24/12/2018

[Resenha] Treze - FML Pepper

Olá leitores,

Quando a Pepper me convidou para resenhar o livro Treze, fiquei bem animada, pois fazia muito tempo que estava querendo ler a obra. E tudo que imaginei que iria encontrar na narrativa veio por baixo. E assim, esse se tornou um dos melhores livros do ano!

Treze
Autora: FML Pepper
Páginas: 406 
Editora: Galera Record
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
*E-book cedido pela autora
SINOPSE: O azar pode ser a sua ruína. A sorte também. Da mesma autora da trilogia Não pare! Rebeca, uma garota sem escrúpulos ou fé, criada para ser uma ladra. Códigos decifrados. Uma conta milionária invadida. Diamantes. Desaparecer do mapa. O esquema para o maior golpe de sua vida é irretocável, perfeito... até encontrar Madame Nadeje, a enigmática cartomante do decadente parque de diversões. Ouvir seus segredos mais íntimos seguidos de profecias perturbadoras, entretanto, não impedem Rebeca de ir adiante e... pagar o preço! Seu mundo matemático e lógico desmorona ao enfrentar as previsões da vidente, e sua vida se transforma em um pesadelo. Caçada por criminosos, a jovem acredita que a saída está no treze, o número agourento lançado em forma de charada que, contra qualquer lógica, é justamente o caminho a seguir e, quem sabe, sua salvação. Karl, um orgulhoso e passional lutador de MMA, passa por uma grande decepção. Incapaz de aceitar derrotas, ele comete um erro estúpido e, de herói, se torna vítima em segundos. Um acidente deixa em seu cérebro um coágulo inoperável que pode se romper num piscar de olhos, a vida por um fio. Determinado a esconder a terrível condição de todos, ele resolve levar uma vida tranquila e passar longe de brigas. Um plano perfeito... até conhecer Rebeca! Por ela, Karl seria capaz de jogar toda precaução pelo ralo, seria capaz de tudo, inclusive aceitar que a derrota pode ser a sua salvação.
Rebeca foi criada pela sua mãe para ser uma ladra cibernética, depois que seu pai faleceu. A jovem hacker não crer em nada, não tem fé.
Quando sua melhor amiga, Suzy, decide levá-la para um parque de diversões, a vida de Rebeca muda completamente.

Suzy vai se "consultar" com Madame Nadeje, uma cartomante. Rebeca não acredita em nada disso e tem certeza que a mulher apenas engana as pessoas e fará o mesmo com Suzy.
Só que contrariando tudo, Rebeca, na mesma noite, resolve dar uma carona a senhora depois que a ver na chuva. Madame Nadeje, acaba fazendo algumas profecias para Rebeca neste dia: ela não deve dar o golpe que planeja para o dia seguinte, sua vida vai sofrer uma reviravolta e o seu 13º namorado será o amor da sua vida.

Rebeca fica transtornada com todas as informações. Mas, no dia seguinte, quando o grande golpe que estava planejando com sua mãe dar errado, ela sabe que a cartomante estava certa. A mãe dela, Isra, é presa e para não ter o mesmo fim, Rebeca acaba tendo que seguir várias diretrizes da polícia e "trabalhando" para eles... 
"Desde pequena conheço as artimanhas do crime. A bandidagem foi meu berço e minha escola; o roubo, minha arte. Nasci para isso. Se é um dom ou uma desgraça, ainda não sei"
Do outro lado temos Karl, um lutador de MMA que está em ascensão. O jovem invicto ganhou a luta que lhe dar o direito de disputar o cinturão do UFC, mas quando caça sua namorada pelo lugar, não a acha.
Assim, parte para a casa de Beatriz e se surpreende ao ver outro homem lá. Sim, ela tinha lhe traído e estava terminando o relacionamento.

Karl sai como um louco em sua moto e acaba sofrendo um acidente. Ele fica em coma por 4 meses e quando acorda descobre que tem um coágulo no cérebro inoperável. Karl não sabe quanto tempo tem  de vida, mas tem uma única certeza: precisa parar com as lutas e viver com novas regras.
A única pessoa que sabe sobre o coágulo de Karl, é sua irmã, Annie. A mãe dele está lutando contra o câncer e uma notícia dessas poderia piorar o seu estado.

Dois anos depois, Rebeca e Karl vão ter seu destino cruzado...
Esse foi um dos livros que mais me surpreendeu esse ano. Comecei essa leitura imaginando que teríamos muita fantasia, mas o que temos é um romance tórrido e personagens aprendendo a lidar com suas novas realidades.

A mãe de Rebeca a criou de uma forma nada ortodóxica. Ela fez a filha não acreditar em nenhuma "divindade", nem em sorte ou azar, e tão pouco no amor.
Ser cética por muito tempo foi a religião de Beca, ela só acreditava em estatísticas. Com Madame Nadeje surgindo em seu caminho, ela vai perceber que podem existir coisas que não consegue explicar com seus números. 
"Todos os momentos são certos quando se ama alguém. A gente não precisa fazer queda de braça para ver quem fala primeiro"
A vida de Rebeca desmorona rapidamente. Sua mãe é presa no grande golpe e o agiota para quem deviam dinheiro, Jean Pierre, vai começar uma caçada atrás dela. Graças a um amigo do pai, Rebeca consegue não ser presa e "trabalhar" para a polícia, como hacker. Só que tem que seguir regras, como a que levou a se mudar para Minas Gerais e cursar sua segunda faculdade.

Todas as profecias que Madame Nadeje fez para Rebeca estão acontecendo. E junto com Suzy, ela percebe que o 13º namorado está se aproximando.
As pistas dadas pela cartomante as levam a crer quem seja o escolhido, só que nem tudo é como parece...
"Você não é uma criminosa. Você é uma sobrevivente"
Karl é um personagem que me fez suspirar. Depois de abandonar as lutas, ele teve que aprender a viver de outro jeito e trabalha em uma cafeteria que fica em uma faculdade em Minas Gerais. Não passa mais de uma noite com uma mulher e relacionamento está fora de cogitação.
A mãe está com câncer e talvez a morte esteja mais próxima do que a família gostaria, por todos os lados. Ele é do tipo que faz tudo por quem ama, e principalmente, por sua mãe.
Não achem que contei demais da história, pois definitivamente, não fiz. Tudo que narrei anteriormente ocorre nos primeiros 20% do livro, então temos muitas coisas no decorrer da narrativa.
Uma palavra que passa longe de definir este livro é: linearidade.

A Pepper levou esse enredo por um caminho que agrada os fãs de romance contemporâneo, mas que também vai agradar quem tem um pé na fantasia.
É uma obra que ao final você apenas vai refletir sobre cada linha e sobre a mensagem mais importante: existe de fato alguma divindade olhando por nós?

Queria entrar mais neste assunto, mas não o posso fazer por conta de spoilers. Qualquer coisa que fale mais a respeito, vai revelar muito da obra e acabar com a surpresa da narrativa, e toda a magia que existe na mesma.
"Sou uma fugitiva, Karl. Minha mãe me ensinou a fugir, de tudo e de todos, mas, principalmente, dos meus próprios sentimentos"
Um adendo que preciso fazer é para a família de Karl. Eles são simplesmente sensacionais, daquelas que queremos ter em nossa vida. 
A mãe dele é maravilhosa e fiquei querendo cuidar dela, assim como quis cuidar do próprio Karl. Eles são realmente uma família, com centenas de tios e primos.

A escrita da Pepper me surpreendeu. Só tinha lido o primeiro volume da trilogia Não Pare! e gostado, mas aqui temos uma escritora realmente completa, que surpreende quando necessário e sabe usar todos os elementos com inteligência.

A narrativa é em primeira pessoa, dividida entre a Rebeca e o Karl. Assim, podemos conhecer mais sobre ambos e embarcar completamente em seus sentimentos.
Li a edição em e-book e está muito boa, sem graves erros de revisão. Agora quero o físico na minha estante, já que esta história me marcou tanto.
"Viva o milagre do amor a cada dia, hora e segundo. Não deixe para demonstrar seu carinho amanhã, faça-o hoje; se possível, agora. O futuro nem sempre chega, querida, e deixamos de saborear o que temos hoje em detrimento de algo que não sabemos se vivenciaremos amanhã"
Treze tem um enredo enérgico, envolvente e certeiro. Com uma mistura de romance, fantasia, dúvidas e até questões internas, a autora nos conduz por uma obra única. Rebeca é cética, mas terá provações que mexerão com suas certezas. Já Karl precisa lidar com a iminência de sua morte. Eles são quebrados pelo passado, eles são sobreviventes, mas vão perceber que o amor pode ser a segunda chance que tanto desejaram. Paradigmas serão quebrados. Pessoas serão reconstruídas. Segundas chances existirão. As cartas estão na mesa e cabe a você decifrá-las... O 13º namorado pode ser o amor da sua vida...

Beijos da Lice

11 comentários:

  1. Nossa que livro hein! Ainda não o conhecia, mas pela sua resenha parece ser muito bom! ❤ Adorei? 💝

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parece interessante. Gosto dessa mistura de gêneros em livros, faz com que o autor não exagere na dose e corra o risco de deixar a leitura cansativa.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. minha amiga falou desse livro essa semana no ig dela e eu até fiquei meio assim porque eu tenho o livro mas acabei que não li, eu comecei mas parei pra ler outras coisas e acabei não voltando. Espero terminar ele em breve, todo mundo fala muito bem dele.
    Parabéns pelo trabalho! <3

    ResponderExcluir
  4. Recebi uma recomendação do livro, mas não me senti muito atraído, mas gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  5. Sempre resenhas maravilhosas por aqui. Não sei se lerei o livro mas que irei voltar para ler mais resenhas, eu irei.

    ResponderExcluir
  6. Então, ouço sempre falarem muito bem dessa autora, e lembro que quando lançou este livro eu o queria muito, mas o tempo foi passando e desanimei para comprá-lo, porém a sua resenha e deu vontade de ler ele nesse momento (risos), até porque amo este gênero.

    ResponderExcluir
  7. Achei toda a resenha e a sinopse muito emocionantes, a expectativa da espera pelo 13 namorado e todas as consequências desse encontro criam um clima de curiosidade, querer saber o que vem pela frente. Creio que seja um daqueles livros que a gente não consegue desgrudar, só para na última página!

    ResponderExcluir
  8. Eu particulamente gostei da resenha e acho a autora um amor,mas infelizmente ainda não me senti muito atraída por nada dela,quem sabe um dia isso mude! :)

    ResponderExcluir
  9. Sempre quis ler uma obra dessa autora, estou enrolando faz anos para ler "Não Pare", e Treze então, desde que lançou estou querendo ler. Amei a resenha, ela só me deixou ainda mais ansiosa para começar a leitura dessa obra, acho toda essa vibe que a história traz super incrível <3

    ResponderExcluir
  10. olá!
    Que interessante este livro, eu não conhecia, mas pelo que li deve ser uma excelente opção de leitura, principalmente depois que você disse que é um dos melhores livros deste ano.
    Parabéns pela resenha!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Parece ser bastante interessante o livro.. adorei a capa, e pelo que eu li da sua resenha, é bastante atraeente.
    Beijinhos, amei a resenha
    www.pensamentosvoados.com.br

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras