19/12/2018

[Resenha] A Guia - Évany Cristina Campos

Olá amores, tudo bem?

Hoje venho trazer para vocês a resenha de uma das minhas leituras mais recente e que me fez pensar sobre o futuro. Espero que gostem de conhecer!

A Guia: Uma corrida alucinante pela salvação da humanidade
Autora: Évany Cristina Campos
Páginas: 264

Editora: Giz Editorial
Onde comprar: Livro Físico / E-book
Nota: 
*Livro cedido pela autora
SINOPSE: Numa Inglaterra futurística, Mariana Holles tem a vida que qualquer um, em seu mundo, poderia querer. Uma mãe adotiva amorosa, amigos leais, inteligência admirável e é uma celebridade em ascensão. Nunca poupou esforços para conseguir vencer as corridas de nave.
No entanto, tudo na vida perfeita da garota muda quando ela e seu maior rival, Lionel Reis, presenciam um acidente e são capturados e levados a uma parte desconhecida do mundo, as Sete Colônias. Um lugar fantástico onde humanos interagem com seres sobrenaturais e uma raça criada em laboratório.
Agora, ela se depara com uma guerra entre os habitantes das Sete Colônias contra um ser que todos chamam de Deus das Sombras.
Em um futuro desconhecido, na Inglaterra, Mariana Holles está no momento mais importante de sua vida: a final do mundial da corrida de naves. A jovem tem o grande desejo de vencer a corrida mais importante e ter seu nome gravado na Gaia, o troféu cobiçado por todos.
O maior rival de Mariana é Lionel Reis, um cara que se acha o máximo e um dos melhores corredores.

Depois de uma corrida alucinante, Marin consegue o que tanto deseja e está extasiada, é a mais jovem a chegar ao pódio. Ela divide essa felicidade com Cass, a mulher que lhe adotou e que para ela é como se fosse sua mãe.
Quando decide sair para comemorar com seus amigos, Jemy e Simon, ela vai parar em uma boate. E lá encontra Lionel.
"O mundo iria mudar, e aconteceria em breve. Nada do que conheciam permaneceria igual e, por mais tolo que pudesse parecer, a esperança eram aquelas crianças"
Marin não gosta muito do barulho e quando decide ir embora, Lionel se oferece para levá-la. E essa decisão muda completamente a vida deles.
Ao saírem eles se deparam com um prédio pegando fogo e quando entram para salvar um homem que estava pedindo socorro, o mesmo dá a Lionel uma corrente antes de morrer. E isso não é tudo, quando saem eles são perseguidos por três pessoas de capuzes que atiram neles.

Marin e Lionel se meteram em uma encrenca das grandes. E na festa de confraternização dos competidores, os mesmos homens aparecem.
Tudo acontece muito rápido, e quando acorda, Mariana e Lionel estão em outro lugar, Lunae Lumen, que pertence as Sete Colônias, um lugar desconhecido para ambos.

Eles não poderão voltar a Londres e terão que lidar com uma nova realidade. O que o mundo guarda que Marin e Lionel não conheciam ainda?
Este foi um daqueles livros que comecei sem saber o que esperar e acabei sendo gratamente surpreendida. 
O início é bem eletrizante, tanto com a corrida das naves e depois com tudo que Marin e Lionel vão passar por causa da corrente, que na verdade é uma "chave".

Quando eles chegam a Lunae Lumen, eles vão descobrir um lado do mundo deles que não conheciam, onde existe seres sobrenaturais e uma raça criada em laboratórios, e todos convivem juntos nas Sete Colônias.
Marin e Lionel vão descobrindo aos poucos informações sobre as Sete Colônias e o leitor embarca nesta descoberta junto. É como andar no escuro com eles e se surpreender com o que é revelado.
"O problema do mundo é a falta de compreensão. E, enquanto houver isso, não haverá paz"
Mariana tem uma drástica mudança durante a narrativa. No início ela é retraída, e só tem o desejo de voltar a Londres. Com o tempo vai surgindo outra Mariana, uma destemida, que se impõe, que aprende a viver naquele meio e lutar com o que tem em suas mãos.
Lionel também me surpreendeu. A primeira imagem que criei dele era de um cara metido, mas depois ele mostra algo totalmente diferente.

Os capítulos são divididos por Livros dos personagens, e não temos apenas a Mariana e o Lionel. Vários outros personagens de outros lugares das Sete Colônias também ganham espaço. Mas, enquanto os capítulos de Mariana e Lionel são narrados em primeira pessoa, o dos outros personagens é narrado em terceira pessoa. Adorei essa forma de narrativa, porque nos faz conhecer os personagens principais e ter uma visão ampla dos demais e dos conflitos internos de suas colônias.
Nas suas entrelinhas, A Guia passa algumas mensagens. Até onde as pessoas vão para conseguir algo? Pensar que as pessoas podem optar por tomar decisões que afetam a maioria para sair incólume me deixa assustada.

Em alguns momentos me senti perdida na quantidade de informações passadas sobre as Sete Colônias, não conseguia discernir onde os personagens estavam individualmente. Talvez, um glossário no fim do livro, contendo algumas informações sobre as Sete Colônias e seus comandantes fariam o leitor imergir mais "facilmente" na história.
Mas, isso não é algo que vai atrapalhar sua experiência de leitura, essas informações apenas vão te proporcionar um enredo completo. 
"A pretensão dos seres humanos em serem deuses causou uma cicatriz enorme na Terra. Eles criaram uma raça nova e melhor. E isso trouxe consequências..."
Quanto a edição, adorei. No início temos um mapa das Sete Colônias, que facilitou a visualização da disposição dos locais. Consultei várias vezes o mesmo, super útil e bem feito.
Encontrei alguns erros de revisão, mas não é algo que chega a me incomodar em demasia. É só o lado revisora ativo haha

O final da narrativa não poderia me deixar com mais gostinho de quero mais. O epílogo me deixou roendo as unhas para saber o que teremos na continuação e principalmente para ter algumas faces reveladas. Já quero saber o que nos aguarda em sua continuação.
"Como encontrar a paz quando nosso mundo só sabe cultivar a guerra?"
A Guia é uma obra futurista que nos apresenta personagens que crescem ao longo do enredo e que precisarão lidar com uma realidade totalmente diferente da que conheciam. Mariana e Lionel vão embarcar nos segredos e conflitos das Sete Colônias, e lutar por um povo que até então não sabiam existir. A guerra começou e abandonar a vida do passado será necessário. Está preparado para salvar a humanidade com eles?

Beijos da Lice

13 comentários:

  1. Meu Deus, eu amei muito sua resenha. Sério, muito obrigada! Eu espero poder nelhorar ainda mais meus escritos e apresentar um segundo livro que possa explorar e explicar melhor tanto sobre as Sete Colônias quanto sobre os próprios personagens que, na minha cabeça, têm questões interiores e exteriores importantes. Eu adorei a sugestão do glossário e vou colocá-la em prática. Muito obrigada e um enorme beijo!

    ResponderExcluir
  2. 👏👏👏 parabéns pela resenha!!!
    Fico feliz de ter gostado do desenho do mapa 😍 obrigada!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. A capa do livro é bem chamativa gosto de livros de fantasia, a história prende o leitor até o fim, quem gosta de livros desse gênero vai gostar muito, adorei a indicação do livro o livro tem uma história bem interessante bjs.

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Eu adorei a dica :D gosto de livros com essa temática, fiquei curiosa e já quero ler ;)

    ResponderExcluir
  5. Oiiiii,
    Obrigada pela dica <3, já li bastante livros nessa pegada antes mas hoje em dia nem tanto, até deu uma saudades ksksks

    ResponderExcluir
  6. olá!
    Não conhecia este livro, deve ser uma ótima leitura, pelo que você disse, que deixou com um gostinho de quero mais, deve ser muito interessante a história
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lice!
    Achei a proposta bem interessante e diferente dos livros que leio. Não é bem o meu estilo preferido de leitura e, pra ser bem sincera, geralmente fujo dessas temáticas. Hahahaha Mas gostei da sua resenha e fiquei bem instigada pela trama. Gosto de livros que mostrem o crescimento do personagem e que tragam uma história que prenda. E ele parece ser bem desse tipo.
    Se eu vou ler um dia? Não sei. Mas parece ser um bom livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que capa linda do livro! Gostei da história pois eu gosto de leituras futurísticas. Parece ser muito boa a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li um livro desse jeito e olha que eu sou uma leitora voraz! Pela sua resenha eu já fiquei louca para ler esse livro. Também achei a capa também bastante diferente.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Bela resenha parabéns. Adoro livros com histórias futuristas.

    ResponderExcluir
  11. A capa ja foi amor a primeira vista, ta ai um livro que quero muito ler esse ano

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Esse estilo de livro não me atrai muito, acho bem interessante, mas não consigo chegar nem na metade rsrs.. Mas
    para quem curte é um presente ótimo!

    Bjs

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras