de que uma mulher lésbica só precisa de um pau, e convenhamos que isto não tem nada a ver.


Além dos protagonistas, temos alguns personagens secundários. O destaque fica para Kelsey, melhor amiga do casal e professora na mesma universidade de Dean; Allie, a dona da livraria que Liv vai trabalhar; e Tyler, o professor de culinária com o qual Liv vai começar um curso. Esses três vão ajudar no destrinchamento da obra, trazendo um pouco de comédia e drama para o casal principal.

Como já falei, devorei o livro em um dia, então já podem imaginar que a escrita da Nina é boa. Ela escreve com leveza, levando o leitor para os conflitos dos personagens. As cenas de hot's são bem colocadas e não estão em excesso. O foco é realmente o relacionamento em crise de Liv e Dean.
O desfecho do livro acontece em um momento "Ok", o primeiro fica bem fechado, mas existe uma brecha para o segundo. Quero ler os demais para ver que rumo a autora deu ao casal.
"Nosso casamento sempre foi como uma ilha, um porto seguro aonde dragões e os monstros não eram capazes de chegar. Agora estamos permitindo que se aproximem e cravem os dentes em nós, sem conseguir nos proteger"
Quanto a edição, segue o padrão já conhecido pela Paralela. A diagramação é simples, mas bem feita e esta capa está fabulosa. As capas seguem o padrão das estações do ano, esta é do outono, acho que ficou perceptível.

Despertar é um livro sobre um relacionamento que possui mentiras do passado o rodeando. Segredos serão descobertos e essas revelações podem abalar as estruturas da relação. Liv e Dean precisam colocar o amor acima de muitas coisas para o relacionamento não acabar, mas isso se mostrará cada vez mais difícil. Liv despertou e esse despertar pode representar o fim ou começo...

Beijos da Lice

12 comentários:

  1. pela SINOPSE do livro eu mão comprava o livro nem sequer o lia se fosse grátis mas depois de ler este post e com esta boa explicação do livro por parte da blogger, fiquei um pouco curiosa, portanto vou ver se o encontro aqui em portugal.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um bom romance para quem está em um relacionamento. É sempre bom ver vários lados e como o outro pensa.
    Gostei do seu modo de resenhar :)
    Brainstorms

    ResponderExcluir
  3. Oi Alice! Eu tenho visto muuuuuuuuuuuuuuuita gente recebendo ou comprando esse livro. Tanto que estava bem curiosa por ele. Começo bem surpresa com o fato de ter continuação. Acreditava que era livro único. Acho bem interessante tratar de temas sobre o casamento, que não são mil maravilhas e fiquei bem curiosa sobre os segredos e porque eles começam a vir a tona, logo envolvendo a gravidez. As teorias já começam a se formar haha. Mas, preciso dizer que to meio p*uta com isso da lésbica e o pau. Isso é um hiper desserviço e me faz colocar 2892382 pés atrás com o livro. Mas, vamos ver se ele entra na minha lista. Ótima resenha. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. olá!
    Não conhecia este livro, a história me agrada muito, amo livros assim, com segredos, romance.... Fiquei curiosa para saber se dá tudo certo.kkkk
    Vou colocar na minha wishlist, parabéns pela resenha!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Que resenha sensacional! Não conhecia a obra e fiquei com o estômago embrulhado só de saber desses aspectos que retornam ao machismo (mas que podem servir como crítica a ele também, não é?). A realidade da obra parece ser bem crua e isso é bacana para quem está em um grau de maturidade em relação ao tema. Adorei as entrelinhas e suas percepções sobre elas.

    semquases.com

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Pela sua resenha parece ser uma leitura muito gostosa. É tão bom quando um livro nos surpreende, né? Gostei muito da sua resenha e me deu vontade de ler. Vai para a lista.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  7. Na sua resenha, me recordei foi da importância de uma sinopse bem escrita. A desse livro deixa muito a desejar. Lendo-a isoladamente jamais me interessaria pela obra, mas ao ler sua resenha, sim.

    ResponderExcluir
  8. So a sua resenha ja me causou um misto de sentimentos,como o de curiosidade,mas também uns pensamentos de como um personagem pode ser babaca,sabe? Mais no final das contas fiquei curiosa para ler esse livro!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lice!!
    Tu acredita que eu nunca comprar esse livro por causa da capa? Eu vi que você gostou, mas eu achei tão brega e sem sentido. Quase não dá pra notar o casal na capa. Enfim, passado esse meu pavor da capa, eu acabei sabendo como o livro era bom num evento literário. Algumas meninas estavam conversando sobre ele e desde então ele entrou na minha lista. A sua resenha só veio para sacramentar que eu realmente preciso ler.
    Amei as fotos e a resenha!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha está incrível, fiquei muito curiosa e realmente essa capa é linda. Gostei do fato do hot não predominar e focar nas crises do casal, vou procurar pra ler.

    ResponderExcluir
  11. Amo o seu blog ! tem as melhores resenhas , parabéns

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Esse livro está na minha lista de desejados há um tempinho e não vejo a hora de mergulhar nesse romance. Adoro esses dramas sobre casamentos, sobre relacionamentos e a mistura de segredos que deixa a leitura ainda melhor. Ansiosa para ler. ótima resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras