[Resenha] Helloween - Editora Coerência

Olá amantes do terror, tudo bem?

Outubro é conhecido como o mês do terror, então para iniciar as postagens especiais do tema, venho trazer a resenha do novo lançamento da Editora Coerência, uma antologia de terror denominada de Helloween. Todos os autores da antologia foram convidados pela Editora, que procurou grandes referências no mercado brasileiro.

Helloween: Histórias ao redor da fogueira
Antologia com vários autores
Páginas: 175
Editora: Coerência
Onde Comprar: Editora Coerência
Nota: 🎃🎃🎃🎃🎃
*E-book cedido pela Editora
SINOPSE: Nós nos assustamos desde a noite dos tempos. Desde que, à deriva em um mundo feroz, nossos ancestrais paleolíticos buscavam explicar aquilo que não compreendiam. As tempestades e os trovões, o fogo, as bestas; um vasto território de mistérios já inspirava as mais delirantes histórias. Sussurradas ao redor da fogueira, elas amedrontavam, arrepiavam e acima de tudo fascinavam.
Milhares de anos depois, o fascínio continua o mesmo. Já não nos reunimos ao redor de fogueiras com a mesma frequência, mas continuamos atentos ao sussurro do desconhecido.
Sobretudo nos festejos em que a razão não é bem-vinda; nas celebrações em que os séculos de progresso cedem lugar ao prazer primevo de aterrorizar. E o Halloween é uma dessas ocasiões. Afinal, cultuar os mortos também significa retroceder no tempo.
Por isso, a editora Coerência convida você a uma celebração à moda antiga. Neste ano, deixe os doces e as travessuras de lado para acomodar-se diante da fogueira. Só pense bem antes de abrir este livro, porque ele traz horrores muito piores do que tempestades, trovões ou animais.
Helloween é composto por 10 contos escritos por autores renomados no gênero do terror e/ou suspense e farei um breve resumo de cada um para situá-los de cada história.

Milho - Aislan Coulter (🎃🎃🎃🎃🎃)
Sávio, Magno, Rosana e Joice acabaram com o carro quebrado na rodovia de uma cidade rodeada de um milharal. Denis Mosca, o mecânico local, não pôde ajudar os jovens, mas deu-lhes um único recado: para ficar longe do milharal.
Os amigos não acreditaram no aviso do homem, e foram milharal a dentro procurar ajuda. O que será que eles vão encontrar?

Esantaio - Cláudia Lemes (🎃🎃🎃🎃🎃)
Timmy é um garoto com uma deformidade no rosto, que jamais sai de casa. Seu pai, um homem cruel, tem vergonha do garoto. Todo ano, ele tem o desejo de passar a noite de 31 de outubro na rua, pedindo doces com as outras crianças, mas sempre ouve uma recusa de sua mãe. 
Mas, finalmente ela deixou o garoto ir. Timmy vai se divertir ganhando seus doces, vai ver outras crianças, mas também conhecerá a crueldade. O que era para ser uma noite de Doces ou Travessuras? irá se transformar em seu pesadelo...

Sob o olhar dos anjos - Décio Gomes (🎃🎃🎃🎃)
Cadáveres de bebês estão sendo roubados por uma mulher de véu em seus velórios... O delegado da cidade tem uma bebê, que nasceu linda e perfeita, o que é difícil na região.
Em sua busca pelo culpado dos roubos, ele vai lidar com os bebês sendo roubados até mesmo dos túmulos. Por que alguém roubaria anjinhos? Talvez o delegado não queira descobrir...

Ele aparece de noite - Glau Kemp (🎃🎃🎃🎃🎃)
Marcela resolveu fugir de casa e acabou pegando uma carona na estrada com um caminhoneiro. Mas, o homem que aparentemente era uma boa pessoa, acabou revelando outra face e quase a estuprou. 
Ela conseguiu fugir para o matagal em torno da estrada. Andando mais afundo ela acha uma plantação e sabe que deve ter alguma casa por perto. E andando cada vez mais, acaba se deparando com a seguinte placa: "Fuja do homem curvado. Ele aparece de noite".
Perto dali, Josias faz uma fogueira como todos os anos, pois a noite do dia 31 de outubro traz o mal que apenas o fogo combate.
Marcela vai encontrar o mal... Fugir será uma opção?

Luzes Negras - Karen Alvares (🎃🎃🎃🎃🎃)
Um grupo de amigos (Douglas, Cris, Raquel e Juliana) estavam em sua viagem de formatura. Em torno de uma fogueira, Ju decide contar sua própria história, algo que apenas ela lembra...
Ela tinha um irmão gêmeo, Henrique, e eles eram inseparáveis. Nos arredores da casa deles tinha um parque e desafiado por seus amigos, os irmãos decidem ir ao local. Só que a visita ao parque muda para sempre a vida de Juliana...

A vida secreta de Rudi e Amélia - Luciano Milici (🎃🎃🎃🎃🎃)
Rudi decidiu assaltar a lotérica de sua pequena cidade com seu amigo, Alemão. Só que o traficante do morro estava na lotérica no momento do assalto e acabou reagindo. Alemão morreu com um tiro na cabeça, já Rudi levou um tiro na barriga.
Em sua fuga, Rudi acabou encontrando uma casa que tocava "O Bom" da Jovem Guarda. Quando acordou estava em uma cama, e uma loira chamada Amélia estava o ajudando a melhorar. A mulher lhe dava periodicamente sopa de carne com leite.
Mas, será que Amélia realmente estava ajudando-o?

O redemoinho do diabo - Raphael Miguel (🎃🎃🎃🎃🎃🔮)
Rico estava perdido na floresta depois de brigar com seus amigos e noiva. Eles estavam fazendo um passeio pela floresta com Zino, um homem que ele ouviu boatos na pousada de ser um ex-matador. De repente, assovios lhe atormentam, assim como risadas, e o medo lhe consome.
Carla, Anderson, a noiva de Rico, Fer, e o filho de Zino, Marlon, estão esperando o homem voltar com o amigo. Porém, o terror lhes ronda. 
O clima vai ficando tenso e o mal parece está cada vez mais perto. Será que eles vão conseguir sair da floresta?

A noite de Halloween - Renata Maggessi (🎃🎃🎃🎃🎃🔮)
Lívia foi convidada por Miguel para uma festa de Halloween, nessa mesma festa, um ano atrás, eles haviam perdido pessoas especiais, a amiga de Lívia e o primo de Miguel.
E foi esta perda que acabou unindo-os. Lívia tem uma queda por Miguel, mas ele a ver apenas como amiga.
Voltar para um lugar que traz lembranças ruins será o estopim. O que aconteceu um ano atrás? O que acontecerá com eles no presente?

O baile de Halloween - Soraya Abuchaim (🎃🎃🎃🎃🎃)
Gabriela viu o horror de perto no baile de Halloween de sua escola. Seus colegas correndo, gritando, pedindo ajuda. A garota apenas se escondeu atrás de uma geladeira que estava no salão, e de lá percebia tudo que estava ocorrendo a sua volta.
O que de fato ocorreu naquela noite onde seus colegas foram mortos?

Falso exorcismo - Vitor Abdala (🎃🎃🎃)
Trevor é um policial que estava investigando uma igreja que estava sendo acusada de realizar falsos exorcismos, com o propósito de arrecadar dinheiro dos fiéis. Junto com o sargento Greg eles vão tentar desmascarar a farsa em uma noite. No entanto, nem tudo sai como o planejado...
Seria apenas uma farsa? 
Não sou leitora assídua de terror, sempre falo que tenho muito medo para ler o gênero, mas por incrível que pareça, todos que li achei leve, então talvez eu seja uma leitora de terror em construção. 
Os contos dessa antologia estão muito bem feitos, com início, meio e fim bem marcados. Os autores souberam utilizar as páginas que tinham a sua disposição e criaram narrativas que fisgam o leitor.

Tive dois contos preferidos, "O redemoinho do diabo" do Raphael Miguel e "A noite de Halloween" da Renata Maggessi. No primeiro, achei bem interessante o autor utilizar um personagem do nosso folclore brasileiro para trazer o terror. Ele foi o único que trouxe esta referência e por fazê-la de uma forma diferente e completa, me ganhou.
Já o segundo, me ganhou pela construção do conto. Em grande parte do enredo, o leitor é levado a crer algo, e logo depois a verdade vem à tona, o que me surpreendeu. Então, essa surpresa do desfecho, me fez amar o conto.

Isto não quer dizer que os demais não sejam bem trabalhados, pois todos foram, inclusive trazendo este elemento surpresa nos desfechos e seres de fazer arrepiar.
Alguns contos abordam temas importantes para discussão, como: estupro, preconceito por causa de roupa ou gosto musical, preconceito por causa de aparência, a maldade desde a infância...

Além de contos incríveis, o destaque para esta antologia fica por conta da versão caprichada da Editora Coerência. 
Antes de cada conto, temos uma mini-biografia do autor, com uma foto e detalhes de sua carreira. A escolha de cada autor também foi feita minuciosamente, procurando autores com referência no gênero.
Ao final de cada conto, tem uma ilustração que representa cada conto. As ilustrações são de alta qualidade e realmente conseguem traduzir na imagem o conto. A diagramação e revisão seguem o padrão da Editora, que nunca erra nesta parte. E ambos estão muito bem feitos.

A proposta do livro é diferente. Você não verá uma celebração ao estilo Doces ou Travessuras do Halloween. Neste caso, você vai se sentar em frente a uma fogueira com seus amigos e precisa estar preparado para ouvir as mais horripilantes histórias.
O mal pode estar mais perto do que você imagina. O mal pode ser você. O mal pode ser seu fim. Já pensou no Hell ao seu lado?
O lançamento do livro ocorre no dia 27 de Outubro, mas você já pode garantir o seu exemplar no site da Editora: AQUI!


Beijos da Lice

31 comentários

  1. Alice, como sempre, você arrasa na resenha. Muito obrigada! Amei! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que linda ❤ Obrigada você pelo excelente conto!

      Excluir
  2. É uma honra estar aqui, Alice!Mandou muito!

    ResponderExcluir
  3. Realmente o livro é interessante.
    Quando vi a capa jurei que era da Darkside, principalmente pelo conteúdo tão bem elaborado. Adorei os contos para o Dia das Bruxas, data ótima para ler esse livro.
    A noite de Halloween é semelhante um conto que li noutro lido da temática ♥
    E claro, do jeito que você amou o livro certamente é uma leitura válida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A qualidade da capa realmente lembra os livros da caveirinha. o conteúdo não fica atrás, está igualmente incrível ❤

      Excluir
  4. O livro é incrível tem contos bastantes interessantes para o Helloween, gostei muito do resumo que você fez, os contos são fantásticos concordo com você que a proposta do livro é bem diferente, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Não sou grande fã de filmes/livros de terror. Mas pela descrição das personagens deverá ser interessante para quem gosta ☺ boa recomendação ☺

    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou muito fã, mas este realmente vale muito a pena para todos públicos!

      Excluir
  6. Preciso ler esse livro urgente, principalmente o conto da Soraya Abuchaim, o qual estou muito curioso para saber o que se passa nele. Só ando lendo comentários positivos sobre a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante do conto dela, mesmo com algumas ressalvas. Leia e depois compartilhe sua opinião ❤

      Excluir
  7. Olá! Que legal essa antologia e visto pelos autores que curto Aislan Coulter, Glau Kemp e vitor Abdala já vale a pena pegar o livro pra ler e mais ainda conhecer os outros autores que não conhecia. Adorei! Quanto a Claudia Lemes preciso ler outra história dela pq abandonei "Eu vejo Kate" que apesar do tema Serial Killers que sempre me interessa o dela não funcionou pra mim e quem sabe lendo "Esantaio" não faça eu querer ler outros livros dela né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que não conhecia muitos autores da antologia, mas fico feliz em saber que você conhece o trabalho de alguns. O conto da Cláudia está maravilhoso, vale a pena conferir ❤

      Excluir
  8. Uma antologia de contos de terror seria uma leitura que gostaria muito de fazer, adoro o gênero e já anotei a sugestão! A sinopse que mais me chamou a atenção foi a de Ele Aparece de Noite. Quem ou o que será esse "homem curvado"? Dá um arrepio só de imaginar, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me arrepiei lendo este conto, é um dos mais completos dentro da antologia. Foi muito bem escrito!

      Excluir
  9. Gente, parece que eu já quero. Como vc falou de um terror mais leve, lembrei mt de Goosebumps - vc conhece? Mas tem cara daquelas historinhas que prendem e eu gosto mt disso. Particularmente, terror é meu gênero <3 Gostei mt da sua resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço Goosebumps, sou bem nova no gênero. É algo leve, mas com a pitada do terror na dose certa. Leia, creio que irá gostar!

      Excluir
  10. Eu realmente adoro o mês de outubro por causa do Halloween literário!! Amo fazer essas leituras temáticas e as tenho feito desde 2015. Não conhecia essa coletânea de contos, mas adoro esse tipo de leitura e gostei das sinopses.
    Até hoje, acho que os únicos livros de terror que li e me deram um certo medinho foram Cemitério Maldito, de Stephen King e O Vilarejo, de Raphael Montes, esse último também é um livro de contos. =)
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha conhecimento que O Vilarejo era um livro de contos. Fiquei bem ansiosa para conhecer os dois que citou.
      Essa antologia está maravilhosa, vale muito a pena!

      Excluir
  11. Olá
    Fiquei bem feliz de ver mais um leitor entrando no quarto escuro do terror, seja bem vinda. Adorei conhecer a antologia e já coloquei ela na lista, adoro conhecer novos autores do gênero além de saber que o terror está sendo levado a sério no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada haha Se tiver mais indicações do gênero para mim, fique a vontade.
      A qualidade dos contos dessa antologia é maravilhosa, realmente o gênero está sendo levado bem a sério.

      Excluir
  12. eu tenho loucura pra ler alguma antologia de Halloween, acho que vou pegar a sua dica, tem na amazon será?

    preciso dizer que me sinto cada dia mais feliz de saber que meu gênero literário preferido tá crescendo tanto no pais e revelando tantos autores lindos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não está na amazon, mas creio que em breve chegará. Por enquanto só tem o físico, que está lindo demais! Orgulho dos nossos autores brasileiros ❤

      Excluir
  13. Olá!
    Não consigo ler nada do gênero terror, sempre dá aquele medo rsrs, mas achei muito interessante a proposta da editora com diferentes contos e autores nacionais, é sempre bom ler antologias para descobrir novos autores. Que bom que achou o livro leve, e a diagramação dessa editora é mesmo muito bonita.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Coerência arrasa na diagramação, é sempre um trabalho impecável. Também não era muito fã do gênero, mas estou adorando conhecer!

      Excluir
  14. olá!
    Esse livro parece ser muito legal, não sou muito fãs de terror, mas amo um suspense...
    Halloween pede abrir uma exceção e mergulhar nas histórias de terror, ansiosa pelas resenhas!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que deveria dar uma chance, vale a pena ❤

      Excluir
  15. Oi Alice,

    Tô contigo nesse negócio de não ser uma leitora do gênero terror por ter medo, e confesso que seu "leitora de terror em construção' me deixou esperançosa para comigo rs.
    Adorei os resumos que você fez de cada conto e eu fiquei super curiosa pra lê-los. Eu amo filmes de terror e queria ter coragem para ler algo do tipo também. Com a sua resenha, me deu mais coragem pra colocar essa vontade em prática.
    Parabéns pela resenha!!!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lê! Eu sou tão medrosa que nem os filmes assisto. Acho os livros bem mais leves. Já li alguns do gênero e sempre foram incríveis. Acho que você se daria bem lendo, já que ama os filmes do gênero!

      Excluir
  16. Olá Lice!!!
    Estou apaixonada por essa capa!
    Parabéns pela resenha e pela produção de fotos, arrasou menina!!
    Só estou escutando falar coisas boas dessa obra e já estou super curiosa para conhecê-la ainda mais que você falou que é uma leitura leve, preciiiso!!

    ResponderExcluir