18/10/2018

[Lendo Harry Potter] Como foi minha primeira experiência com a saga?


Olá bruxinhos, tudo bem?

Um tempo atrás fiz um post contando que estava lendo Harry Potter pela primeira vez. Não havia lido os livros e nem visto os filmes, então minha experiência foi do zero, entrando no universo intensamente.

Comecei a leitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal em março e o último livro Harry Potter e as Relíquias da Morte foi finalizado em outubro. Li uma obra por mês e depois da imersão no mundo criado pela J. K. Rowling, precisava fazer um post com minha opinião.

Os dois primeiros livros foram extremamente lentos para mim.
Não consegui me apegar aos personagens e a leitura só fluía do meio para o final, quando começava a ter ação.
Creio que o motivo de não ter rolado tanta identificação nos primeiros livros se deve ao fato dos personagens serem muito novos, não conseguia me envolver com o enredo e as questões deles.




Os livros seguintes conseguiram me prender. Em Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban a chegada do Sirius e do Lupin, assim como os segredos revelados me animaram e me deixaram em êxtase, queria descobrir mais sobre Os Marotos. O plot twist desse livro foi um dos melhores da saga.
A partir do momento que Harry, Rony e Hermione foram crescendo, o enredo também cresceu, as ações já eram mais pautadas de emoção e o friozinho na barriga.

Em O Cálice de Fogo foi a primeira vez que chorei, com a morte do Cedrico. Aquele embate de Harry e Voldemort no cemitério foi intenso, assim como a presença dos pais dele.

A Ordem da Fênix me destruiu em mil pedaços. Simplesmente me despedacei com a morte do Sirius, meu coração se partiu assim como o do Harry.

O Enigma do Príncipe foi outro livro que me fez chorar. As descobertas sobre as Horcruxes conseguiram me fazer criar mil teorias. E aquele final com o Snape matando o Dumbledore foi esmagador.
Como resolvi me envolver com o mundo bruxo apenas agora, é claro que peguei alguns spoilers, como o fato do Snape não ser de todo mal, então não consegui realmente sentir ódio do personagem.

O desfecho da saga não poderia ser mais eletrizante. Todas as peças criadas ao longo dos outros 6 livros foram se encaixando.
Mas, algumas coisas ainda me incomodaram. Entendo o que motivou a Narcisa a dizer que o Harry estava morto, porém não é algo plausível na minha linha de pensamento. Assim como o final mal explicado dos Malfoy's, fiquei querendo saber o que aconteceu com eles depois da luta final.
As mortes de Lupin, Fred e Tonks me dilaceraram. Mas, o momento em que chorei foi com o passado do Snape. Talvez ele tenha sido o personagem com mais amor.

É claro que desejei mais páginas, mais história, mais tudo. Acho que todo fã da saga tem curiosidade de saber o que aconteceu com os filhos de Harry em Hogwarts, e gostaria de um livro deles (sem ser o "oitavo" livro que a maioria fala muito mal).


Como toda saga, Harry Potter tem momentos de altos e baixos. Não pode-se negar que o universo criado pela J. K. Rowling é complexo e sensacional. A autora criou algo completo, com histórias bem formadas no passado e embasamento.
Toda a genialidade da autora fica clara, principalmente, quando analisamos o que ela ainda pode explorar dentro do universo e o que ela está explorando no momento (Animais Fantásticos e Onde Habitam).

Ao terminar cada livro, eu ia assistir aos filmes. É legal ver o que você leu sendo reproduzido, mas os filmes possuem alguns defeitos. No geral são bons, mas não chegam perto das obras escritas, o que é comum em adaptações literárias.

Não sei se consigo nomear um personagem como preferido. Tem muitos que me conquistaram ao longo das leituras, por n motivos. Mas, a Hermione Granger talvez se destaque por sua inteligência e forma de se portar.

Ela sempre conseguiu salvar Harry e Rony de enrascadas com sua sagacidade. Me identifico com ela em vários quesitos, principalmente no "rata de biblioteca".
É importante perceber que ela teve o destaque merecido dentro da saga e foi retratada de uma forma espetacular.



Antes de ler a saga, sempre vi muita discussão nas redes sociais a cerca dos casais.

Harry e Gina foram um casal que ficou no meio termo. Em alguns momentos gostei bastante dos dois, em outros nem tanto.
A Gina do livro é bem determinada, com opinião forte e pitadas de empoderamento quanto aos seus relacionamentos (que são alguns ao longo dos livros). A do filme não chegou nem perto.

Já Hermione e Rony ficaram em meu desagrado. Para ser sincera, shippei a Hermione com o Krum, por toda diferença deles. Achava eles fofos e realmente queria que o casal vingasse, o que não ocorreu.
O Rony teve algumas atitudes bem babacas e só começou a enxergar a Hermione quando percebeu que ela não estaria disponível para sempre, o que me irritou profundamente.
Hermione é muita areia para o caminhão do Weasley. 




É claro que como todo mundo que conhece o universo, eu também ficava me perguntando a que casa pertencia.
E chocando um total de 0 pessoas, sou Ravenclaw. E meu patrono é um Robin.
Já imaginava que seria uma Corvina, pois antes de ler a saga já tinha feito um teste no Pottermore, e ao refazer esse ano, deu o mesmo resultado. Sou uma legítima Corvina.

Apesar de que em alguns momentos fico com o pezinho na Slytherin, mas minha alma é inteiramente Ravenclaw.
Uma pena que temos pouquíssimos personagens relevante da minha casa, mas a Luna vale por todos eles.


Estou feliz por finalmente ter conhecido esse universo e agora quero virar uma colecionadora e conhecedora de tudo envolvendo a saga.

Agora me contem, já leram Harry Potter? Qual a sua casa? E seu personagem preferido?

Beijos da Lice

19 comentários:

  1. Ooi, nunca tive oportunidade de ler Harry Potter, mas agora lendo esse post fiquei curiosa, quero conhecer!

    Eu amo a saga A Seleção, você conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena, foi uma experiência muito boa. Quanto A Seleção, já li e também amo (apesar de um certo receio com A Coroa) rs

      Excluir
  2. Oi, nunca tive oportunidade de ler Harry Potter, porque já não +e para a minha idade, nem aprecio o estilo.,
    Mas sei reconhecer um excelente post, bastante criativo, e que mostra um grande amor à literatura:-)
    Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também pensava que não era para minha idade, mas me surpreendi. Obrigada ❤

      Excluir
  3. Olá!
    Bom, quando Harry Potter virou uma febre de livros e filmes, eu já estava lá nos meus 14 anos e achava que aquilo era meio que de "criança" kkkkk. Faz pouco tempo que consegui ver todos os filmes, e agora estou curiosa pra ler os livros, adorei sua resenha, bem sincera

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era muito criança quando lançou o primeiro filme, então não cresci com eles. Ler a obra agora foi maravilhoso, vale muito a pena a experiência!

      Excluir
  4. Que bom que sua experiência com essa clássica leitura tenha sido satisfatório, mas confesso que também não li nenhum dos livros da saga HP e me sinto mal por isso rsrs. Estou tentando arrumar um tempo e começar essa aventura que, acredito, é fantástica!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece, pois não irá se arrepender. Adorei ter finalmente conhecido a saga, me conquistou! ❤

      Excluir
  5. Que que gostou da leitura!! =D
    Estou relendo O Enigma do Príncipe ainda. Para mim, todos os livros são maravilhosos, mas concordo com você quanto aos casais... Também shipava muito a Hermione com o Krum e não entendo até hoje porque ela ficou com o Rony! =/
    A Gina dos livros é maravilhosa e uma bruxa super talentosa mesmo!! Uma pena terem negligenciado-a nos filmes... =(

    ResponderExcluir
  6. Oi, Alice! Achei seu texto brilhante e muito transparente. Uma saga pode ser incrível e ter seus defeitos também, não há mal algum observá-los e ser sincero com você mesmo né?

    Eu ainda não li os livros, fiz o caminho inverso. Já assisti toda a saga e gosto muito. Minha história favorita foi “HP e os prisioneiros...”. Mas também meu coração ficou apertadinho com a morte de Cirius e Dumbledore e do elfo Dobby.

    Hermione é minha personagens favorita e não shippei ela com HP em momento algum. Mas gostei muito dela com Ronny. E Luna é uma fofa, adoro ela.

    Bjão,
    Di | www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. ai que post lindooo!!!
    Meu primeiro contato com a saga se deu através dos filmes, eu assisti os dois primeiros na TV e fiquei embasbacada pensando como que alguém poderia criar um universo desse. Depois eu li os livros e fui acompanhando os lançamentos dos filmes. Hoje em dia tenho todos os livros que são relacionados com o mundo mágico e amo muito todos eles!

    Adorei seu post, ficou uma delicia!

    ResponderExcluir
  8. Oieee!
    HP é bom demais!
    Li faz tempo e tenho Hermione minha diva, mas todos tiveram no meu coração até quando tinha raiva deles rs
    O Harry mesmo sendo o tals não posso dizer que o amo de paixão, mas a história é fodástica!
    Ai, esse post me deixou com saudade! Obrigada!. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Confesso que estou com um pouco de invejinha por você ter lido Harry Potter pela primeira vez. Apesar de ter amado todas as vezes que reli, nada se compara à sensação de entrar nesse universo mágico criado pela J. K. Rowlinh pela primeira vez.
    Mas adorei saber como foi sua experiência de leitura e fico feliz que você tenha gostado. E preciso dizer que fiquei muito feliz de ver que eu não sou a única que queria que a Hermione ficasse com o Krum. Achava o Rony muito babaca para ela e nunca consegui torcer pelo casal. Aliás, os casais são um problema para mim em Harry Potter, porque eu detesto a Gina (até nos livros) e não acho que ela combinava com o Harry de jeito nenhum hahaha.
    De qualquer forma, o universo criado pela J. K. é maravilhoso e espero que ela continue escrevendo outras histórias dentro dele por muito tempo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu amo tanto essa série, tenho nem palavras, mudou a minha vida. Cresci junto e me apaixonei por cada universo que conquistei através dessas leituras. Foi muito bom e sinto pena que as futuras gerações não irão passar pela mesma loucura gostosinha que era esperar o lançamento dos livros. As vezes eu tinha que dormir na fila do cinema para conseguir ingresso, era só loucura e correria. Bateu nostalgia! ahahaha Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    ahhh minha saga favorita ♥ fio muito feliz quando vejo pessoas lendo HP, é muito bacana. Essa saga marcou a minha adolescência, lembro que estava no ensino médio e ganhei o primeiro livro de uma amiga e nossa foi maravilhoso entrar nesse universo, nesse mundo bruxo. Cada livro é mágico, mesmo que nos primeiros, não tenha aquele envolvimento, mas você percebe que a história é mágica e rica demais. Os personagens são ótimos, envolventes e cada um tem seu carisma né, também sofri demais com as mortes e concordo com você, o Snape era o que tinha mais amor ali... ahhh que vontade de reler essa saga ♥ amei seu post!

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Achei interessante você contar a sua experiência com a leitura da saga, normalmente As pessoas só falam dos livros esse o que acharam não de toda a saga num contexto só. Que legal que você foi gostando conforme os personagens e os enredos foram crescendo. Eu ainda não comecei a ler e não tenho ideia se um dia vou ler.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  13. Oi Alice, tudo bem?

    Aiii eu sou Potterhead desde criança e meu coração sempre bate mais forte nessas matéria sobre essa saga que eu tanto amo e nunca canso de reler e "re-assistir" rs
    Muitas opiniões que você colocou aqui batem com o que eu penso e isso me deu vontade de sentar por horas pra conversar contigo sobre tudo kkk
    Minha personagem preferida também é a Mione e eu me decepcionei com a Gina dos filmes tanto quanto você. Eu sou da Grifinória, então a gente ia poder ser amigas sem medo de ser feliz kkkk. E a Luna com certeza representa muito a Corvinal!
    E ai Marotos <3 ... ainda tenho esperança que a JK vai lançar um livro sobre eles!!!
    COMO ASSIM TU NÃO SHIPPA RONY E MIONE? Esperei pelo beijo deles a saga toda kkkkk
    Mas uma coisa que me incomodou na matéria foi a chuva de spoilers que tu deu. Tomando como exemplo você, que começou a ler a saga apenas esse ano, existem muitas pessoas que não leram e podem querer ler/assistir um dia e ao ler sua matéria, elas iam pegar todos os spoilers existentes rs. Eu sei que, por a saga ser antiga, fica difícil já não ter pego nenhum spoiler pela internet, mas ainda assim, acho que vale um aviso enorme de spoiler no começo da matéria. As mortes e os acontecimentos que vamos desvendando no decorrer dos livros/filmes, é legal ser vivido no momento. Pelo menos, na minha opinião rs

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Que interessante você ler a saga este ano, é muito bom por ter um ponto de vista diferenciado do meu por exemplo, li a saga ate o livro Ordem de Fenix, depois por outros compromissos não consegui ler os outros,. Lia durante o perio de lançamento então passávamos por aquela agonia da espera de cada lançamento. "Hermione é muita areia para o caminhão do Weasley" concordo com você.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho linda a história, pelos trechos de filmes que vi de relance na tv e pelas resenhas que já li, mas nunca foi uma história que me envolvesse ou me desse curiosidade que nem te deu de ler ou ver os filmes do zero. Achei bem legal o que tu fez de te interessar por algo novo e ir atrás pra conhecer com os teus próprios olhos. Beijo

    Mundo de Nati

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras