20/08/2018

[Livro x Filme] Para todos os garotos que já amei - Jenny Han


Olá amores, tudo bem?

Sexta-feira (17/08) lançou na Netflix o filme "Para todos os garotos que já amei", uma adaptação do livro de mesmo nome. Ainda não tinha lido o livro, mas mesmo assim fui assistir ao filme e apaixonei, completamente. Depois de assistir, corri para ler o livro e finalizei em menos de 1 dia a leitura.
Então, hoje resolvi trazer um post Livro x Filme, para explicitar as principais mudanças, mas, para principalmente enaltecer ambos os trabalhos, que são incríveis.

Para todos os garotos que já amei
Autora: Jenny Han
Páginas: 320
Editora: Intrínseca 
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
SINOPSE: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
Lara Jean Song Covey é uma garota de 16 anos com descendência coreana. Ela mora com seu pai e suas duas irmãs: Margot de 18 anos e Kitty de 9 anos. A mãe delas morreu 6 anos atrás e desde então tem sido apenas os 4.
Margot faz o papel de "mãe" das mais novas, sendo sempre responsável. Porém, ela está prestes a ir para a faculdade na Escócia. Margot namora Josh a 2 anos, que era o melhor amigo de Lara Jean.

Lara é o tipo de pessoa que sonha acordada e cria mil histórias em sua mente. Ela já se apaixonou por 5 garotos, mas jamais disse algo a qualquer um deles, então ela escreveu cartas explicitando seus sentimentos. Mas não são qualquer cartas, são cartas de despedidas, onde coloca para fora tudo que sentia e libertar-se do sentimento.

Os 5 garotos para quem Lara Jean já escreveu cartas são: Peter Kavinsky, o garoto que a beijou; John Ambrose McClaren que era um amigo da infância; Kenny do acampamento; Lucas Krapf do baile; e Josh, o namorado da sua irmã.
Não, Lara Jean não é uma traíra. Ela se apaixonou por Josh quando ele era apenas seu amigo e escreveu a carta assim que ele começou a namorar Margot, como sua despedida.
"É muita responsabilidade ter o coração de uma pessoa nas mãos"
Agora que vai para a faculdade em outro país, Margot decide tomar uma decisão, terminar com Josh.
Lara Jean vai precisar lidar com a falta de Margot em suas vidas. E em meio a essa nova fase, o pior acontece: Suas cartas são enviadas.
Peter é o primeiro a falar com ela. E quando ela percebe que Josh está vindo em sua direçaõ, beija Kavinsky.

Peter Kavinsky acabou de levar um fora da namorada Genevieve, que está saindo com um cara da faculdade. Gen, Lara e Peter eram amigos no fundamental, mas acabaram separando-se no ensino médio.
Quando Peter propõe que eles finjam ser namorados, o que ajudaria ela com Josh e ele com Gen, ela acaba topando.

Mas, o que acontecerá com tudo isso? Qual será o efeito de suas cartas enviadas? E esse namoro falso com Peter?
É claro que a adaptação não é 100% fiel ao livro, mas adorei o trabalho que foi feito. Ambas as obras são maravilhosas. O filme foi feito para ser mais comercial e cumpre seu papel, sendo extremamente bom. 

As principais diferenças estão relacionadas a personalidade dos personagens. Como assisti ao filme primeiro, tinha uma ideia dos personagens, o que acabou sendo mudado na leitura do livro.
A Margot do livro é muito mais metódica, a do filme funcionou mais para mim. O mesmo acontece com a Kitty, que no filme tem um ar mais divertido, inclusive em suas ações.

O Peter Kavinsky foi em quem senti mais diferença. O Peter do livro simplesmente se acha, se exibe, por ser um dos mais lindos do colégio. O do filme não é assim, ele é mais quieto e com certeza me conquistou.
"Pertencer a alguém... Eu não tinha percebido, mas, agora que estou pensando no assunto, parece que é tudo que eu sempre quis. Ser de alguém de verdade, e que essa pessoa fosse minha"
O Josh do livro tem bem mais destaque do que o do filme (que quase não aparece). Uma cena em particular o envolvendo deveria ter sido colocada na adaptação.
A melhor amiga da Lara, Chris, também é totalmente diferente nas obras. No livro ela aparece mais e é completamente louquinha. Sai escondida da mãe, bebe, se diverte. No filme ela parece até mais "sensata", já que não aparece tanto.

A Lara Jean é maravilhosa. Tanto no livro como no filme, ela mostra que tem seu estilo próprio, mas no livro ela é pouco mais melodramática em relação a ida de Margot para a faculdade. No filme, ela socializou mais com as pessoas e não ficou focada nisto. 
Amei o trabalho que a Lana Condor fez, ela interpretou a Lara Jean esplendidamente!
Como sou toda errada, acabei shippando casais diferentes. No filme, foi praticamente impossível não shippar a Lara Jean com o Peter Kavinsky. Isto se deve a atuação do Noah Centineo com sua cara de bom moço.
Já no livro, torci muito por Josh e Lara, mesmo sendo algo visto como "errado". 

O filme é encantador. A fotografia está linda e com cenários maravilhosos. Os looks da Lara Jean são um ponto alto, amei as roupas dela. 
A química entre Lara e Peter também é perceptível, e foi algo criado naturalmente, que podemos sentir em um olhar.
"O amor é assustador. Ele se transforma, ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa"
Quanto ao desfecho, o do filme é mais completo. Na verdade, o filme pegou referências do segundo livro, o que acaba causando dúvida de se haverá uma continuação. Sinceramente, espero que tenha, pois adoraria de ver mais deles na telinha.

Estou lendo o segundo livro "P.S.: Ainda amo você" e como citei acima, o final do filme tem um pouco dos 20% inciais do livro, apesar de ser de uma forma diferente.
Talvez eu fiquei com raiva de Peter neste volume, pois ele já começou a ter umas atitudes que me incomodaram. 
Para finalizar, recomendo tanto o livro, como o filme. Cada um tem suas características e ambos conquistam o público. 
Já assisti ao filme duas vezes e sei que assistirei mais, pois realmente me encantei.

O filme está disponível na Netflix!

Trailer do Filme


Beijos da Lice

14 comentários:

  1. Que avaliação bem escrita, adorei! Não conhecia muito da obra, só tinha visto o trailer na Netflix. Parece ser muito bom, vou adicionar na lista de leituras!

    ResponderExcluir
  2. Também não tinha lido o livro e fiquei apaixonada pelo filme, em dois dias assisti duas vezes hahah. Agora estou muito ansiosa para ler os livro, não to preparada para me despedir dos personagens kkk. Mas acho difícil que alguma coisa me faça parar de shippar Lara e Peter.

    Luísa - 26motivospara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parece que esse filme veio mesmo pra conquistar muitos admiradores! O enredo me lembrou os filmes que assistia na minha adolescência, amava! Sabemos que geralmente filmes baseados em livros têm muitas mudanças em relação à obra original, mas acredito que essas alterações acrescentaram ainda mais encanto à história, que bom!

    ResponderExcluir
  4. Haha! Adorei quando você disse que é toda errada e adora shippar casais diferentes. Sou exatamente assim.
    Também amei os quotes! Você como sempre escolhe quotes incríveis.
    "O amor é assustador. Ele se transforma, ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa"

    No entanto, não tenho tanta curiosidade nem para o filme e nem para o livro, mas vou acabar assistindo porque tenho certeza que vou me identificar com a minha adolescência, ds tempos em que eu escrevia para meus crushs rs
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice!
    Eu todos os livros antes de ver o filme, então percebi essas diferenças nos personagens que vc apontou, mas sempre fui #TeamPeter, rs. No filme eu fiquei tipo "o Peter não é bem assim", "ainda bem q n colocaram o beijo do Josh com a Lara Jean" XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu quero ler o livro primeiro para depois assistir o filme, a história me agradou, mas desejo conhecer melhor a trama, então só lendo e assistindo mesmo. Ele parece ser bem tranquilo e rápido em sua leitura.

    ResponderExcluir
  7. Ameiiii o filme!! Já tinha visto varias resenhas a respeito do livro mais não me interessei a ler... assistindo ao filme.. já fui logo correndo pra ler e claro ler tb as continuações!! To bem no comecinho e já esbarrei nessas diferenças que vc falou.. vamos ver o que irei achar quando acabar!! Bjosss

    ResponderExcluir
  8. Oi Alice! Aaaaai, como não amar esse filme e esse livro? Você falou algo que eu concordo muuuito: o filme acerta no comercial. As diferenças que ele tras é pra se vender melhor e para conquistar os "não leitores". Concordo também sobre a Margort. Enquanto amei a do filme - quero excluir meu amor pela Janel dessa opinião haha -, eu detestei a do livro. Principalmente na reta final.
    E uma ceeeerta cena do Josh, deveria ter entrado mesmo. Acho que como o filme quis suavizar a reação de Margot com a descoberta, decidiram excluir a bomba rs
    E ai, o Peter do filme é mt mt fofo. Não tem como não se render. Quanto a continuação, eu acho que vai ter. Já se tornou o filme mais visto da Netflix e o elenco, autora e diretora tão numa campanha ferrenha já rs
    Eu acho que adicionaram aquele "plus" pra deixar o pessoal com o coração kais calmo, caso não vingasse. Porque se acabasse com um "Querido Peter", o povo ia ter um treco hahaha
    Enfim, acho que deu pra ver que eu amei, né?! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Menina , estou apaixonada por essa adaptação, fico me segurando para não assistir todos os dias rs' mesmo não sendo fiel ao livro, o filme é maravilhoso e super cativante, apaixonante. Engraçado que no livro o Peter demorou demais para me conquistar, já o filme foi na hora rsrs.. realmente a cara de bom moço do ator cativa! Com o final do filme, tenho a esperança de que teremos um segundo filme, torcendo aqui!

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Aaaa, não aguento mais ver resenhas desse livro e desse filme! Não por cansar, mas porque toda vez minha ansiedade para começar a leitura aumenta um pouco (e a fila de espera está enorme :d). Adorei seus comentários, já estão me fazendo passa-lo na frente de tudo aqui huahua

    Abraço!
    https://lupiliteratus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha ficou MUITO boaaa! Eu gostei do filme também, mas romance não é meu forte hahaha até pensei em ler mas ahhhhh não gosto muito HAHAH mas achei bem bonito a parte visual do filme, ele tem umas cenas bem enquadrados e uma fotografia bem viva e colorida! Gostei muito disso!

    ResponderExcluir
  12. Caraca, assisti este filme ontem, também gostei muito dele e ainda não tinha visto a referencia do livro. Achei a trama meio insossa no começo, mas que aos poucos vai conquistando. beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu não li o livro mais o filme eu gostei bastante,vou ler o livro adorei a resenha e fiquei curiosa colocar na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  14. Eu amei os filmes, mas não gostei dos livros

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras