[Top 10] Melhores Leituras de 2018


Olá amores,

O último dia do ano chegou e cá estou eu para fazer a minha lista de Melhores Leituras do Ano. Finalizei o ano com um saldo de 182 leituras (segundo o skoob), fora as leituras betas que realizei que só serão lançadas ano que vem.
Dessas 182 leituras, 35 livros foram favoritados, então escolher apenas 10 é uma tarefa praticamente impossível. Então, vou dar uma roubadinha e colocar alguns na categoria "Menção Honrosa".

Foi um ano de leituras excelentes e me surpreendi com a qualidade dos livros nacionais. Os livros não estão em ordem de preferência, então sem neura!

1- A Nuvem - Neal Shusterman

O posto de "Melhor Livro do Ano", sem sombra de dúvidas vai para A Nuvem.
Este livro é a continuação de O Ceifador e foi a obra que mais despertou sentimentos em mim esse ano.
É um livro que temos uma sequência de acontecimentos que te deixam boquiaberto pela qualidade e inteligência do autor. Ele explora o universo criado com maestria e consegue despertar os mais diferentes sentimentos. Ora você se ver perplexo, ora você cria teorias, e ora tudo vem para baixo. 
Uma livro simplesmente sensacional e que ganhou meu coração esse ano!






2- Borboletas na Janela - Sinéia Rangel

Fazer lista de melhores do ano e não citar um livro da Sinéia, é impossível. Desde que conheci a escrita dela, me apaixonei e devoro seus livros.
Nessa lista entraria facilmente Freud, me ajude!, mas optei por colocar apenas 1 livro de cada autor, para mostrar outros trabalhos que me encantaram.
Assim, da Sinéia, escolhi o livro que me fez chorar como uma criança: Borboletas na Janela.
Sem sombra de dúvidas, foi um dos livros que mais me destruiu esse ano.
A obra vai nos apresentar uma criança que cuida de outra com todo carinho e amor, coisa que ele não teve. É doloroso, real e emocionante. Amo tanto essas borboletas...




3- Destino & Fúria - Andreia Nascimento

Esse ano li muitas obras da Andreia, até porque ela escreveu muita coisa.
A cada livro me surpreendia com sua escrita, mas o único livro que poderia estar nessa lista, sem sombra de dúvidas, é Destino & Fúria. Na verdade, a Trilogia Legado está representada por esse livro.
É uma obra que me envolveu e que entrei de cabeça na loucura que é a vida de Cadu, Charlie, Dan e Alice. Nada é como parece e temos uma sucessão de golpes (bem a cara da Andreia).
Nesse livro também ganhei meu marido, Dan. TIREM O OLHO DELE, pois é exclusivamente meu.
O livro está disponível no wattpad e em breve estará na Amazon e só digo algo: Leiam, é muito bom!




4- The Kiss of Deception - Mary E. Pearson

Este livro ficou um tempo esquecido na minha estante, pois tinha pegado um grande spoiler e desanimado da leitura. 
Quando esqueci o spoiler, que se referia ao nome dos personagens, decidi embarcar na leitura e não poderia ter feito uma escolha melhor.
É uma obra que te envolve completamente no mistério de quem é o "príncipe" e de quem é o "ladrão". Confesso que em certo momento não sabia mais para quem torcer, e nem se estava torcendo para a pessoa certa.
Ainda não li as continuações, mas as tenho na estante e irei ler em breve. E estou torcendo pelo "ladrão", acho que traria um pouco mais de emoção a narrativa rs.




5- Kalel - Cinthia Basso

A Cinthia foi outra autora que li muito esse ano. Parando para analisar as minhas leituras, percebi que nenhum dos livros dela ganhou menos de 5 estrelas, o que mostra o quanto amo a escrita dela.
Nessa lista de melhores, entrariam facilmente dois outros livros dela: A Filha do Astro e Raio de Sol, mas optei por escolher Kalel.
Este livro possui um personagem muito humano e que erra para caramba: Kalel. Ele comete tantas burradas, mas isso é o que o torna tão especial. Pois, mesmo com as suas burradas, percebemos que ele deseja mudar.
São personagens reais que me encantaram por suas personalidades e forma de encarar o mundo.





6- O ódio que você semeia - Angie Thomas

QUE LIVRO MEUS AMIGOS!
Comecei essa leitura sem muitas pretensões e recebi um soco grande na cara. É uma obra que te faz pensar sobre tudo e principalmente sobre como o preconceito é enraizado, e ensinado desde sempre as crianças, infelizmente.
Foi uma leitura que me fez crescer como pessoa e que me impactou de forma sublime.
A adaptação está tão fantástica quanto a obra e me fez derramar tantas lágrimas quanto o livro.
Esse é um daqueles livros que você quer começar a reler assim que finaliza e que nunca vai deixar de indicar para todos!





7- Hotel Califórnia: O mal à espreita - A. C. Nunes

Não sou muito de ler terror, então ler este livro se mostrou um desafio no início e só posso dizer que ele é fantástico.
A Amanda conseguiu me prender na sua teia de acontecimentos e me deixar aflita em vários momentos. 
O final desse livro é nada menos do que espetacular, fazendo você desejar a continuação fervorosamente.
Você se envolve no enredo, passa a desconfiar da sanidade de todos os personagens e criar teorias mirabolantes. Até agora não consigo imaginar o que a autora vai planejar para a continuação, mas só sei que estou desejando-a muito!





8- Ele: Quando Ryan conheceu James - Elle Kennedy & Sarina Bowen

Este foi o primeiro romance hot LGBT que tive o prazer de ler e fiquei completamente apaixonada.
É uma obra que exala sexo do início ao fim, e que os leitores precisam ter noção antes de realizar a leitura.
Porém, muito mais do que um hot, esse livro vai abordar um jovem se descobrindo sexualmente e uma paixão ardente do passado vindo à tona.
Em certo momento você deseja apenas pegar esses personagens no colo e cuidar de cada um deles, pois eles são maravilhosos!
Quero muito a continuação desse livro e espero que em breve seja lançada no Brasil!





9- Os Filhos da Morte - Isabella Balliano

Esse foi mais um livro que comecei sem muita expectativa e que me surpreendeu completamente. 
Com um enredo fantástico, a Isabella criou personagens que são capazes de te fisgar. Devorei essa obra rapidamente e ao final só fiquei com um pensamento: Preciso da continuação o quanto antes!
É o tipo de livro que vai te proporcionar uma viagem por suas palavras e que você não esquecerá facilmente.
Temos muita ação, aventuras, descobertas e aquela pitada de romance que todo mundo ama.
Essa capa também está maravilhosa, ou seja, o pacote completo! Super recomendo!




10- Treze - FML Pepper

Quando achei que o ano acabaria sem nenhum livro me surpreender mais, me deparei com Treze e foi amor a primeira lida!
Li essa obra aos 45 minutos do segundo tempo e fiquei feliz ao saber que consegui finalizá-la esse ano.
É um enredo completamente envolvente, que mistura o romance contemporâneo com um pingo de fantasia, e até de religiosidade.
A questão do: "Será que existe algo além de tudo que vemos?" aparece muito forte e me fez refletir muitas coisas. 
Com certeza foi um livro que me marcou este ano e me mostrou o motivo da Pepper ser tão amada entre seus leitores. Ela tem uma escrita fabulosa, sem mais!





Menções Honrosas

Não poderia deixar de citar algumas outras obras que são maravilhosas e que estão entre as melhores do ano também. Mas, que possuo ou possuí uma ligação tão forte, que não seria justo colocá-las entre os melhores, apenas!

1- Harry Potter - J. K. Rowling

Entrei no universo bruxo pela primeira vez esse ano e foi uma delícia poder conhecer o Harry e entender porque é uma saga tão amada pelos leitores.
Os primeiros livros foram mais lentos, mas a partir do momento que o Harry foi crescendo, a narrativa cresceu na mesma intensidade.
Terminei o último livro querendo reler todos, pois realmente me apaixonei pelo universo bruxo criado pela J. K. Rowling.
Quero colecionar todos os itens possíveis e ler todos os livros extras.








2- O Diário de Myriam - Myriam Rawick

Não tenho o que falar desse livro, a não ser que ele é cruel, doloroso e extenuante. 
Foi uma das leituras que mais me impactaram esse ano, principalmente por carregar relatos de uma guerra, onde vemos de perto que quem mais sofre são os inocentes.
Esse livro me fez querer procurar mais sobre a Guerra Civil da Síria e quero ler mais sobre o assunto, me aprofundar no tema.
É uma obra necessária, que recomendo para todos que desejam sair da linearidade e embarcar em algo doloroso!






3- Eu Aceito - Érika Gomes

É claro que não poderia faltar livro da Érika Gomes na lista dos meus melhores do ano.
Sou suspeita para falar da Érika, porque ela virou uma amiga querida, alguém que já considero da família.
Eu Aceito nasceu quando a Érika estava com sua mãe internada na oncologia. 
Ela conseguiu transformar toda a dor que sentiu em um livro que te faz derramar inúmeras lágrimas. É um livro doloroso, mas que acima de tudo te mostra que a vida pode te dar mais do que você possa esperar.
Não tinha como não colocar Eu Aceito nessa menção honrosa, pois ele contém o coração da Érika e ganhou o meu na mesma proporção. Apenas obrigada por ter escrito algo assim!




Espero que tenham gostado de conhecer minhas melhores leituras do ano!
Desejo que 2019 seja lindo para você e que te faça realizar cada sonho que brote!

Me conta: Qual foi a sua melhor leitura de 2018?

Beijos da Lice

10 comentários

  1. Boa tarde! 35livros lidos??? Li pouco esse, os filhos não deixaram, mas tudo bem!!! Tenho uma lista que eu quero ler: astronomia e Dostoiévski.
    Boas festas!!!
    Visite meu blog:

    www.virulenciamental.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Ler é muito bom e melhor ainda quando são livros bons, adorei as sugestões. Quero ler Os Filhos da Morte, parece ser muito bom ;)

    ResponderExcluir
  3. Com as opções dois e seis, estou muito satisfeito. E eu quero procurá-los na biblioteca em breve. Porque também tenho certeza de que minha família também vai amar. Acho que a atividade de leitura que você faz todos os dias é muito positiva. Feliz 2019

    ResponderExcluir
  4. Bacana saber sua eleição dos melhores do ano. Fiquei interessado em alguns, determinadas opções me parecem mais do mesmo. Não me encanto com essa obras açucaradas demais...

    ResponderExcluir
  5. Sabia que "O ódio que você semeia" estaria na lista, é maravilhoso! Tem uns nessa lista que não tinha nem ouvido falar, mas gostei bastante da sinopse de alguns e agora estou com vontade de ler.

    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  6. Gostei das propostas, tem alguns de que nunca tinha ouvido falar. Uma leitora ávida, pelo que vejo! Aguçou-me a vontade de ler :)

    ResponderExcluir
  7. Dos livros citados não li nenhum ainda porém fiquei interessada em ler, pois olhando seu post deu pra ver que todos são bem interessantes...

    ResponderExcluir
  8. Adorei tua lista, eu só li o ódio que você semeia e HP. os outros ainda não li e Myriam eu não acabei ainda.
    Feliz ano com leituras melhores ainda!

    ResponderExcluir
  9. Amei sua lista. Queria ler isso tudo em um ano. Quem sabe seja meta para 2019 né. rs
    Aliás, feliz 2019.

    www.lidianemalheirosblog.com.br

    ResponderExcluir
  10. olá!
    Super bacana sua seleção de melhores leituras do ano!
    Em 2018, consegui comprar a coleção do Harry Potter, em breve pretendo começar a leitura!
    Abraços.

    ResponderExcluir