13/12/2018

[Resenha] Véspera de um Reencontro: Uma linda história de Natal - Editora Coerência

Olá leitores,

Essa época do ano é uma das mais lindas e pensando nisso, a Coerência resolveu lançar uma antologia de Natal apenas com autores convidados. O diferencial é que todos os contos estão interligados e abordam uma família, os Villas Boas. 

Véspera de um Reencontro: Uma linda história de Natal
Páginas: 165
Editora: Coerência
Onde Comprar: Editora Coerência
Nota: 🎄🎄🎄🎄🎄🎁
*E-book cedido pela Editora
SINOPSE: Nem toda família segue as tradições. Algumas se perdem com o passar dos anos, outras acabam se afastando por intrigas. A família de Heitor Villas Boas faz parte desse grupo. Construir um império empresarial e financeiro não bastou para manter sua família unida. Cada um seguiu seu caminho, alguns sentem falta, outros realmente não se importam.
Seria possível reunir uma família assim? Que há muito tempo se esqueceu que existe amor e esperança? Uma família. Muitas histórias. Amores, conflitos, descobertas e perdão.
 

Véspera de um Reencontro é uma antologia da Editora Coerência que reuniu 10 autores para nos apresentar um pouco da família Villas Boas.
Todas as histórias se entrelaçam e mostram um lado dessa família, que depois de muitos anos vai se reencontrar no Natal. Vou apresentar um pouco de cada um deles para vocês.

Ernesto Villas Boas - Raphael Miguel 🎄🎄🎄🎄🎄🎁
Ernesto é o tipo de pessoa que todos amam. Depois de ver a família se ruir aos poucos durante os anos e principalmente de perceber que Heitor Villas Boas, seu irmão, se reclusou em seu próprio universo e vive para o trabalho, ele tem uma ideia genial: reunir a família Villas Boas no Natal e tentar reaproximar os laços que a muito tempo foram quebrados. E assim, Ernesto começa a planejar esse reecontro. Será que ele vai conseguir?

Maria Eduarda - Eliana Portella 🎄🎄🎄🎄🎄
Duda trabalha na empresa de Heitor Villas Boas, é uma workaholic e nasceu na véspera de Natal. Ela cresceu ouvindo da sua mãe que foi responsável pelo pior Natal da vida dela e assim criou uma antipatia pela data.
Mais um Natal chegou e Duda quer fugir do encontro com sua família. Quando recebe o convite para passar a data com seu chefe, tem a desculpa perfeita para sua mãe. O que essa data vai mostrar a Duda?

Catarina Villas Boas - Kimberly Mascarenhas 🎄🎄🎄🎄🎄
Catarina estava deixando a casa que vivia com seu ex-marido, Reginaldo, e tendo que pensar em uma vida nova. A filha do meio de Heitor foi "obrigada" a se casar com Reginaldo, um homem xucro. Catarina começou um relacionamento com ele por interesse, e quando achou que teria um casamento de riquezas, acabou lidando com uma cláusula que deixava claro que ela só podia se separar depois de 4 anos de casada ou seria deserdada. Sim, seu pai participou da cláusula, e isso a fez se afastar dele nos últimos anos.
Só que diferente do que Catarina pensava, o casamento com Reginaldo acabou mostrando outro lado da vida para ela, que inclusive se apaixonou por ele. Com a separação (que nem queria mais), ela também vai receber o convite do Natal em família e refletir sobre os últimos anos. Será um Natal de reflexões para Catarina.

Bianca Villas Boas - Deborah Strougo 🎄🎄🎄🎄🎄🎁
Bianca é a filha mais nova de Heitor e sempre viveu para agradar ao pai, que nunca a enxergou. A jovem é uma das mais dedicadas na empresa, mas não tem seu trabalho valorizado. Ela busca sua "aceitação".
Depois de pensar sobre os últimos anos de sua vida, Bianca percebe que não chegou a namorar ninguém, viveu apenas para a empresa. E quando vai sair com sua amiga, acaba sendo "atropelada" por uma bicicleta, e vendo um clichê a sua frente. O homem que lhe atropelou é Lucas, e com ele Bia vai perceber que deve almejar outras coisas na vida. O que a ceia dos Villas Boas significará para Bianca?

Igor Villas Boas - Robson Cuer 🎄🎄🎄🎄🎄
Igor sempre foi o que destoou de todos os Villas Boas, sendo a ovelha negra da família. Diferente dos seus primos, ele sempre foi incentivado pela mãe, Elisa Villas Boas, a fazer o que quisesse. E, quando encontrou o grafite, se apaixonou. Igor acabou virando uma referência no grafite, contrariando as suposições de seu tio, Heitor, que achava que ele não chegaria a lugar nenhum.
O velório de sua mãe foi a última vez que viu seu tio. E esse Natal não vai proporcionar apenas um reencontro com a família, mas também uma surpresa única na vida dele.

Maria Dolores Villas Boas - Daiane Galego 🎄🎄🎄🎄🎄
Maria Dolores sempre sonhou em ser uma grande atriz. Depois de uma apresentação que foi um fiasco, resolveu se mudar para o México, onde morava atualmente.
Quando recebe um recado afirmando que Heitor está prestes a morrer, ela decide voltar ao Brasil, pois precisa de dinheiro, e uma herança lhe cairia muito bem. Só que a vida de Maria Dolores é uma verdadeira novela mexicana, então já podem imaginar o quanto as coisas não dão tão certo...

Alberto Villas Boas - Vinicius Silva 🎄🎄🎄🎄🎄
Alberto sempre viveu a sombra de Heitor e sentia receber um tratamento diferente dos seus irmãos. Aos 32 anos ele abriu falência na sua primeira empresa, enquanto via Heitor se tornando um bem-sucedido empresário.
Quando a vida parece finalmente estar andando nos trilhos para Alberto, que tem uma rede de restaurantes, ele recebe uma ligação informando que todos os seus estabelecimentos foram fechados por causa de denúncias na vigilância sanitária.
Com o convite para o Natal na casa dos Villas Boas, Alberto vai ter algumas surpresas e refletir sobre alguns planos. O que aguarda Alberto?

Verônica Martins - Kate Willians 🎄🎄🎄🎄🎄
Verônica é uma jovem de 20 anos, estudante de medicina, que descobriu estar grávida de um cara que nem conhece.
Com a certeza de que seu futuro está arruinado, já que seus pais são caxias, ela decide abandonar tudo e vagar nas ruas. E neste cenário caótico ela encontra Heitor, que acaba fazendo-lhe uma proposta inusitada. O que Heitor e os Villas Boas vão significar na vida dela?

Flora - Giovanna Vaccaro 🎄🎄🎄🎄🎄🎁
Flora é uma jovem que mora em Natal e acabou de descobrir quem é seu pai. O homem em questão é um surfista mundialmente conhecido: Cássio Villas Boas. Sua mãe engravidou do surfista quando ele participou de uma competição em sua cidade e só agora resolveu revelar para a filha quem é seu pai.
Com o incentivo da mãe, Flora decide viajar na véspera de Natal para conhecer o pai. E assim, Flora acabará tendo gratas surpresas. Como será o encontro dela com os Villas Boas?

Gertrudes - Helô Delgado 🎄🎄🎄🎄🎄
Gertrudes é a empregada de Heitor Villas Boas a muito tempo. A mulher teve uma infância difícil e trabalhando com os Villas Boas, percebeu o quanto aquela família foi se deteriorando aos poucos. Neste Natal ela esperava que as coisas fossem finalmente mudar, mas quando percebe tudo já está um  verdadeiro caos. O que Gertrudes pode fazer por essa família?
Sem sombra de dúvidas esta é a melhor antologia que já li. O diferencial desta é que todos os contos nos mostram personagens com seus próprios dramas e conflitos, onde suas histórias se complementam. É impossível escolher um "melhor conto", o que podemos dizer é que alguns agradam mais por questão de estilo de narrativa ou identificação com os personagens.

Os contos que mais me identifiquei foram os do Raphael, da Deborah e da Giovanna. No do Raphael vamos ter o pontapé inicial da antologia e conhecer o Ernesto, que é o tio que todos gostariam de ter. No da Deborah, me identifiquei de cara com a Bianca. Essa busca pela autoaceitação do pai é algo que entendo e já vivenciei. Já o da Giovanna traz uma personagem mais nova, a Flora. E toda essa juventude dela, assim como o fato de ser um conto bem estilo "comédia romântica", me fizeram ficar encantada.

Já conhecia a escrita de alguns autores dessa antologia, mas outros se mostraram uma grata surpresa e fiquei com aquela vontade de ler outras coisas deles.
Todos os contos são bem escritos e conseguem nos mostrar a personalidade do seu personagem, já que são narrados em primeira pessoa.
Confesso que fiquei querendo um conto do Heitor, mas vê-lo pela visão das outras pessoas tornou tudo mais delicioso, pois fica no ar certo "mistério".

Ter uma antologia com personagens de uma mesma família e ainda trazendo o Natal como foco foi uma jogada sensacional da Coerência. Nessa época, normalmente, ficamos com esse lado familiar mais "ativo", então ler sobre uma família que estava "quebrada" e o Natal poderia siginificar os laços sendo reconstruidos, foi encantador.
A grande lição que a narrativa passa é o perdão. Esse sentimento talvez seja o mais abordado nos contos e gostei como o mesmo foi trabalhado. Perdoar é algo nobre. Muitas vezes acabamos criando algo na nossa mente e nos afastando das pessoas por coisas bobas ou inexistentes.
Outro ponto que achei legal, é que os contos masculinos foram escritos por homens. Isto acaba criando uma áurea mais interessante para os mesmos.

Li a obra em e-book, mas vi algumas fotos da edição física, e posso garantir: está linda. Além das histórias, a editora também se preocupou com a parte gráfica. Inclusive, este é um dos meus desejados neste Natal. Preciso dessa família na minha estante!

O Natal é uma época de reunir a família e compartilhar momentos. Com os Villas Boas, o Natal vai significar um recomeço. Entre conflitos, dores do passado e a distância, vamos acompanhar uma família em busca de sua reconstrução. Se o amor, o perdão e a esperança encontrará essa família? Embarque neste reencontro e conheça um pouco de cada um dos Villas Boas e agregados...
O livro está com um preço maravilhoso no site da Editora Coerência, saindo por apenas R$26,00. Com a crise no mercado editorial, dar livros a alguém se tornou um ato de amor, pelo outro e pela literatura. Então já garante o seu exemplar ou presenteia alguém neste Natal. Garanto que é amor em forma de livro!

Beijos da Lice

13 comentários:

  1. Amo um bom livro de contos e esse parece ser a coisa mais fofa, quero ler pra entrar no clima de natal logo

    ResponderExcluir
  2. Ei, Alice!
    Você citou sobre muitas vezes nós acabamos criando algo na nossa mente e nos afastando das pessoas por coisas bobas ou inexistentes. Isso é a mais pura verdade, mas podemos usar esse Natal pra fazer diferente.
    Adoro o estilo comédia romântica. Obrigada pela dica, parece muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã de livros de conto, mas mas achei a sacada deste livro muito boa! Me interessei pelo livro!

    ResponderExcluir
  4. Sou adorador de contos, achei a ideia do livro bem legal e chamou a atenção
    🤗🤗

    ResponderExcluir
  5. Ah que coisa fofa! Fiquei só suspiros com essa resenha! Tudo que tem a ver com o Natal tem sempre aquele quê de esperança né?
    Fiquei curiosa com esse livro, já quero pra mim!

    ResponderExcluir
  6. Eu amei a proposta desse livro,pois além de ser contos e as histórias se interligarem entre si,o clima natalino acaba dando todo um charme,sinceramente fiquei com muita vontade de conhecer esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Olá, um título bastante pertinente pra essa fase do ano, com vários personagens vivendo suas tramas. Pelo número de páginas deve ser bem fácil e rápido de ler.
    Emerson Lemes.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lice! Como faz pra lidar com o fato de já estar apaixonada e nem ter lido o livro? Eu AMO antologias, especialmente se envolve o Natal - meu feriado favorito do ano <3 daí temos uma nacional, com uma premissa de contar os dramas de uma família? Já me ganhou. To tão curiosa, que acho que nem aguento esperar a versão física, vou ler ebook mesmo e depois pego a outra, porque essa capa é digna de se ter mesmo. E, de fato, com essa crise, dar e receber livros acalma o coração! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Gosto de Antologias, inclusive já participei de duas, e sim, a ideia da Coerência para a criação desta foi perfeita. Imagino que deve ter sido um desafio gratificante para todos os autores. Tb quero muito esse livro pra mim. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem Lice?

    Eu gostei bem da sua resenha, ficou completinha. Eu já li outras resenhas sobre "Véspera de um reencontro" e me parece ser uma boa leiutra. A Coerência caprichou na edição e super gostei o fato de ser um livro de contos. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Adoro contos e amei a sacada dessa antologia, acho bem bacana quando os contos formam um tipo de unidade, assim o livro conta uma única história, mas de forma mais fragmentada mostrando diversos pontos de vista.

    ResponderExcluir
  12. Adorei histórias de natal e o nessa época é perfeita pra entrar no clima. Adorei a indicação.

    ResponderExcluir
  13. Fofaaa! Muito feliz que tenha gostado da antologia e que tenha se identificado com a Bia <3 Amei sua resenha, tá linda demais!

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras