10/09/2018

[Resenha] Contas a Pagar - Bianca Gulim

Olá devedores, tudo bem?

Hoje é dia de resenhar um livro que li em algumas horas e que foi uma grata surpresa. Um enredo que me conquistou e me fez ficar vidrada. 

Contas a Pagar
Autora: Bianca Gulim
Páginas: 162
Editora: Coerência
Onde Comprar: Editora Coerência 
Nota: 
*Livro cedido pela Editora
SINOPSE: Laerte é um homem ambicioso que subiu na vida a partir de muito esforço e um casamento milionário. Trabalha como advogado em um dos melhores escritórios do país, chefiado por seu sogro.
Entre um desvio de conduta e outro, sua vida segue exatamente como ele planejou, recheada de luxo e extravagância. Até que ele é surpreendido por Sarah, sua ex-colega de escola, que ameaça contar para todos que ele a estuprou quando ainda eram adolescentes.
Ciente de que toda sua riqueza depende do seu casamento e do seu emprego arranjado, Laerte se desdobra para manter seu passado em segredo. Sarah, por sua vez, usa e abusa de jogos psicológicos para atormentá-lo. O que ela não sabe é que está lidando com um homem capaz de qualquer coisa para proteger tudo o que conquistou.
E você, do que seria capaz se seu passado invadisse seu presente com a intenção de destruir o seu futuro?
Laerte é um homem que saiu da pobreza e conseguiu alcançar tudo que almejava, em grande parte por causa de um casamento milionário.
Ele se tornou advogado e trabalha no maior escritório do Brasil, que pertence ao seu sogro. Mesmo assim, seu sogro ainda é reticente em relação a Laerte, não acredita que sua filha se casou com alguém que não era nada.

Em um dia de trabalho, ao chegar ao escritório, Laerte recebe de sua secretária, Sônia, uma carta sem remetente. Ao abri-la, se surpreende com o conteúdo.
A carta é de Sarah Lorenal, uma mulher que na adolescência foi estrupada por Laerte. Sarah parece saber muito a respeito da atual vida de Laerte e até da sua mulher. Ele fica preocupado e espantado com tais informações. Sarah quer vingança?
"É fácil perceber que ela tem problemas psicológicos, suas repentinas mudanças de humor deixam isso em evidência"
Ao realizar uma pesquisa no google e em redes sociais por Sarah, ele não consegue achar nada. É como se a jovem não existisse na internet.
Naquele mesmo dia, ao voltar para sua casa, Laerte tem outra surpresa. Sarah está em sua casa, junto com a sua esposa, Melissa. Ele descobre que ela é sua nova vizinha, e agora estará mais perto do que nunca.

Em um momento que consegue tirar a esposa do mesmo espaço de Sarah, Laerte vai para cima da mulher com toda sua fúria e percebe no olhar dela, desejo. 
Ele não sabe o que realmente Sarah quer ao voltar e nem qual é seu plano, mas tem uma única certeza: não deixará ela destruir tudo que construiu. Um detetive é contratado, seus encontros com Sarah se tornam frequentes e pequenos segredos irão sendo revelados.

O que acontecerá no final dessa história?
Este é o típico livro que não posso falar muito a respeito, pois qualquer informação a mais, acaba sendo um spoiler e quebrando o prazer das descobertas.

Em certo momento da leitura cheguei a questionar a minha sanidade, visto que estava vendo o Laerte da percepção de um inocente sendo perseguido por uma mulher obsessiva/louca.
E esse com certeza foi um dos pontos altos da narrativa. No momento em que você sente "pena" de um personagem mal caráter é a certeza do quanto a obra foi bem escrita e alcançou o seu objetivo perante o leitor: mexer com a sua mente.

Sarah é uma personagem que vai confundir o leitor com suas atitudes. Na verdade, ela é a responsável por mexer com a nossa mente e por isso se torna uma personagem marcante, mesmo vendo-a às escuras em boa parte do enredo.
Laerte, por sua vez, me causou raiva em quase todos os momentos. Porém, ele é passível de algumas reflexões, principalmente a cerca da busca desenfreada por viver uma vida "perfeita" e não querer perder a mordomia.
"Estou farta dessa merda, Laerte. Cansada de ter inúmeros sentimentos com os quais não sei lidar dentro de mim. Você me enlouquece, não percebe?"
O enredo da obra é muito bem construído e quando achei que o final seria apenas "Ok", me surpreendi com as últimas cenas e com a inteligência presente no desfecho.
A Bianca foi objetiva na construção de sua história, colocando nas páginas apenas cenas necessárias e não prologando um enredo para "ter mais páginas". 

Sobre a edição, está maravilhosa. Adoro a capa, o jogo de cores com imagens foi feito de forma espetacular e representa bem a narrativa. A diagramação também ficou linda. Gosto de detalhes, e em cada capítulo temos uma imagem. Quanto a gramática, achei apenas um erro ortográfico.

Como um thriller psicológico, Contas a Pagar cumpre o seu papel. A obra vai mexer com a mente do leitor, levando-o a tentar descobrir os próximos passos e os porquês das atitudes de Sarah.
Inteligente, instigante e viciante, o livro vai nos mostrar até onde os seres humanos vão quando o seu futuro está em jogo e seu passado não pode vim à tona. Sarah lidará com um Laerte que estará disposto a tudo. E assim, as contas serão pagas, com juros e correção...

Beijos da Lice

32 comentários:

  1. Uau, que resenha mais linda!! Adorei!
    Fico muito feliz por você ter gostado, Alice! Muito obrigada pela resenha!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. eis uma resenha que quando termina a primeira coisa que veio á mente foi: Quero ler este livro! Vou atrás já! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh, esse era o objetivo, que bom que foi alcançado. Espero que possa ler e gostar ♥

      Excluir
  3. E ainda tem gente desprezando a literatura nacional e perdendo obras como essa. Já pra minha listinha de leituras futuras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso exatamente como você. Temos tantos autores talentosos que não são valorizados. Esse é um daqueles sensacionais!

      Excluir
  4. Olá! Com uma premissa dessa, parece um daqueles filmes de suspense que deixam a gente grudado, tenso, esperando pelo final. Eu sou viciada em suspenses e thrillers psicológicos, então já de cara gostei demais! Gosto ainda mais quando os personagens são bem feitos, a ponto de a gente entrar tanto na história pra ser simpáticas a eles, sinal de que o autor fez mesmo um bom trabalho. E sendo nacional, mais um motivo pra leitura! Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um daqueles livros que valem a pena ser lido. Espero que possar ler e se apaixonar como eu ♥

      Excluir
  5. Oi, Lice!
    Gente, que é isso? O livro já começa com uma paulada e que paulada essa carta, hein?
    Eu concordo com você. O autor acerta a mão quando faz a gente ter empatia por um personagem que deveríamos desprezar.
    Eu não conhecia o livro, mas amo Thrillers psicológicos e como esse é curtinho, dá pra gente ler em um dia só. Já quero!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para ler em algumas horas e ficar com uma sensação incrível depois. Super recomendo!

      Excluir
  6. Como amante de psicologia nem preciso dizer que vou agora mesmo atrás do livro, o melhor de tudo é saber que essa verdadeira obra prima faz parte da nossa literatura, isso é muito importante!
    Fiquei curioso por conhecer a história, possui um tema bastante delicado e que com certeza mexerá conosco enquanto acompanharmos tudo o que um ato passado pode refletir no futuro. A pergunta do final da sinopse já nos coloca em um dilema profundo, com certeza o livro nos deixa aéreos.
    Ótima sugestão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma boa definição: nos deixa aéreos. Pois, é exatamente isto que acontece quando finalizamos a leitura, esse sentimento de estar flutuando nas palavras lidas!

      Excluir
  7. Oi Alice,
    Preciso desse livro pra ONTEM. Como assim você é capaz de sentir pena de um estuprador? Estou bem intrigada para saber o que Sarah vai fazer e, quando comecei a ler sua resenha, até pensei que a tal Sarah tinha se disfarçado e era a mulher dele - olha que louca!
    Vou colocar na lista de desejados, sem dúvida.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu precisa ler, Bru. É muito bom e me fez duvidar da minha sanidade durante a leitura!

      Excluir
  8. O enredo é mesmo intrigante, fiquei passada em saber que a vítima sente desejo pelo seu algoz,será que entendi bem? Se for isso mesmo, é até sombrio, realmente deve ser uma trama psicologicamente muito rica e perturbadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitos fatores envoltos da trama, mas aparentemente ela sente desejo por ele sim. A Sarah é uma personagem muito rica e só lendo para compreender todos os atos dela rs

      Excluir
  9. Oi Lice!
    Fiquei muito curiosa lendo a resenha. A trama parece ser daquele tipo que prende o leitor e que faz com que a leitura se torne ainda mais prazerosa justamente por conta dessa busca em saber o que está acontecendo, o que vai acontecer. Geralmente me empolgo com livro assim. Hahaha
    Já entrou para a lista de desejados e espero poder ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me empolgo com livros neste estilo, fico vidrada a cada página e não consigo parar de ler rs

      Excluir
  10. Adorei sua resenha.Parabéns!!! Ja quero ler esse livro

    ResponderExcluir
  11. Oi Lice!!
    Caraca, você me deixou completamente querendo ler esse livro. Adoro esses livros que fazem jogos com o leitor, que nos deixam questionando quem é o verdadeiro vilão. Também achei a capa muito bonita e parece realmente casar com a história.
    Parabéns pela resenha instigante e que nos deixa querendo os spoilers que vc não deu rs
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderia dar spoiler né?! Essa história precisa ser sentida, é um livro que vale muito a pena ser lido rs

      Excluir
  12. Só pelo fato de o nome da Autora ser o mesmo que eu meu, eu ja quero ler kkkkk

    Adorei a resenha, me deu a impressão de ser um história que flui bem e que prende muito pelo fato de ficar jogando contigo o tempo todo, sou apaixonada por livros assim!! Amei a dica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou dessas que já quer ler quando personagem ou autora tem o mesmo nome haha Com certeza é uma obra que flui muito bem!

      Excluir
  13. Olá Alice, tudo bem?
    Achei bem instigante historia e acho que vale a leitura!Gosto muito de livros que os autores não prolonguem as historias em alguns casos acabo logo desistindo da leitura!
    Gosto muito das suas resenhas sempre nos deixa com gostinho de quero mais.
    até breve

    ResponderExcluir
  14. Oiii Alice

    Adorei essa astucia da autora ao escrever a história, permitindo que o leitor se compadeça até mesmo do personagem cafajeste, sinal que ela soube brincar com as várias facetas não apenas do Laerte, mas tb dos outros personagens.
    O final de um livro é sempre o ponto alto, onde a gente decide se amar ou odiar, porque um final ruim consegue destroçar qualquer leitura né? Que bom que esse não apenas foi bom como te surpreendeu, apresentando reviravoltas que vc nem conseguia esperar.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Com certeza, é um livro que me deixa muito curiosa. Parece que ele deve fazer a gente questionar as nossas impressões sobre o Laerte e a Sarah, não?
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  16. S O C O R R O! Quero esse livro na minha mesa AGORA! Meu Deus do céu, que eu já to maluca aqui haha. Olha, primeiro que eu to numa vibe amor e ódio com o nome do protagonista, já que é o nome do meu pai hahaha. E eu to apaixonada e muito curiosa por essa premissa. Fiquei doida pra saber como vai acabar esse embate entre Laerte e Sarah e como os dois seriam capazes de mexer com a minha cabeça. Sem dúvidas, quero adquirir o mais rápido o possível! Arrasou na resenha. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Já faz tempo que não leio thrillers, e gostei demais da premissa de Contas a Pagar. Não sei se conseguiria simpatizar com o personagem, já que geralmente nesse gênero temos que prestar atenção em todo mundo e em cada detalhe. Tenho acompanhado as publicações da editora e esse livro eu ainda não conhecia, mas já fiquei empolgada pra ler. Acho que nunca li nenhum suspense que tenha sido escrito por autor nacional e acredito que terei uma ótima experiência com esse.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    É ótimo quando nos surpreendemos com uma leitura não é? Não conhecia a obra, mas amo as historias da editora coerência. Esse enredo me deixou curiosa e com certeza é uma leitura sobre a qual irei pesquisar. Espero me surpreender tanto quanto você. Parabéns pelas fotos e resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  19. nossa, deve ser uma história que mexe bastante com o leitor... eu já odiei o tal Laerte de cara... espero que a leitura não nos leve pra um romance ou coisa do tipo entre ele e Sarah...
    bem, só eu lendo pra descobrir...
    bjs...

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Parece ser uma história, que mexe com o leitor e não o deixa largar o livro. Eu não conhecia esse título, gostei da premissa, revange rs. E já estou bem curiosa para saber até que ponto esses dois vão. Dica anotada e espero poder conferir!

    beijos!

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras